RICARDO PAES DE BARROS
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Resumo profissional
Área de pesquisa
Nome para créditos
29 resultados
Resultados de Busca
Agora exibindo 1 - 10 de 29
Relatório de pesquisa Avaliando o impacto sistêmico do jovem de futuro(2023) RICARDO PAES DE BARROS; Franco, Samuel; Machado, Laura MullerRelatório de pesquisa Crise de audiência no ensino médio: abandono e evasão(2010) RICARDO PAES DE BARROS; Carvalho, Mirela de; Franco, Samuel; Mendonça, Rosane; Rosalém, AndrezzaTrabalho de Evento Educação - O que mudar(2017) RICARDO PAES DE BARROS; Coutinho, Diana; Cuffa, Marina de; Franco, Samuel; Garcia, Beatriz; Mendonça, Rosane; Machado, Laura Muller; Soares, CamilaLivro Impacto da Educação Técnica sobre a Empregabilidade e a Remuneração(2023) RICARDO PAES DE BARROS; LAURA MULLER MACHADO; Corradi, Lígia Lóss; Franco, Samuel; Rosalém, AndrezzaEste livro documenta cuidadosamente as evidências empíricas sobre o impacto da EPTNM no mercado de trabalho. Um trecho, em particular, chama muita atenção: “...enquanto a proporção de alunos de diferentes etapas educacionais matriculados em programas de educação profissional chega a 32% nos países da OCDE, no Brasil essa participação não chega a 8%”. Tal fato, em conjunto com a ampla evidência de que a EPTNM tem efeitos positivos importantes sobre empregabilidade e a remuneração dos seus egressos, serve de subsídio para promover propostas de ampliação e atração de jovens para a educação profissional no Brasil.Relatório de pesquisa Avaliação não experimental de impacto do Programa MenteInovadora(2018) Azevedo, Viviane Araújo; RICARDO PAES DE BARROS; Franco, Samuel; Garcia, Beatriz Silva; Machado, Laura MullerArtigo Científico Impacto do projeto jovem de futuro(2012) RICARDO PAES DE BARROS; Carvalho, Mirela de; Franco, Samuel; Rosalém, AndrezzaNa última década ocorreram progressos significativos em todos os níveis educacionais, sendo particularmente importantes os do ensino médio. O Projeto Jovem de Futuro propõe inovar na forma como os serviços vêm sendo ofertados para que a juventude atual possa se beneficiar de uma educação de mais alta qualidade. O projeto garante recursos às escolas atendidas, que exercem seu poder discricionário, a fim de superar as limi tações mais prementes, e também oferece acesso a tecnologias/metodolo gias úteis para promover e estimular o aprendizado. Com a criação de um amplo sistema de avaliação de impacto do projeto sobre o aprendizado dos alunos foi possível obter vários resultados importantes, como por exemplo: i) nas escolas beneficiadas os alunos aprenderam quase 60% mais que os correspondentes alunos nas escolas de controle; ii) os resultados obtidos revelaram uma relação custo-benefício extremamente favorável; e iii) observou-se uma relação positiva entre o desempenho dos alunos e os investimentos em práticas voltadas para aumentar o índice de frequência dos professores.Relatório de pesquisa Avaliação da educação integral em tempo integral (EMITI) em Santa Catarina(2019) RICARDO PAES DE BARROS; Franco, Samuel; Machado, Laura MullerRelatório de pesquisa Fidedignidade do cadastro único e perspectivas para o Programa Bolsa Família(2024) Abreu, Laura Almeida Ramos de; RICARDO PAES DE BARROS; Franco, Samuel; Machado, Laura MullerRelatório de pesquisa Avaliação de Impacto do Protejo sobre as habilidades socioemocionais (2015) RICARDO PAES DE BARROS; Franco, SamuelTrabalho de Evento Direito de todas as crianças: urgente, indispensável e factível(2019) RICARDO PAES DE BARROS; Franco, Samuel; Machado, Laura; Equipe OPE Sociais
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »