CARLOS MAGNO DE OLIVEIRA VALENTE

Unidades Organizacionais

Resumo profissional

person.page.researcharea

Nome para créditos

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Adaptação de um equipamento de manufatura aditiva para extrusão de pasta
    (2024) Colucci, Amanda Macedo; Carvalho, Gustavo Pinheiro de; Oliveira, Isabella Burmaian Vasconcellos de; Luísa Manzig, Kyrillos
    Este projeto tem como objetivo adaptar um equipamento de manufatura aditiva polimérica por deposição fundida (FFF) para a extrusão de pasta alimentícia, utilizando ferramentas do Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP). Inicialmente, foi desenvolvido um benchmarking com o intuito de comparar diferentes técnicas de extrusão e máquinas de manufatura aditiva de pastas e similares disponíveis no mercado. Assim, com a impressora já disponível no mercado fornecida pela empresa parceira (BioEdTech), os componentes do sistema extrusor foram estudados para possibilitar a alteração do cabeçote e a climatização do ambiente. Assim, para a seleção de materiais e soluções foram levantados requisitos e alternativas, os quais passaram por um processo de seleção. Além disso, foram realizados diversos testes para avaliar as soluções tanto de climatização quanto do cabeçote, incluindo estudos detalhados de motores para extrusão e testes dos sistemas eletrônicos para verificar o funcionamento e integração do conjunto. Por fim, foi desenvolvido um levantamento de custos visando avaliar a viabilidade econômica da máquina adaptada. Desse modo, após as modificações na máquina, foi possível atender o requisito de climatização de 35ºC em um tempo de 20 minutos, visando a experiência do consumidor e o cabeçote foi dimensionado corretamente para extrudar a pasta alimentícia. Além disso, a integração do cabeçote com a interface da máquina foi bem-sucedida ao imprimir formas utilizando parâmetros específicos dos softwares.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Sensoriamento do desgaste em regulador HDU
    (2024) Simodo, Carlos Eduardo Abdelmalack; Carvalho, Guilherme Ricchetti; Pazemeckas, Gustavo Rodrigues
    Este projeto teve como objetivo a implementação de um sistema de previsão de falhas de um regulador HDU em fábricas de papel. Para uma previsão ser feita, é necessário que haja dados históricos sobre o sistema a ser estudado. Como o mecanismo de estudo em questão não apresentava um sistema de sensoriamento, o objetivo principal deste trabalho foi um projeto de sensoriamento capaz de coletar dados relevantes para uma futura predição de falhas. Os erros mais comuns são causados pelo desgaste da pastilha presente nos apalpadores, e por falhas na parte pneumática do regulador HDU. Com isso, foram realizados testes em laboratório com diversas situações de desgaste do equipamento, confecção de protótipos e experimentações que objetivaram encontrar qual maneiras de monitorar o problema proposto.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Design de Ortese Knee-Ankle-Foot (KAFO)
    (2023) Terra, Katty Gurgel; Moraes, Felipe Junqueira; Giosa, Gabriela Choichit; Silva, Rafael Ribeiro da
    Este artigo apresenta a fabricação e análise de desempenho de órteses de joelho-tornozelo-pé (KAFO) produzidas pela Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Através de simulações utilizando o software Siemens NX 2022, foram avaliados o desempenho mecânico e de massa das órteses. Os resultados mostraram que as órteses respondem de forma linear aos esforços aplicados, com aumento progressivo da deformação. Os gráficos de deformação forneceram informações sobre as regiões de maior tensão na estrutura das órteses, permitindo melhorias no design. A validação dos resultados foi realizada com ensaios e comparações de materiais. Embora materiais como o titânio e a fibra de carbono apresentassem boas propriedades, o custo e a dificuldade de produção em larga escala limitaram sua viabilidade. O uso de polímeros termomoldáveis, como o PLA e PCL, através da manufatura aditiva, foi considerado uma solução econômica e adaptável para a produção de protótipos e órteses impressas. Conclui-se que as órteses KAFO desenvolvidas são adequadas para cargas específicas, mas testes adicionais são necessários para validar o desempenho em outras condições de uso. A utilização de simulações, escaneamento 3D e análise de deformação contribui para o aprimoramento das órteses, buscando melhorar a mobilidade e o conforto dos pacientes atendidos pela AACD.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise de Dados para Apoiar a Tomada de Decisão na Gestão de Ativos de Energia Alupar
