Trabalho de Evento

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  • Trabalho de Evento
    Sustentabilidade Financeira Nas Pequenas e Médias Revendas Agrícolas - Um Estudo à Luz Da Teoria Neo-Institucional
    (2021) Rodrigues, Roberto; Mendonça Neto, Octavio Ribeiro de; Oyadomari, José Carlos Tiomatsu
    Este estudo resulta da intervenção em Revendas agrícolas de pequeno e médio portes (PMRevs), cujo objetivo foi apresentar os principais fatores críticos que justificam ou contribuem para a ocorrência de dificuldades quanto a sustentabilidade financeira. Através de entrevista, numa associação de distribuidores de insumos agropecuários e veterinários do estado de Minas Gerais, buscou-se captar a visão e opinião do principal executivo quanto aos problemas organizacionais deste segmento; já por meio de questionário semiestruturado, foi aplicado aos proprietários, diretores e gestores financeiros e administrativos de quatro Revendas agrícolas de pequeno e médio portes no estado de MG. O resultado confirma a existência dos problemas relatados na contextualização da pesquisa, mas principalmente, evidencia a presença de elementos isomórficos na gestão, justificando a visão e decisões institucionalizadas e legitimadas nessas organizações consoantes às suas práticas organizacionais, as quais foram consideradas passíveis de revisões e de melhorias que podem ser realizados por meio de eventos customizados (workshops) junto à associação da qual pertencem. Deste modo, priorizar a aplicabilidade de artefatos que contribuam com melhorias organizacionais, como: práticas de gestão relacionadas a mitigação de risco, análise e concessão de crédito, gestão de custos, controle de inadimplência, controladoria, composição e uso de estrutura de capital, acesso a mercado de capitais; bem como objetiva ampliar o campo de visão dos gestores das PMRevs sobre possíveis sinergias e alianças estratégicas entre eles, tendo como base a tomada de decisão racional, conforme (MINTZBERG ET. AL, 1976).
  • Trabalho de Evento
    Abordagens de estabelecimento de preços e modelos de markup
    (2021) Mattos, Aliomar Lino; Oyadomari, José Carlos Tiomatsu; Zatta, Fernando Nascimento
    A pesquisa tem por objetivo identificar qual abordagem de estabelecimento de preços utilizada por indústria brasileira dos segmentos de agricultura, veículos comerciais e especiais, construção, powertrain e serviços financeiros e indústria de caminhões e ônibus; (ii) identificar a utilização de modelos de markup preconizados por Oyadomari et al. (2018). Relacionados ao trabalho de Liozu et al. (2012), a pesquisa foi realizada empiricamente por meio de estudos de caso mediante aplicação de entrevistas semiestruturadas em profundidade, tratando-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. Identificou-se que as empresas estudadas adotam as abordagens de custos, de valor para o cliente e de mercado. Identificou-se também que formação de preços é o gestor da área pegar as informações de custos fornecidas e aplicar cálculo de markup já estabelecimento de preços envolve estratégias internas com o envolvimento de todas as áreas da organização, tais como, diretorias de preços, comercial, financeira, de produção. Os gestores envolvidos com as políticas de inteligência de mercado, pessoal de marketing, planejamento e controle etc. De modo geral, trata-se de um conjunto de situações e pessoas voltadas para unirem fatores e dimensões estratégicas e operacionais, dos ambientes interno e externo, no intuito de estabelecerem os preços de maneira mais eficiente e com eficácia, pelo comprometimento de todas as áreas da organização, estabelecido por uma cultura de valor para a empresa e clientes. Esta grande estratégia empresarial, determina a um único pensamento, que todo o pessoal e todas as áreas da organização são uma empresa no conceito de estabelecimento de preços.