LUIZ FRANCISCO MODENESE VIEIRA
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Dissertação Análise de plataformas digitais no segmento de distribuição de investimentos(2019) Mendes, Wallace ConradoEste estudo tem o objetivo de identificar quais são os perfis de clientes que tendem a usar plataformas digitais de investimentos e são responsáveis por gerar maiores receitas e impactar a lucratividade para uma corretora de títulos e valores mobiliários. Além disso, busca-se testar quais os tipos de assessorias oferecidas (Internas e Externas) são recomendados para quais tipos de perfil de risco dos clientes. E de que forma o relacionamento com os clientes impacta a receita e a lucratividade da plataforma de investimentos. A base de dados é composta pela carteira de ativos de mais de 50 mil clientes, com mais de 450 mil observações, utilizando o modelo de regressão para dados em painel. Os resultados obtidos mostram que os perfis (Arrojado e Agressivo) geram mais receitas para plataforma, entretanto os tipos de Assessorias (Interna e Externa) não são estatisticamente significantes para geração de receita desses clientes e para explicar seu ROA (lucratividade). Confirmamos que o tempo de relacionamento que se tem com os clientes se correlaciona com o aumento de receitas, mas a correlação não é estatisticamente significante com o aumento de lucratividade.Dissertação Explorando a relação da performance empresarial com o processo formal de planejamento estratégico, flexibilidade no planejamento e cultura de inovação(2019) Moraes, Delma RodriguesA melhoria da performance empresarial é um dos objetivos da maior parte das organizações. Esse estudo objetiva explorar a relação da performance empresarial como o processo formal de planejamento estratégico, flexibilidade no planejamento e cultura de inovação. Os dados primários foram obtidos a partir da aplicação de questionário, compondo uma amostra não probabilística de 101 empresas, em diversas indústrias. As análises foram realizadas através de modelagem de equações estruturais, que propicia a avaliação das interações entre as variáveis de forma simultânea. O estudo utilizou como principal referência o artigo de Dibrell et al. (2014). Os resultados obtidos demonstraram que a performance empresarial está associada à habilidade de planejar a estratégia e flexibilizá-la de acordo com as incertezas do ambiente externo. Comprovou-se também que empresas com cultura voltada para inovação apresentam maiores possibilidades de obter melhor performance com o processo formal de planejamento estratégico. A performance empresarial é positivamente impactada pelo processo formal de planejamento estratégico e a flexibilidade no planejamento, através da cultura de inovação. Os resultados obtidos servem como incentivo para as empresas investirem em planejamento estratégico e cultura de inovação, formalizando esse planejamento e flexibilizando-o de acordo com as mudanças do ambiente externo.Dissertação O retorno sobre o investimento em search funds: um modelo de previsão sobre os search funds no Brasil sob à ótica de opções reais(2018) Doria, Jhonathan Jairo De SouzaOs search funds têm apresentado um crescimento relevante em diferentes geografias, desde o seu início na década de 1980 nos Estados Unidos. A partir de 2015 o Brasil passou a observar o surgimento de search funds com maior relevância e o desenvolvimento do seu ecossistema. Um dos principais desafios e conflitos que envolvem o processo de formação de um search fund é a análise do risco implícito sobre o investimento. Este assunto é ainda mais latente em geografias que ainda estão experimentando o surgimento dos search funds, quando ainda estão sendo formados novos investidores locais. Dessa forma, este trabalho tem o objetivo de analisar o retorno esperado e o risco de investir em search funds no Brasil atualmente. Dessa forma, foi proposto um modelo de previsão de investimentos em search funds no Brasil, sob a ótica da teoria das opções, validado pelas métricas de retorno observadas em search funds nos Estados Unidos.Dissertação O efeito de ações de comunicação digital em reconhecimento de marca: um estudo de formatos e veículos de propaganda em uma empresa de bens de consumo não duráveis(2015) Moretz, Rodrigo RibeiroO conceito de marca tem sido estudado há algum tempo como forma de entender as atividades de marketing e comunicação afetam o desempenho da firma e trazem vantagem competitiva. Os estudos enfocam também quais passos uma marca deve seguir para informar consumidores a ponto de gerar reconhecimento, aceitação e intenção de compra. O objetivo deste trabalho é estudar as diversas campanhas de mídia digital ocorridas entre os anos de 2012 e 2014, procurando identificar os efeitos que a comunicação digital tem sobre o reconhecimento de marca, baseados nos cliques dos consumidores e nas diversas peças criativas. Buscou-se estes efeitos sob três elementos diferentes de análise: (a) os níveis de investimentos, (b) os diferentes formatos e (c) veículos de mídia utilizados na comunicação digital. Para possibilitar comparação, aplicou-se sobre esses resultados duas abordagens diferentes: uma levando-se em conta várias marcas e em seguida analisando as marcas dentro de categorias de produtos. Neste estudo buscou-se adicionar um olhar crítico a respeito de como a comunicação digital auxilia na capacidade de informar adequadamente os consumidores, sem perder de vista a ideia de marcas como ativos relevantes e que quando bem gerenciados trazem vantagem competitiva sustentável para as firmas. Os investimentos em internet crescem a cada dia e a diversidade de possibilidades quando se fala em propaganda em veículos digitais é tão ampla, que esta análise visa dar mais substância para a tomada de decisão. A preocupação está em onde aplicar os investimentos e a qual nível, sempre associando os resultados de desempenho às escolhas de formatos e veículos de mídia digital. Três hipóteses foram desenvolvidas para discutir os principais efeitos da comunicação digital no reconhecimento de marca. Para o teste empírico forma utilizadas marcas de bens de consumo não duráveis, onde os efeitos da comunicação são associados a atributos de marca, prática esta que as empresas deste mercado tem aplicado. Neste mercado existem práticas corporativas diferentes dadas as marcas do portfólio o que torna ainda mais interessante estudar este mercado por haver oportunidades de entender os níveis de sinergias e diferenças que existem entre marcas. Isto ainda permite observar, que em uma mesma firma, marcas atuam em posições bem diferentes aos olhos do consumidor. Encontrou-se neste estudo os pontos ótimos de investimento em propaganda digital e validou-se alguns efeitos importantes de escolhas de formato e veículos de mídia digital. Existem evidencias para a concentração dos investimentos em determinados formatos de mídia tais como vídeo, formatos sociais e de busca em alguns veículos que vem se destacando por meio de sua atuação bem direcionada, como é o caso de Google e Facebook, que hoje em dia são responsáveis por mais de 60% dos investimentos de marcas em plataformas digitais. Os resultados encontrados suportam várias intuições práticas e com a literatura utilizada, reforçando a necessidade de manter a análise combinada entre os resultados mídia propriamente ditos com os de percepção e reconhecimento de marca.