Navegando por Autor "Eller, Vinicius Grando"
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- Arquitetura em Cloud da pipeline de ETL (extract, transform, load) de dados financeiros(2023) Chieppe, Arthur Gomes; Rosada, Guilherme; Borges, Gustavo Marques; Eller, Vinicius GrandoEste projeto tem como objetivo desenvolver uma infraestrutura para a execução de pipelines de ingestão e transformação de dados, com intuito de elaborar uma base contendo métricas do mercado financeiro utilizadas pela empresa a fim de organizar portfólios de investimentos de forma sistemática. Essa infraestrutura deve atender alguns requisitos mínimos como: modularidade, escalabilidade, resiliência e um elevado grau de automação, atentando-se às restrições orçamentárias. Além disso, ela deve ser flexível à ponto de permitir à empresa fazer adaptações com facilidade e reconstruí-la, em caso de falha crítica. A solução proposta consiste em duas arquiteturas: híbrida e pública, para providenciar o orquestrador e executar as tarefas de processamento isoladamente. Por meio de uma infraestrutura como código, elas podem ser construídas, destruídas ou adaptadas para qualquer provedor. Elas exploram as qualidades do Apache Airflow e de diferentes recursos da nuvem para garantir qualidade dos dados, resiliência, escalabilidade e redução de custos, além de automatizar todo processo de entrega de novas atualizações. Para orientar a decisão da empresa sobre qual infraestrutura utilizar, foram realizados alguns testes com cenários próximos aos enfrentados pela empresa, a fim de se extrair métricas de desempenho e estimar custos.
Relatório de Iniciação Científica Construção de modelo de geração de música com Deep Learning(2022) Eller, Vinicius GrandoUm desafio que compositores enfrentam em suas carreiras, é o processo criativo para iniciar uma obra. Por meio de aprendizado profundo, este projeto tem como objetivo construir um modelo que seja capaz de gerar músicas, a partir de uma base de dados composta por um ritmo específico, possibilitando uma solução para o problema dos compositores. Com este propósito, o trabalho apresenta o necessário sobre teoria musical, para o fácil entendimento dos possíveis formatos de armazenamento e representação de arquivos digitais de áudio, o que resulta no uso do formato MIDI e sua conversão para a representação piano roll, que é facilmente vetorizada. O estudo tem sua fundação em duas bases de dados de estilos diferentes, uma composta por músicas do videogame gameboy, enquanto a outra base de dados é integralmente de músicas clássicas de um único compositor, Johann Sebastian Bach. Como existem diversos modelos que podem gerar música e o objetivo não é realizar um resumo, a análise será feita utilizando apenas duas classes diferentes de autoencoders: stacked e variational, além de desenvolver um modelo baseado em redes convolucionais. O encerramento do estudo comprova que é possível gerar musicais que respeitam a teoria musical, também sendo agradáveis ao ouvido humano. Sendo assim, a tecnologia pode ser futuramente utilizada para inovar o ramo musical, por meio da criação de novas obras ou pela quebra de momentos de dificuldade no processo criativo de um compositor.