Trabalho de Evento

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    Vaidade e motivação masculina nos cuidados com a aparência
    (2012) Strehlau, Vivian Iara; DANNY PIMENTEL CLARO; Laban Neto, Silvio Abrahao
    'Beleza e vaidade são aspectos normalmente associados a mulheres. Em uma perspectiva sociocultural, três razões principais são apontadas para explicar os motivos da preocupação com atratividade física ser maior para as mulheres que para homens (BURTON
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    Políticas públicas e aprendizagem tecnológica no Brasil: os casos dos setores de energia elétrica e de bens de informática
    (2006) Barros, Henrique Machado; DANNY PIMENTEL CLARO; Chaddad, Fabio Ribas
    Este artigo examina como políticas públicas para a inovação afetam o comportamento das empresas com relação à aprendizagem tecnológica. Através de entrevistas com profissionais ligados às atividades de Pesquisa & Desenvolvimento, o trabalho identifica como empresas têm respondido aos esforços governamentais brasileiros para estimular a capacitação tecnológica das mesmas. São comparadas empresas do setor de energia elétrica do Brasil e do setor de informática do Pólo Industrial de Manaus. De uma forma geral, os resultados indicam que as políticas de inovação têm contribuído para aumentar o interesse das empresas por inovação. No entanto, esse interesse tem se mostrado maior por parte das empresas cujo controle de capital é estatal ou estrangeiro do que pelas empresas de controle de capital privado nacional. Isso é particularmente relevante, pois as empresas de capital privado nacional atuam num mercado pouco regulamentado e, portanto, estão mais sujeitas às forças de mercado, onde o nível de competição é crescente. O limitado interesse dessas empresas por inovação reforça a idéia de que políticas de inovação não podem englobar apenas ações voltadas para o lado da oferta, nem podem estar dissociadas de políticas voltadas para o fortalecimento do ambiente institucional.
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    Causas diretas do desmatamento e problemas socioambientais na Amazônia
    (2020) PRISCILA BORIN DE OLIVEIRA CLARO; Abdalla, Camila Ali
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    Veículos elétricos e seus impactos na poluição atmosférica da Região Metropolitana de São Paulo
    (2020) PRISCILA BORIN DE OLIVEIRA CLARO; Visconde, Lucca
    Não informado
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    Moving towards the sustainable development goals: the role of brazilian companies and multinational enterprises
    (2019) PRISCILA BORIN DE OLIVEIRA CLARO; Esteves, Nathalia Ramajo
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    Trust in channel relationships: calculative, affective, belief and performance
    (2007) DANNY PIMENTEL CLARO; PRISCILA BORIN DE OLIVEIRA CLARO
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    O impacto do crescimento dos fundos de PE e VC no desempenho dos investimentos
    (2016) ANDREA MARIA ACCIOLY FONSECA MINARDI; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Moreira, Lucas do Amaral
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    Modelos estruturais antecipam alteração de rating de crédito de agências?
    (2013) Kanadani, Fernando Hiroshi; ANDREA MARIA ACCIOLY FONSECA MINARDI
    Não informado
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    Ativos estratégicos de conhecimento do mercado, diversificação relacionada e desempenho: evidências da indústria de transporte aéreo
    (2011) Arruda, Lucas Mello de Campos; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Barros. Henrique Machado
    Estudos empíricos têm demonstrado que os ativos estratégicos agregam informação relevante no entendimento da relação entre a estratégia de diversificação e a lucratividade da firma. Apesar dos inúmeros trabalhos realizados no campo da diversificação, os ativos de conhecimento de mercado não foram testados empiricamente na relação mencionada. Este artigo tem por objetivo apresentar a avaliação dos ativos de conhecimento do mercado, testando seu efeito na lucratividade das firmas, bem como o efeito de moderação na relação entre a diversificação relacionada e a lucratividade. A análise empírica faz uso da indústria de Transporte Aéreo para obter evidências das dinâmicas competitivas adotadas pelas firmas e contempla uma regressão com estimação via mínimos quadrados com dados de painel de três anos, cada um pertencente a uma fase distinta dos ciclos de crescimento do setor nos Estados Unidos (ciclos de expansão, declínio e contração). Os resultados encontrados suportam o fato dos ativos de conhecimento do mercado, usados para o aumento de barreiras à entrada e para o aumento do poder de mercado, possuírem uma relação estatisticamente relevante com a lucratividade da firma, bem como um efeito de moderação na relação entre diversificação relacionada e lucratividade. Para o primeiro caso, a capacidade da firma de aumentar suas barreiras à entrada apresentou uma relação positiva com a lucratividade, enquanto a dinâmica de aumento do poder de mercado demonstrou possuir uma relação negativa. Para o segundo caso, os ativos dedicados ao aumento das barreiras à entrada demonstraram um efeito de moderação tal que a diversificação relacionada gera mais retorno às firmas quanto mais proeminentes forem estes ativos. Por outro lado, para os ativos de conhecimento do mercado dedicados ao aumento do poder de mercado, o efeito de moderação é tal que a diversificação relacionada gera mais retorno às firmas quanto menos proeminentes forem estes ativos.