LUIZ FRANCISCO MODENESE VIEIRA

Unidades Organizacionais

Resumo profissional

person.page.researcharea

Nome para créditos

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Análise de plataformas digitais no segmento de distribuição de investimentos
    (2019) Mendes, Wallace Conrado
    Este estudo tem o objetivo de identificar quais são os perfis de clientes que tendem a usar plataformas digitais de investimentos e são responsáveis por gerar maiores receitas e impactar a lucratividade para uma corretora de títulos e valores mobiliários. Além disso, busca-se testar quais os tipos de assessorias oferecidas (Internas e Externas) são recomendados para quais tipos de perfil de risco dos clientes. E de que forma o relacionamento com os clientes impacta a receita e a lucratividade da plataforma de investimentos. A base de dados é composta pela carteira de ativos de mais de 50 mil clientes, com mais de 450 mil observações, utilizando o modelo de regressão para dados em painel. Os resultados obtidos mostram que os perfis (Arrojado e Agressivo) geram mais receitas para plataforma, entretanto os tipos de Assessorias (Interna e Externa) não são estatisticamente significantes para geração de receita desses clientes e para explicar seu ROA (lucratividade). Confirmamos que o tempo de relacionamento que se tem com os clientes se correlaciona com o aumento de receitas, mas a correlação não é estatisticamente significante com o aumento de lucratividade.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Explorando a relação da performance empresarial com o processo formal de planejamento estratégico, flexibilidade no planejamento e cultura de inovação
    (2019) Moraes, Delma Rodrigues
    A melhoria da performance empresarial é um dos objetivos da maior parte das organizações. Esse estudo objetiva explorar a relação da performance empresarial como o processo formal de planejamento estratégico, flexibilidade no planejamento e cultura de inovação. Os dados primários foram obtidos a partir da aplicação de questionário, compondo uma amostra não probabilística de 101 empresas, em diversas indústrias. As análises foram realizadas através de modelagem de equações estruturais, que propicia a avaliação das interações entre as variáveis de forma simultânea. O estudo utilizou como principal referência o artigo de Dibrell et al. (2014). Os resultados obtidos demonstraram que a performance empresarial está associada à habilidade de planejar a estratégia e flexibilizá-la de acordo com as incertezas do ambiente externo. Comprovou-se também que empresas com cultura voltada para inovação apresentam maiores possibilidades de obter melhor performance com o processo formal de planejamento estratégico. A performance empresarial é positivamente impactada pelo processo formal de planejamento estratégico e a flexibilidade no planejamento, através da cultura de inovação. Os resultados obtidos servem como incentivo para as empresas investirem em planejamento estratégico e cultura de inovação, formalizando esse planejamento e flexibilizando-o de acordo com as mudanças do ambiente externo.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O retorno sobre o investimento em search funds: um modelo de previsão sobre os search funds no Brasil sob à ótica de opções reais
    (2018) Doria, Jhonathan Jairo De Souza
    Os search funds têm apresentado um crescimento relevante em diferentes geografias, desde o seu início na década de 1980 nos Estados Unidos. A partir de 2015 o Brasil passou a observar o surgimento de search funds com maior relevância e o desenvolvimento do seu ecossistema. Um dos principais desafios e conflitos que envolvem o processo de formação de um search fund é a análise do risco implícito sobre o investimento. Este assunto é ainda mais latente em geografias que ainda estão experimentando o surgimento dos search funds, quando ainda estão sendo formados novos investidores locais. Dessa forma, este trabalho tem o objetivo de analisar o retorno esperado e o risco de investir em search funds no Brasil atualmente. Dessa forma, foi proposto um modelo de previsão de investimentos em search funds no Brasil, sob a ótica da teoria das opções, validado pelas métricas de retorno observadas em search funds nos Estados Unidos.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O efeito de ações de comunicação digital em reconhecimento de marca: um estudo de formatos e veículos de propaganda em uma empresa de bens de consumo não duráveis
    (2015) Moretz, Rodrigo Ribeiro
    O conceito de marca tem sido estudado há algum tempo como forma de entender as atividades de marketing e comunicação afetam o desempenho da firma e trazem vantagem competitiva. Os estudos enfocam também quais passos uma marca deve seguir para informar consumidores a ponto de gerar reconhecimento, aceitação e intenção de compra. O objetivo deste trabalho é estudar as diversas campanhas de mídia digital ocorridas entre os anos de 2012 e 2014, procurando identificar os efeitos que a comunicação digital tem sobre o reconhecimento de marca, baseados nos cliques dos consumidores e nas diversas peças criativas. Buscou-se estes efeitos sob três elementos diferentes de análise: (a) os níveis de investimentos, (b) os diferentes formatos e (c) veículos de mídia utilizados na comunicação digital. Para possibilitar comparação, aplicou-se sobre esses resultados duas abordagens diferentes: uma levando-se em conta várias marcas e em seguida analisando as marcas dentro de categorias de produtos. Neste estudo buscou-se adicionar um olhar crítico a respeito de como a comunicação digital auxilia na capacidade de informar adequadamente os consumidores, sem perder de vista a ideia de marcas como ativos relevantes e que quando bem gerenciados trazem vantagem competitiva sustentável para as firmas. Os investimentos em internet crescem a cada dia e a diversidade de possibilidades quando se fala em propaganda em veículos digitais é tão ampla, que esta análise visa dar mais substância para a tomada de decisão. A preocupação está em onde aplicar os investimentos e a qual nível, sempre associando os resultados de desempenho às escolhas de formatos e veículos de mídia digital. Três hipóteses foram desenvolvidas para discutir os principais efeitos da comunicação digital no reconhecimento de marca. Para o teste empírico forma utilizadas marcas de bens de consumo não duráveis, onde os efeitos da comunicação são associados a atributos de marca, prática esta que as empresas deste mercado tem aplicado. Neste mercado existem práticas corporativas diferentes dadas as marcas do portfólio o que torna ainda mais interessante estudar este mercado por haver oportunidades de entender os níveis de sinergias e diferenças que existem entre marcas. Isto ainda permite observar, que em uma mesma firma, marcas atuam em posições bem diferentes aos olhos do consumidor. Encontrou-se neste estudo os pontos ótimos de investimento em propaganda digital e validou-se alguns efeitos importantes de escolhas de formato e veículos de mídia digital. Existem evidencias para a concentração dos investimentos em determinados formatos de mídia tais como vídeo, formatos sociais e de busca em alguns veículos que vem se destacando por meio de sua atuação bem direcionada, como é o caso de Google e Facebook, que hoje em dia são responsáveis por mais de 60% dos investimentos de marcas em plataformas digitais. Os resultados encontrados suportam várias intuições práticas e com a literatura utilizada, reforçando a necessidade de manter a análise combinada entre os resultados mídia propriamente ditos com os de percepção e reconhecimento de marca.