    (2024) Cunha, Enzo Stefani Vita; Blasbalg, Felipe; Afrange, Jerônimo
    Este projeto consiste em colaborar no apoio à tomada de decisões dos operadores dos ativos de energia da Alupar. O objetivo é desenvolver uma ferramenta que possa captar dados e transformá-los em informações úteis, destacando novas características do processo ou problema em estudo. Para o desafio da ferramenta do projeto, foi escolhida a análise da incidência de falhas para manutenção preditiva nas bombas hidráulicas de drenagem da Usina Hidrelétrica (UHE) de São José – RS. Dados como o nível de água e o histórico de operação das bombas foram coletados para criar gráficos, permitir a identificação de tendências e prever a necessidade de manutenção, enquanto as bombas ainda estão em funcionamento. Com a limpeza e análise dos dados recebidos, foi possível criar um modelo de predição de falhas com base em métodos de Machine Learning. Por fim, para garantir a organização do grupo e alinhamento com a Alupar, utilizou-se o método de desenvolvimento Cascata durante a construção da ferramenta, que segue uma abordagem estruturada e linear.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Conceitualização de uma linha de desmontagem de cartuchos de tinta de impressora para circularidade
    (2024) Nascimento, Lívia Brigido do; Silva, Lorena Barbosa Antunes da; Azeredo, Rodrigo de Lima
    Diante da transição para um modelo de negócios mais sustentável e circular nos processos industriais, o presente projeto, desenvolvido no contexto do ecossistema da Hewlett-Packard (HP), tem como objetivo propor soluções para a automação do processo de desmontagem de cartuchos de tinta usados, permitindo a descaracterização dos materiais para reinserção dos polímeros na produção de novos cartuchos e destinação dos materiais não poliméricos a outras empresas para reaproveitamento. Foi utilizada a metodologia de Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP), com entregas de projeto conceitual e preliminar, incluindo testes preliminares de diferentes princípios de solução para a remoção de componentes. A validação desses testes forneceu subsídios para a elaboração de um plano de implementação, incluindo modelagens visuais, especificação de equipamentos e a criação de setups de testes ajustados à variante da linha escolhida, fornecendo uma base estruturada para futuras aplicações industriais.
  • Trabalho de Conclusão de Curso
    Uso de IA para sistema de orientação e guiagem para pouso de sistemas autônomos de um VANT
    (2024) Ogawa, Alessandra Yumi Carvalho; Zamberlan, Enzo Dadier Lacks; Oliveira, Mateus Ruggero de; Gallo, Vinicius
    Este projeto visa o desenvolvimento de um sistema de guiagem autônomo para pouso de um VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) cargueiro, utilizando inteligência artificial e visão computacional. O software Unreal Engine 5 será empregado como ambiente de simulação e desenvolvimento, permitindo tanto o treinamento quanto a visualização dos resultados do algoritmo criado. A metodologia ágil Scrum foi adotada para definir entregáveis periódicos, enquanto a abordagem V&V (Verificação e Validação) é utilizada para organizar as etapas e assegurar a conformidade com os requisitos. Atualmente, o projeto encontra-se na fase de definição e validação de requisitos, caminhando para a etapa de Test Readiness Review (TRR). Ao final do desenvolvimento, o algoritmo de inteligência artificial, criado a partir da YOLOv3, foi capaz de identificar áreas possíveis para pouso levando em conta diversos requisitos com ótima precisão. Além disso, as rotinas de waypoints, fail-safe, detecção de obstáculos e movimentação para locais alternativos de pouso, simula adequadamente condições reais propostas.