ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO
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- Gestão dos prazos da dívida corporativa: um olhar para as empresas de capital aberto no Brasil(2023) Santos, João Daniel Azevedo dos; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Gonçalves, Adalto BarbaceiaEste estudo investiga a estrutura de vencimento da dívida de 275 empresas abertas não financeiras brasileiras de 2010 a 2019. Os resultados mostram que essas empresas não dispersam seus vencimentos de dívida na renovação, ao contrário do observado por Choi et al. (2018) para empresas dos Estados Unidos. Mesmo após o choque de rolagem da dívida depois da perda do grau de investimento da dívida soberana brasileira em 2015, essas empresas não aumentaram a dispersão de vencimentos. Ao utilizar a perda do grau de investimento do Brasil como um "experimento quase-natural" no modelo de choque de crédito, o presente estudo avalia a gestão da dívida corporativa. Os resultados indicam que as empresas brasileiras podem enfrentar consideráveis riscos de rolagem da dívida devido à concentração de vencimentos em faixas específicas durante futuros choques de crédito. O controle adequado das estruturas de financiamento é crucial para garantir que as empresas permaneçam resilientes e não precisem recusar investimentos lucrativos ou ativos de alta qualidade durante crises financeiras. Esta pesquisa tem implicações significativas para a prática corporativa e os riscos associados ao financiamento de projetos lucrativos, particularmente em países com mercados de capitais menos eficientes.
- Rating changes and the impact on stock prices(2020) Baraccat, Bruno Borges; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Gonçalves, Adalto BarbaceiaPurpose – The objective of this study is to analyze the impact of changes in credit ratings on the long-term return of Brazilian firms. Design/methodology/approach – We conducted an event study to measure how stock prices in the Brazilian stock exchange (B3) react to rating upgrades and downgrades by Moody’s and S&P. Findings – Our sample presents positive and significant returns measured by the BHAR for ratings downgrades and non-significant ones for upgrades. Our data also show the important role of the previous rating in explaining these results in a non-linear fashion. Originality/value – Our research makes an important contribution to the theory of market efficiency, analyzing the degree of information present in the announcements of credit ratings changes. We also present results for Brazilian companies, correcting gaps pointed out in previous methodologies.
- Multichannel relational communication strategy: does one-sized strategy fit all customers?(2024) CARLA SOFIA DIAS MOREIRA RAMOS; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; DANNY PIMENTEL CLAROThis study aims to capture how the association between a multichannel relational communication strategy (MRCS) and customer performance is contingent upon such customer performance (low- versus high-performance customers) and to reconcile past contradictory results in this marketing-related topic. To this end, the authors propose and validate the method of quantile regression as an unconventional, yet effective, means to proceed to that reconciliation.