TATIANA IWAI

Unidades Organizacionais

Resumo profissional

person.page.researcharea

Nome para créditos

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 27
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    How moral identity leads to high-quality apologies via guilty feelings
    (2021) TATIANA IWAI; Carvalho, João Vinícius de França
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Evento
    Orientação de Valor Social, Sistema de Valores e Comportamento Cooperativo: Um Estudo Experimental
    (2014) TATIANA IWAI
    O trabalho investigou a relação da orientação de valor social do indivíduo com seus valores pessoais e seu comportamento cooperativo na presença e ausência de controle externo. Por meio da escala PVQ-21 de Schwartz e a aplicação de um jogo agente-principal e jogos decompostos, os dados foram coletados. Os resultados mostram que individualistas e prosociais diferem na importância atribuída aos valores de poder e realização e que o uso de controle externo afeta apenas o comportamento cooperativo de individualistas, mas não o de prosociais.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Orientação de valor social, sistema de valores e comportamento cooperativo: um estudo experimental
    (2016) TATIANA IWAI
    Objetivo: Este trabalho teve por objetivo compreender a relação entre a orienta ção de valor social do indivíduo e a teoria dos valores humanos de Schwartz, bem como compreender a relação desses modelos com o comportamento cooperativo do indivíduo sob ambientes regulatórios diferentes (presença e ausência de con trole externo). Originalidade/lacuna/relevância/implicações: Apesar de serem dois modelos de destaque em seus respectivos campos, pouco tem sido feito no sentido de achar pontos de convergência entre eles. Assim, esta linha de investigação poderia facilitar não apenas o diálogo entre duas tradições formalmente separadas de pesquisa, mas também melhorar nosso entendimento sobre o efeito de valores e preferências sobre o comportamento cooperativo do indivíduo. Principais aspectos metodológicos: Os dados foram coletados por meio da escala PVQ-21 de Schwartz, os jogos decompostos da SVO Slider e a aplicação de um jogo agente-principal em um ambiente de pesquisa experimental. Síntese dos principais resultados: Os resultados indicam que os tipos sociais da SVO diferem principalmente em seus valores de poder e realização. Ademais, os resultados apontam que a cooperação do pró-social tem como base a motivação intrínseca de igualdade de resultados, sendo menos sensível a controles exter nos. Diferentemente, o comportamento cooperativo do individualista, calcado em maximização individual, depende mais da existência de restrições externas. Principais considerações/conclusões: Os resultados indicam que os tipos sociais da SVO apresentam diferenças em suas prioridades de valores, e, portanto, o sistema de valores do indivíduo pode ajudar a explicar uma parte da propensão a cooperar do indivíduo.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Economic Incentives or Communication: How Different Are their Effects on Trust
    (2016) TATIANA IWAI; PAULO FURQUIM DE AZEVEDO
  • Imagem de Miniatura
    Artigo de Periódico Noticioso
    O perfeccionismo e a incessante busca por mais
    (2025) TATIANA IWAI
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Força de Clima: Seu Papel Moderador na Relação Entre Clima e Turnover
    (2019) TATIANA IWAI; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Nakata, Lina Eiko; Costa, José Eduardo Teixeira
    Na literatura, o efeito da qualidade do clima, definido como as percepções positivas sobre o ambiente de trabalho, nos resultados organizacionais já é relativamente bem conhecido e estudado. No entanto, nos últimos anos, a literatura de clima tem prestadoatençãocrescenteem um novo construto:força de clima, que se refere ao grau de consenso entre as pessoas sobre o clima dentro da unidade de trabalho ou organização. Para avançar na investigação do papel declima nos resultados organizacionais, o presente trabalho examina o efeito de força de clima no turnoverem nível organizacional. Para isso, usou-se uma amostra composta de 25.288 indivíduos de 150 empresas de médio e grande porte de diversos setores em que se testou o efeito direto e o moderador de força de clima em cinco dimensõesde clima no nível de turnover coletivo. Os resultados obtidos mostraram que, após controlar a qualidade do clima organizacional, a força de clima modera a relaçãoentre qualidade de clima e turnovercoletivo em três das cinco facetas de clima estudadas, de forma que,quando a força de clima éalta, a influência do clima organizacional no turnoveré potencializada, enquanto que,quando a força de clima é baixa,essa influência se enfraquece. Porém, não há efeito direto entre força de clima e turnovercoletivo.
  • Imagem de Miniatura
    Working Paper
    Clima Organizacional: Abordagem Tradicional vs. Abordagem Configural
    (2017) TATIANA IWAI; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Nakata, Lina Eiko; Costa, José Eduardo Teixeira
    Clima organizacional é um tema que tem sido estudado há algumas décadas, e diversas pesquisas buscaram relacionar seus resultados – integrais ou de dimensões – com desempenho de gestão. No entanto, pouco se tem discutido sobre a interação das dimensões de clima organizacional. O objetivo deste artigo é investigar a relação de clima organizacional com uma variável de resultado organizacional (turnover) a partir de duas abordagens diversas: uma mais tradicional, com foco nas dimensões independentes de clima, e a outra, conhecida como configural, com foco na análise das interrelações entre as categorias. A amostra contou com pesquisas realizadas em 150 empresas brasileiras de porte médio e grande que buscam se destacar pelo seu ambiente de trabalho. Realizou-se análise fatorial exploratória e análise hierárquica de cluster para identificar perfis de configuração de clima (elevação, variabilidade e forma), a fim de relacionar os fatores e as configurações com rotatividade de pessoal. Os resultados mostraram que abordar clima como um sistema, considerando as interações entre suas várias dimensões que compõem uma dada configuração, releva nuances interessantes que de outro modo ficariam encobertas. A abordagem configural apresenta uma relação mais complexa e multifacetada de clima com turnover: a forma configural foi a única que não mostrou-se relevante para turnover; para elevação, houve efeito negativo no turnover, evidenciando que a avaliação global positiva que os funcionários fazem do ambiente de trabalho contribui para diminuir rotatividade nas empresas; por fim, os resultados mostraram um efeito moderador importante da variabilidade na relação entre elevação e turnover.
  • Imagem de Miniatura
    Working Paper
    Economic Incentives or Communication: How Different Are their Effects on Trust
    (2016) TATIANA IWAI; PAULO FURQUIM DE AZEVEDO
    This study investigates the effects of economic incentives and communication on the cognitive and behavioral responses after an alleged trust violation. We argue that these responses depend on the type of solution used to foster cooperation between agents. On the cognitive level, we compare the effects that structural (economic incentives) and motivational (communication) solutions exert on trusting beliefs and trusting intentions after an adverse event. On the behavioral level, we compare these effects on the willingness to bear risk. Our experiment shows that, after a negative event, relationships wherein communication is used to foster cooperation are associated to greater external causal attribution, greater perceived benevolence/integrity, and greater willingness to reconcile and to accept risks related to other's behavior. These findings suggest that relationships based on motivational solutions are more resilient to negative events than one based on structural solutions.