Navegando por Autor "Dultra-de-Lima, Ronaldo Gomes"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Custeio Baseado em Atividades em uma Pequena Academia de Ginastica: Estudo Intervencionista(2021) Araujo, Ana Cristina Mendez de; Oyadomari, José Carlos Tiomatsu; Slavov, Tiago Nascimento Borges; Dultra-de-Lima, Ronaldo GomesA gestão de custos dentro de pequenas empresas torna-se uma peça fundamental, pois traz aos gestores informações valiosas e geração de conhecimento em relação ao seu negócio. Este trabalho tem por objetivo apresentar evidências no uso do custeio baseado em atividades (activity-based costing [ABC]) em uma microempresa que atua no segmento de academia de ginástica. Em termos metodológicos, optou-se por por pesquisa intervencionista, sendo os dados coletados por entrevistas, observação in loco e mapeamento de processos para mensuração do objeto de custeio e indicações de um modelo adequado para gestão de custos e preços. O processo teve três etapas: a primeira com a compilação dos dados do fluxo de caixa, com a finalidade de apurar e classificar os gastos da academia; a segunda, para custear as atividades, utilizando como método o de custo por atividade (ABC); e a terceira, a partir de uma survey, identificar o grau de importância e de satisfação de clientes, bem como a percepção de valor por parte deles. Os resultados apontam que, dentre os atributos que tiveram maior grau de satisfação, a qualificação do profissional é o que se destaca; na visão dos clientes, eles estão dispostos a pagar por isso e é esse o elemento que tem maior peso nos custos da academia. O trabalho traz como contribuição a análise de modelo de custeio para academias, tendo como limitação que esse precisa ser testado em outras situações além do caso estudado.Trabalho de Evento Custeio e indicadores de desempenho empresarial ? uma abordagem intervencionista em pequena empresa do setor de saúde(2024) Pedreti, Maria Angelica Lencione; Dultra-de-Lima, Ronaldo Gomes; Oyadomari, José Carlos Tiomatsu; Octavio Ribeiro de Mendonça NetoIntrodução O presente relato descreve a implantação do projeto de intervenção na empresa B, clínica reumatológica e de medicina do trabalho, de pequeno porte, da cidade de São Paulo, que enfrentou diversos desafios desde a queda do faturamento devida ao isolamento social da pandemia, passando pela consolidação do setor de saúde e a consequente queda do poder de barganha das pequenas clínicas de saúde, além de desafios de retenção e profissionais e clientes. Contexto Investigado O movimento de consolidação do mercado de saúde no Brasil, pós-pandemia, foi marcado por uma fase de fusões e aquisições em que convênios, que buscavam a verticalização, adquirindo hospitais e ambulatórios, para onde direcionavam os pacientes de planos mais simples e reduziam seus custos variáveis com clínicas credenciadas que, por seu lado, perdiam volume de pacientes. Além disso, o maior poder de barganha dos convênios os permitia aumentar o tempo para pagamento para os serviços das clínicas, o que piorava sua situação financeira. (ANAHP - Associação Nacional de Hospitais Privados, 2023). Diagnóstico da Situação-Problema Com a redução do volume de pacientes de convênios, que os redirecionaram aos seus próprios ambulatórios numa estratégia de alavancagem operacional bem sucedida, o aumento da taxa de glosa e a ampliação do prazo de recebimento de convênios, a clínica B se viu obrigada a repensar seus objetivos estratégicos e buscar formas inovadoras de conviver na atual configuração do mercado de saúde, buscando redução de custos, melhor posicionamento de mercado e retenção de clientes leais e de colaboradores talentosos, que a ajudassem a trilhar a nova fase estratégica que se iniciava. Intervenção Proposta Através do modelo intervencionista, identificaram-se objetivos estratégicos da Clínica B, pequena empresa de saúde brasileira, e seus respectivos fatores críticos de sucesso. A seguir, desenvolveram-se indicadores que equilibravam dimensões financeiras, processos internos, clientes e de aprendizado e crescimento para orientá-la, rumo à consecução de seus objetivos. Finalmente, aplicaram-se práticas de contabilidade gerencial, adaptadas à realidade da empresa, contribuindo para a geração de valor pelo aperfeiçoamento do processo decisório e para a solução da lacuna apontada pela literatura. Resultados Obtidos O processo de levantamento de objetivos estratégicos, fatores críticos de sucesso e indicadores constituiu-se ferramenta de reflexão para a empresa, contribuindo, para o desenvolvimento habilidades nas gestoras quanto à escolha dos controles necessários, e considerando como os objetivos estratégicos voltados ao acréscimo de novas especialidades contribuem para a rentabilidade da clínica. O ABC evidenciou procedimentos que estavam precificados muito abaixo do valor justo, além de evidenciar ociosidade de recursos redundantes e proporcionar informações para a tomada de decisão bem fundamentada. Contribuição Tecnológica-Social Troca de conhecimentos para introdução de novos profissionais, redução de