Efetividade da comunicação em dilemas éticos: uma análise a partir do uso de linguagem moral ou econômica

Carregando...
Imagem de Miniatura
Orientador
Co-orientadores
Tipo de documento
Dissertação
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
As empresas estão destinando grandes quantias de recursos em ética e compliance, visto que desvios de conduta deterioram os negócios. Os altos custos envolvidos forçam as organizações a encaminhar mais esforços para o tema. O problema, porém, é que diversos outros assuntos estão simultaneamente disputando atenção e recursos organizacionais nas empresas. A comunicação assertiva pode contribuir para a discussão ao abordar os esforços e as táticas usadas pelos colaboradores para atrair atenção organizacional para determinada ideia ou questão de interesse. Avalia-se nesse trabalho em pesquisa quantitativa, realizada por meio de questionário on-line, a efetividade da comunicação em dilemas éticos para determinados tipos de linguagem - moral ou econômica. Além disso, avalia-se a identidade moral do receptor como moderador. Os resultados confirmam a efetividade das linguagens, ainda que essa influência seja negativa para linguagem econômica. São discutidas também a implicações para as teorias que abordam táticas de influência e ética, e contribuições para a prática organizacional.

Titulo de periódico
Título de Livro
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Holz, Edvalter Becker
Ferreira, Luciana
Área do Conhecimento CNPQ
Citação