ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Resumo profissional
Área de pesquisa
Nome para créditos

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Artigo Científico
    Desempenho de Empresas Diversificadas: Evidências da Indústria de Transporte Aéreo dos Estados Unidos
    (2018) Barros, Henrique Machado; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Arruda, Lucas Mello de Campos
    Este artigo analisa o efeito da estratégia de diversificação relacionada no desempenho das firmas.Com base em uma amostra de cerca de 70% das companhias aéreas dos Estados Unidos,o trabalho investiga a relação entre o grau de diversificação e a lucratividade das firmas. Foram utilizados modelos de regressão linear múltipla com dados longitudinais(i.e., 6 anos),cuja estimação dos parâmetros foi feita pelo método dos momentos generalizado (GMM).Apesquisa identificaque o padrão de relação entre a extensão da diversificação e o desempenho é curvilíneona forma de U-invertido.Portanto, a expansão do escopo dos negócios das firmas com a estratégia de diversificação relacionada aumenta os esforços de coordenaçãoque, a partir de certo momento, penalizam os benefícios dessa estratégia.
  • Trabalho de Evento
    Ativos estratégicos de conhecimento do mercado, diversificação relacionada e desempenho: evidências da indústria de transporte aéreo
    (2011) Arruda, Lucas Mello de Campos; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Barros. Henrique Machado
    Estudos empíricos têm demonstrado que os ativos estratégicos agregam informação relevante no entendimento da relação entre a estratégia de diversificação e a lucratividade da firma. Apesar dos inúmeros trabalhos realizados no campo da diversificação, os ativos de conhecimento de mercado não foram testados empiricamente na relação mencionada. Este artigo tem por objetivo apresentar a avaliação dos ativos de conhecimento do mercado, testando seu efeito na lucratividade das firmas, bem como o efeito de moderação na relação entre a diversificação relacionada e a lucratividade. A análise empírica faz uso da indústria de Transporte Aéreo para obter evidências das dinâmicas competitivas adotadas pelas firmas e contempla uma regressão com estimação via mínimos quadrados com dados de painel de três anos, cada um pertencente a uma fase distinta dos ciclos de crescimento do setor nos Estados Unidos (ciclos de expansão, declínio e contração). Os resultados encontrados suportam o fato dos ativos de conhecimento do mercado, usados para o aumento de barreiras à entrada e para o aumento do poder de mercado, possuírem uma relação estatisticamente relevante com a lucratividade da firma, bem como um efeito de moderação na relação entre diversificação relacionada e lucratividade. Para o primeiro caso, a capacidade da firma de aumentar suas barreiras à entrada apresentou uma relação positiva com a lucratividade, enquanto a dinâmica de aumento do poder de mercado demonstrou possuir uma relação negativa. Para o segundo caso, os ativos dedicados ao aumento das barreiras à entrada demonstraram um efeito de moderação tal que a diversificação relacionada gera mais retorno às firmas quanto mais proeminentes forem estes ativos. Por outro lado, para os ativos de conhecimento do mercado dedicados ao aumento do poder de mercado, o efeito de moderação é tal que a diversificação relacionada gera mais retorno às firmas quanto menos proeminentes forem estes ativos.