Navegando por Autor "Gelape, Giovanni Léo"
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Working Paper Fatores de propensão à compra em canais de atendimento telefônico (Call Center)(2015) Gelape, Giovanni Léo; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; DANNY PIMENTEL CLARODissertação Fatores de propensão à compra em canais de atendimento telefônico (call center)(2014) Gelape, Giovanni LéoA escolha do cliente adequado, ou melhor, do cliente mais propenso a adquirir um determinado produto é um fator chave no processo de venda através de canais de atendimento telefônico. Tendo como objeto de estudo o portfólio de clientes de uma financeira, mais especificamente, uma carteira de clientes detentores de cartões de crédito, o presente trabalho avalia o comportamento dos clientes e discrimina os diferentes perfis, suas características mais importantes e determina como escolher os clientes que serão mais propensos a adquirir um produto de crédito (empréstimo), além de prever o valor a ser contratado. O trabalho é importante, no mercado brasileiro, ao comprovar através de evidências empíricas que o canal de oferta afeta a decisão de compra, que o preço é chave na forma como o cliente recebe determinadas ofertas, que a forma de uso do cartão (comportamento) precisa ser estudada pelas firmas e que uma boa relação de confiança afeta o processo decisório de um determinado comprador. O trabalho analisa dois potenciais canais de venda (receptivo - onde o cliente efetua o contato após receber determinado estímulo; ativo – onde a financeira efetua o contato com o cliente) e determina quem é o cliente com maior propensão a aceitar a oferta, com base em seus diferentes comportamentos; além de prever, de forma exploratória, o valor aceito por este.Artigo Científico Fatores que Levam Clientes a Aceitar Ofertas do Telemarketing de uma Financeira(2015) Gelape, Giovanni Léo; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; DANNY PIMENTEL CLAROA escolha do cliente propenso a adquirir um determinado produto é chave na venda em telemarketing. Uma carteira de clientes de cartões de crédito permitiu a avaliação do comportamento de uso e, consequentemente, a seleção dos clientes mais propensos a adquirir um produto de crédito. Baseado na literatura de relacionamento com clientes em marketing, foi desenvolvido um modelo contendo seis hipóteses relacionados a hábitos de consumo, atitude sobre a marca e a reação a estímulos promocionais. A amostra foi composta por 213.180 clientes de uma Financeira abordados em setembro de 2013. Os resultados do ajuste de um modelo de regressão logística (LOGIT) apresentam evidências para a importância dos fatores econômicos, marca, canal de venda e status de uso do cartão na decisão de aceite da oferta de crédito. O aumento da taxa de juros e do tempo sem usar o cartão de crédito diminuem a chance de um cliente aceitar a oferta, enquanto o aumento da frequência de uso do cartão aumenta a probabilidade de aceitar a oferta. O canal de oferta ativo, no qual a Financeira efetua o contato telefônico com o cliente, e o canal de oferta receptivo aumentam a chance de o cliente aceitar a oferta em relação ao canal web. Com base neste estudo, a Financeira pode reduzir seus custos de execução, pois o modelo estimado auxilia na seleção precisa de uma base com clientes mais propensos a aceitar a oferta de crédito.