custos, cálculo de preços e decisões. Intervenção de grau forte, pelo amplo escopo, melhoras profundas e de controles. Validade forte, pois os gestores adotaram controles desenvolvidos, e se motivaram a criarem seus próprios relatórios, usando as informações para as decisões. Mostrou que é possível aplicarem-se os conceitos de controladoria, custos e indicadores em uma pequena empresa, com aderência dos gestores, com a devida adaptação para a realidade da companhia, atendendo ao gap detectado na literatura (Pelz, 2019).Artigo Científico Exploring the Influences of Cybernetic and Dynamic Controls on Flexibility and Performance(2023) Oyadomari, José Carlos; Chen, Yen-Tsang; Dultra-de-Lima, Ronaldo Gomes; Mendonça Neto, Octávio Ribeiro deThis paper investigates the influence of cybernetic and dynamic controls on strategic and operational flexibility and, consequently, on monetary and non-monetary performance indicators. Even though business and operation strategies have been the object of many studies, management accounting studies on how management control systems could contribute to flexibility are scarce. We conducted a survey with 89 professionals who work in Brazilian companies and employed structural equation modeling (SEM) to test the relationships included in the theoretical model. Our findings indicate that the relationship between monetary cybernetic control and strategic flexibility is not statistically significant. The results support the positive association between non-monetary and dynamic controls on strategic flexibility. Finally, the findings also support the mediating role of operational flexibility in the relationship between strategic flexibility and performance. This paper’s main contribution to the management control literature is its explanation of the impact of management control systems on strategic flexibility, operational flexibility, and organizational performance. For practitioners, the results highlight the importance of role management control and business strategy to leverage performance.Artigo Científico Implementing total quality management in a virtual organisation: thoughts and lessons from an interventionist approach(2024) Carneiro, Welington Norberto; Mendonça Neto, Octavio Ribeiro de; Oyadomari, Jose Carlos Tiomatsu; Dultra-de-Lima, Ronaldo GomesPurpose – This article aims to understand the challenges and key takeaways of implementing total quality management (TQM) in a virtual organisation. Design/methodology/approach – An interventionist research (IVR) methodology combined with a qualitative critical event analysis was used to evaluate the challenges and concerns faced during the company’s adoption of TQM and understand the roles of the key players involved. Findings – Standard process tools such as desktop procedures (DTP), focused teams, and service-level agreements (SLAs) were fundamental to implementing TQM in the company. These processes require the right leaders, but external agents may also be influential, acting as accelerators of change in adopting and using management practices in small companies. Indeed, the researcher acted as a problem solver, bringing innovative solutions to the firm using a hands-on iterative approach. Practical implications – This research underscores the importance of critical success factors (CSF), such as employee engagement, training, and project management tools. These factors are not just important but crucial for the success of TQM in organisations seeking to adopt the industry’s best practices. Originality/value – This study, conducted as a virtual IVR for TQM implementation, provides novel insights for practitioners and academics. It elucidates the pivotal role of some quality management tools in the journey towards TQM and the role of both internal and external critical players in the process, particularly in small virtual organisations based on innovative business models.Artigo Científico Relacionamentos entre indicadores de desempenho, controles e desempenho estrategicamente alinhados(2023) Oyadomari, José Carlos Tiomatsu; Bido, Diógenes de Souza; Mendonça Neto, Octavio Ribeiro de; Aguiar, Andson Braga de; Dultra-de-Lima, Ronaldo GomesEste artigo investiga se os controles de planejamento, de custos e indicadores de desempenho estrategicamente alinhados (IDEA) são condições necessárias e suficientes para alcançar um alto nível de desempenho organizacional (DO). Ele preenche uma lacuna na pesquisa ao investigar elementos do sistema de controle gerencial como condições necessárias e suficientes para alcançar altos níveis de DO. Os achados mostram uma menor importância dos controles de planejamento e uma maior importância de alinhar prioridades e indicadores para alcançar altos níveis de desempenho. Este artigo é útil para os profissionais que precisam escolher que tipo de controles gerenciais são prioritários para alcançar altos níveis de desempenho. As estruturas conceituais de controle gerencial são úteis para a literatura e a prática; todavia, os profissionais não conseguem implementar todo o conjunto desses