NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO

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  • Artigo Científico
    Novas medidas de educação e de desigualdade educacional para a primeira metade do século XX no Brasil
    (2019) Komatsu, Bruno; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Oliveira, Pedro Augusto Costa; Viotti, Leonardo Teixeira
    Este artigo descreve a trajetória do nível e da desigualdade educacional no Brasil desde a primeira metade do século XX. Combinamos diversas fontes de dados históricos, tais como os relatórios do Ministério de Negócios do Império, os Anuários Estatísticos do Brasil e os Censos Demográficos para construir novas medidas de escolaridade e calcular índices de Gini educa cional entre 1900 e 2000 para cada região e para o Brasil como um todo. Nossos resultados mostram que entre 1900 e 1930, a proporção de pessoas com ensino primário completo na população permaneceu em torno de 5%, ao passo que a parcela com ensino secundário completo esteve sempre abaixo de 1% e que somente 0,3% tinham ensino superior completo. Assim, a desigualdade educacional permaneceu constante até 1920, declinou lentamente entre 1920 e 1950 e mais rapidamente somente a partir de então.
  • Policy Paper
    A História da Educação e as Origens da Desigualdade Regional no Brasil
    (2017) Komatsu, Bruno Kawaoka; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Oliveira, Pedro Augusto Costa; Viotti, Leonardo
    Esse artigo busca descrever a trajetória da desigualdade educacional, para entender as origens da desigualdade regional no Brasil. Combinamos diversas fontes de dados históricos do final do século XIX e início do século XX, para construir medidas precisas de estoque de pessoas por escolaridade e o índice de Gini educacional, de 1900 a 2000 para o Brasil e suas regiões. Nossos resultados mostram que a elevada desigualdade educacional do início do século passado não diminuiu até 1920, declinando lentamente entre 1920 e 1950 e mais rapidamente a partir de então. Além disso, nossos resultados mostram que os níveis de desigualdade educacional de cada região brasileira, que eram semelhantes entre si em 1900, tiveram trajetórias diferenciadas, declinando mais rapidamente nas regiões Sul e Sudeste.