RICARDO PAES DE BARROS
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Resumo profissional
Área de pesquisa
Nome para créditos
9 resultados
Resultados de Busca
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Relatório de pesquisa Estimating the impact of daycare on child development and women welfare(2008) RICARDO PAES DE BARROS; Carvalho, Mirela de; Domingues, Laura; Franco, Samuel; Olinto, Pedro; Rosalém, AndrezzaRelatório de pesquisa Crise de audiência no ensino médio: abandono e evasão(2010) RICARDO PAES DE BARROS; Carvalho, Mirela de; Franco, Samuel; Mendonça, Rosane; Rosalém, AndrezzaLivro Impacto da Educação Técnica sobre a Empregabilidade e a Remuneração(2023) RICARDO PAES DE BARROS; LAURA MULLER MACHADO; Corradi, Lígia Lóss; Franco, Samuel; Rosalém, AndrezzaEste livro documenta cuidadosamente as evidências empíricas sobre o impacto da EPTNM no mercado de trabalho. Um trecho, em particular, chama muita atenção: “...enquanto a proporção de alunos de diferentes etapas educacionais matriculados em programas de educação profissional chega a 32% nos países da OCDE, no Brasil essa participação não chega a 8%”. Tal fato, em conjunto com a ampla evidência de que a EPTNM tem efeitos positivos importantes sobre empregabilidade e a remuneração dos seus egressos, serve de subsídio para promover propostas de ampliação e atração de jovens para a educação profissional no Brasil.Artigo Científico Impacto do projeto jovem de futuro(2012) RICARDO PAES DE BARROS; Carvalho, Mirela de; Franco, Samuel; Rosalém, AndrezzaNa última década ocorreram progressos significativos em todos os níveis educacionais, sendo particularmente importantes os do ensino médio. O Projeto Jovem de Futuro propõe inovar na forma como os serviços vêm sendo ofertados para que a juventude atual possa se beneficiar de uma educação de mais alta qualidade. O projeto garante recursos às escolas atendidas, que exercem seu poder discricionário, a fim de superar as limi tações mais prementes, e também oferece acesso a tecnologias/metodolo gias úteis para promover e estimular o aprendizado. Com a criação de um amplo sistema de avaliação de impacto do projeto sobre o aprendizado dos alunos foi possível obter vários resultados importantes, como por exemplo: i) nas escolas beneficiadas os alunos aprenderam quase 60% mais que os correspondentes alunos nas escolas de controle; ii) os resultados obtidos revelaram uma relação custo-benefício extremamente favorável; e iii) observou-se uma relação positiva entre o desempenho dos alunos e os investimentos em práticas voltadas para aumentar o índice de frequência dos professores.Relatório de pesquisa Evaluatinhg the Impact of Daycare on Child Development and parents Welfare(2009) RICARDO PAES DE BARROS; Carvalho, Mirela de; Franco, Samuel; Olinto, Pedro; Rosalém, AndrezzaCapítulo de Livro A importância da qualidade da creche para a eficácia na promoção do desenvolvimento infantil(2011) RICARDO PAES DE BARROS; Carvalho, Mirela de; Franco, Samuel; Mendonça, Rosane; Pádua, Eduardo de; Rosalém, Andrezza; Tsukada, RaquelArtigo Científico Uma avaliação do impacto da qualidade da creche no desenvolvimento infantil(2011) RICARDO PAES DE BARROS; Carvalho, Mirela de; Franco, Samuel; Mendonça, Rosane; Rosalém, AndrezzaEstudos para países em desenvolvimento relacionados aos efeitos de programas pré-escolares sobre o desenvolvimento infantil normalmente encontram um impacto limitado. Este artigo foi conduzido para conciliar a importância das creches para o desenvolvimento infantil com os resultados empíricos que mostram efeitos pequenos. Usando uma amostra aleatória de 500 crianças em 100 creches no município do Rio de Janeiro, este trabalho procurou associar o desenvolvimento infantil com a qualidade das creches através de uma função custo hedônica, permitindo uma avalição do custo e da efetividade das creches de melhor qualidade. De acordo com os resultados encontrados, o desenvolvimento das crianças que frequentam creches de alta qualidade é maior do que o das crianças que frequentam creches de baixa qualidade. Os resultados também mostram que a qualidade da creche pode ser medida de diversas maneiras, e que cada uma dessas medidas pode ter diferentes custos e impactos também distintos para o desenvolvimento infantil.Capítulo de Livro Sobre a evolução recente da pobreza e da desigualdade no Brasil(2011) RICARDO PAES DE BARROS; Carvalho, Mirela de; Franco, Samuel; Mendonça, Rosane; Rosalém, AndrezzaRelatório de pesquisa Avaliação do Projeto Jovem de Futuro: resultados preliminares(2010) RICARDO PAES DE BARROS; Carvalho, Mirela de; Franco, Samuel; Rosalém, Andrezza