componentes, considerando a restrição de tempo e aspectos contingenciais. As empresas têm que escolher quais tipos de controles gerenciais devem implementar, objetivando alcançar desempenho. Como método de pesquisa foi adotada uma abordagem quantitativa baseada na teoria da contingência com uma amostra de 89 empresas brasileiras. As relações foram testadas usando modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados parciais (partial least squares structural equations modeling - PLS-SEM), e a análise de condição necessária (necessary condition analysis - NCA) foi aplicada para identificar os controles gerenciais que são condições suficientes e necessárias para um desempenho superior. Os resultados do estudo sugerem que um nível alto de indicadores alinhados estrategicamente está associado à obtenção de alto nível de desempenho. Também sugerem a importância de alinhar prioridades estratégicas com indicadores de desempenho adequados, defendidos principalmente na literatura normativa (balanced scorecard) e empírica.Artigo Científico Role of Emerging Technologies in Accounting Information Systems for Achieving Strategic Flexibility through Decision-Making Performance: An Exploratory Study Based on North American and South American Firms(2023) Yoshikuni, Adilson Carlos; Dwivedi, Rajeev; Dultra-de-Lima, Ronaldo Gomes; Parisi, Claudio; Oyadomari , José Carlos TiomatsuNowadays, accounting departments highly rely on accounting information systems to make decisions based on current, updated, and contemporary data. And, most accounting practices can be enhanced by emerging technologies coupled with accounting information systems. Therefore, contemporary accounting information systems (AIS) coupled with emerging technologies is the highest priority in organizations to make decisions that can contribute to strategic flexibility and performance of the organizations. The objective of the study is to identify the role of information systems infrastructure integration (ISII) on strategic flexibility and innovation (SFI) through the mediated role of information systems (IS)-enabled strategic enterprise management (IS-SEM) practices and decision-making performance (DMP). The study is based on contemporary literature in the field of emerging Technologies in accounting information systems particularly business intelligence and analytics (BI &A). Resource-based view had been applied to create novel constructs to test the research framework and hypothesis. The research framework and hypothesis are tested based on 388 organizations from Brazil and USA. The results reflect that information systems infrastructure integration impacts strategic flexibility and innovations in organizations. Further, there is no difference observed between North American and South American organizations. The results of the research suggest that accounting information systems (AIS) practitioners and researchers should look beyond emerging technologies investments and shift their attention to how information systems infrastructure integration (ISII) and information systems-enabled strategic enterprise management (IS-SEM) practices can leverage decision-making performance (DMP) and impact on strategic flexibility and innovation.Artigo Científico Trials of strength, paradoxes and competing networks in kaizen institutionalization(2024) Carneiro, Welington Norberto; Oyadomari, Jose Carlos Tiomatsu; Afonso, Paulo; Dultra-de-Lima, Ronaldo Gomes; Mendonça Neto, Octavio Ribeiro dePurpose – This paper seeks to understand kaizen in practice as it travels through time and space in the organisational setting. Design/methodology/approach – A qualitative case study was carried out at a multinational company using mainly interviews for the data collection that were analysed from an actor-network theory (ANT)perspective. Findings –This paper finds that the company deals with a series of paradoxes while managing the kaizen process. Efficiency and quality paradoxes are the basis for starting kaizen projects. Furthermore,intrinsic, and extrinsic motivation, emerge in these processes, and paradoxes relate to how spontaneous ideas emerge in a deliberated context of cost-saving objectives. The supply chain finance team coordinates kaizen projects with the collaboration of plant managers, promoting the paradox of autonomy and control. In addition, as kaizen mobilises and enrols the actors, some trials of strength emerge, showing actors who oppose the kaizen network and create competing networks that mutually exist in the firm. Practical implications – This study presents valuable insights for professionals to successfully implement kaizen methodologies that take advantage of developing a network for problem-solving in organizations. Originality/value – This study highlights the supply chain finance team’s role in enrolling the actors within a network built by practitioners engaged in kaizen projects. Usually, engineers, quality, or manufacturing teams lead kaizen projects, and only occasionally, accounting and financial teams participate, including multidisciplinary teams.