Navegando por Autor "Anauate, Patricia Montagna"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Evento Promoções em ação: classificando as ações promocionais na percepção dos consumidores(2019) Anauate, Patricia Montagna; GIULIANA ISABELLA; CARLA SOFIA DIAS MOREIRA RAMOSDissertação Promoções em ação: o impacto das ações promocionais na conexão emocional do consumidor com a marca(2019) Anauate, Patricia MontagnaAções promocionais estimulam vendas, permitindo retorno a curto e longo prazos. Muito utilizada em mercados competitivos, essa estratégia é frequentemente aplicada pelas marcas. A presente dissertação tem como objetivo compreender como os consumidores interpretam e classificam os diferentes formatos de promoções de vendas e como esses formatos interferem na conexão emocional dos consumidores com as marcas. Primeiramente foi realizado um questionário on line, que trouxe um maior aprofundamento do conhecimento e do critério de classificação dos diferentes formatos de promoções de vendas pela visão do consumidor. Por meio da construção de uma matriz, a análise propõe quatro grupos de tipos de promoções, refletindo a combinação de ações com benefício imediato relacionado (ou não) ao produto e ações com benefício futuro relacionado (ou não) ao produto. No segundo estudo, uma hipótese foi testada e suportada por meio de um experimento de laboratório. A hipótese permitiu testar se a existência de uma promoção de vendas que oferece um benefício imediato não relacionado ao produto impacta positivamente a conexão emocional do consumidor com a marca em questão. Os resultados mostraram que as ações promocionais com benefício no ato da compra sem relação direta com o produto impactam positivamente na conexão emocional do consumidor com a marca. Os resultados contribuem para a literatura, com uma nova perspectiva de classificação dos diferentes formatos de promoções de vendas respaldada pela visão do consumidor além de preencher lacunas existentes quanto aos efeitos das promoções no comportamento dos consumidores, especificamente na conexão emocional do consumidor com a marca.Artigo Científico Promotions in action: classifying promotional activities from consumers' perspective(2020) Anauate, Patricia Montagna; GIULIANA ISABELLA; CARLA SOFIA DIAS MOREIRA RAMOSObjective: To investigate the perception and classification criteria of different sales promotions types undertaking consumers' point of view. Method: After analyzing literature and gathering market data, primary data was obtained with an online questionnaire and systematically analyzed with the interpretation and search for patterns in the data. This process enabled the identification of core themes or classification forms of sales promotions adopted by consumers. Originality/Relevance: This article brings a new perspective to the classification of different promotion types, presenting an analysis from consumers’ perpective whereas prior studies presented punctual and binary classifications, generally focusing on the results derived from promotions for the company. Results: A matrix with four groups of sales promotions was generated based on the two classification criteria most cited by consumers - type of benefit in terms of execution time (immediate or future) and whether there is a direct relationship with the product itself or not. Theoretical/ methodological contributions: This research consolidates into a single analysis several prior studies on the types, classification and effects of sales promotions, combining these different reflections in the literature and offering an understanding on the subject under the empirical perspective of consumers. Social contributions / contribution to management: This study contributes to the guidance of brand managers when developing marketing plans, more specifically the promotion strategy