RAPHAEL GALDINO DOS SANTOS

Unidades Organizacionais

Resumo profissional

person.page.researcharea

Nome para créditos

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Design de Ortese Knee-Ankle-Foot (KAFO)
    (2023) Terra, Katty Gurgel; Moraes, Felipe Junqueira; Giosa, Gabriela Choichit; Silva, Rafael Ribeiro da
    Este artigo apresenta a fabricação e análise de desempenho de órteses de joelho-tornozelo-pé (KAFO) produzidas pela Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Através de simulações utilizando o software Siemens NX 2022, foram avaliados o desempenho mecânico e de massa das órteses. Os resultados mostraram que as órteses respondem de forma linear aos esforços aplicados, com aumento progressivo da deformação. Os gráficos de deformação forneceram informações sobre as regiões de maior tensão na estrutura das órteses, permitindo melhorias no design. A validação dos resultados foi realizada com ensaios e comparações de materiais. Embora materiais como o titânio e a fibra de carbono apresentassem boas propriedades, o custo e a dificuldade de produção em larga escala limitaram sua viabilidade. O uso de polímeros termomoldáveis, como o PLA e PCL, através da manufatura aditiva, foi considerado uma solução econômica e adaptável para a produção de protótipos e órteses impressas. Conclui-se que as órteses KAFO desenvolvidas são adequadas para cargas específicas, mas testes adicionais são necessários para validar o desempenho em outras condições de uso. A utilização de simulações, escaneamento 3D e análise de deformação contribui para o aprimoramento das órteses, buscando melhorar a mobilidade e o conforto dos pacientes atendidos pela AACD.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Desenvolvimento de uma bomba de seringa microcontrolada para organ-on-a-chip
    (2024) Oliveira, Andressa Silva de; Zullo, Gabriella Kowarick; Rozatti, Giovanni Augustho; Saraiva, Lucca De Paiva Barroso
    Este projeto tem como objetivo estudar e aprimorar o protótipo de bomba de seringa microcontrolada para aplicações de microfluídica em experimentos com Organs-on-a-Chip (OOC) desenvolvido pelo Instituto Carlos Chagas da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (ICCFiocruz). Esse protótipo é um equipamento proprietário, sem equivalente comercial específico, que possibilita a realização de experimentos em células vivas, sem a necessidade de testes em humanos ou animais. Para aprimorar esse protótipo, o ICC- Fiocruz forneceu uma lista de requisitos desejáveis, dos quais se destacam: Controle da temperatura do chip para atingir valores de referência; capacidade de atender incrementos menores de fluxo; desenvolvimento de interface humano-máquina (IHM) para controle e visualização de status dos experimentos. De maneira preliminar, espera-se atingir o requisito proposto para o subsistema de temperatura de maneira similar ao protótipo construído pela Fiocruz, melhorando apenas a estratégia de sensoriamento utilizada. Enquanto isso, para atingir os requisitos do subsistema de fluxo, projeta-se uma expansão para o uso de duas seringas e propõe-se o uso de um fuso de esferas recirculantes no lugar do fuso trapezoidal utilizado no protótipo.