Natura e o desenvolvimento de uma cadeia de fornecimento sustentável na Amazônia

dc.contributor.authorBoehe, Dirk Michael
dc.contributor.authorPongeluppe, Leandro Simões
dc.contributor.authorSERGIO GIOVANETTI LAZZARINI
dc.date.accessioned2025-05-10T19:05:56Z
dc.date.issued2013
dc.descriptionDocentes do Insper: Realizem a solicitação via CUCA. https://cuca.insper.edu.br/ Docentes externos: Solicitem acesso pelo e-mail repositorio@insper.edu.br
dc.formatDigital
dc.format.extent22 p.
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7643
dc.language.isoPortuguês
dc.language.isoInglês
dc.publisherInsper
dc.titleNatura e o desenvolvimento de uma cadeia de fornecimento sustentável na Amazônia
dc.title.alternativeNatura and the development of a sustainable supply chain in the Amazon regionpt
dc.typeCase
dspace.entity.typePublication
local.description.objetivoA Natura, maior produtora de cosméticos da América Latina e líder do mercado brasileiro, tem buscado se diferenciar de seus principais concorrentes, multinacionais de grande porte, pelo desenvolvimento de cosméticos com base em ingredientes derivados da biodiversidade brasileira. O caso remete a um dilema sobre a possibilidade de se gerarem ou não vantagens competitivas sustentáveis ao explorar um modelo de negócios que vai além do quadruple bottom line (isso é, a conciliação de objetivos financeiros, ambientais, sociais e humanos). Seguindo essa orientação e por meio da interação com comunidades rurais amazônicas, a Natura procura desenvolver cadeias de valor de forma sustentável e gerar mais retorno para a empresa. Assim, o caso da Natura ajuda a entender por que e como empresas podem incluir a quadruple bottom line em sua estratégia competitiva e sob que condições tal estratégia pode gerar vantagens competitivas sustentadas no longo prazo. O caso pode ser aplicado em disciplinas de estratégia competitiva e corporativa e em disciplinas voltadas ao entendimento de negócios sociais e emerging markets.
local.description.sinopseIntroduzir os alunos à aplicação de conceitos de estratégia e fomentar a discussão sobre vantagens competitivas sustentáveis.  Identificar a possibilidade de geração de vantagens competitivas (VCs) ao relacionar empresas a comunidades de baixa renda.  Verificar a importância do estabelecimento de parcerias com ONGs na implementação e no desenvolvimento de negócios sustentáveis em áreas onde não existe um mercado organizado.  Analisar em que medida os relacionamentos com os stakeholders da empresa podem se configurar como uma barreira à entrada de concorrentes e concorrer para a criação de VCs sustentáveis no longo prazo.  Vislumbrar o gargalo constituído pela regulação, bem como o diferencial advindo da competência de saber lidar com o ambiente regulatório brasileiro no que tange à exploração da biodiversidade.
local.publisher.citySão Paulo
local.publisher.countryBrasil
local.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
local.typeCaso
publicationissue.issueNumberAE-P0025
relation.isAuthorOfPublication4ee022f9-7466-405d-ae1a-6b1e33f611e8
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