Sobre o Repositório

Apresentação

O Repositório Institucional reúne, preserva e disponibiliza a produção acadêmica e científica da instituição, atuando como um importante agregador do conhecimento produzido em pesquisas, trabalhos de conclusão, publicações e demais materiais acadêmicos. Ao centralizar e organizar esse conteúdo, o Repositório fortalece a circulação da produção científica e amplia sua acessibilidade para públicos internos e externos.

Para potencializar a visibilidade desse acervo, o Repositório é integrado a diferentes indexadores — plataformas responsáveis por coletar, organizar e disseminar conteúdos de repositórios e bibliotecas digitais. Essas integrações ampliam o alcance da produção institucional, facilitam sua recuperação em ambientes de pesquisa e reforçam o compromisso com o acesso aberto.

Indexadores do Repositório Institucional Insper

  • Logo OASISBROASIS/Ibict - Portal Brasileiro de Publicações e Dados Científicos em Acesso Aberto: O OASISbr, mantido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), é um dos principais agregadores nacionais de conteúdos científicos em acesso aberto. Ele reúne publicações e dados de pesquisa de repositórios e bibliotecas digitais brasileiras e internacionais, ampliando significativamente a visibilidade dos documentos indexados, fortalecendo o impacto e a circulação do conhecimento gerado pelo Insper.
  • Logo BDTDBDTD - Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações: A BDTD reúne e dissemina teses e dissertações defendidas em instituições de ensino e pesquisa de todo o país. Ao estar indexado nesse diretório, o Repositório garante maior alcance aos trabalhos de pós-graduação do Insper, tornando-os acessíveis a comunidades acadêmicas nacionais e internacionais fortalecendo a presença da produção em bases de busca especializadas.
  • Logo SIDALCSIDALC - Sistema de Informação e Documentação Agropecuária das Américas: O SIDALC conecta bibliotecas, repositórios e centros de documentação de diversos países das Américas, com foco nas áreas agrícola, pecuária, florestal e ambiental. A integração do repositório a essa rede amplia o alcance de documentos que dialogam com temáticas ambientais, permitindo que sejam identificados e utilizados por pesquisadores de distintas regiões. Mesmo não sendo áreas centrais da instituição, essa participação atende a demandas específicas e reforça o compromisso com a disseminação de conhecimento relevante em contextos interdisciplinares, especialmente no conteúdo do Repositório que aborda questões ambientais.