Cooxupé e a indústria mundial do café: estratégias para aumentar a receita do produtor

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Sinopse

Esse caso discute a evolução e os desafios da Cooxupé – uma cooperativa de distribuição de café de propriedade de fazendeiros e localizada no sul de Minas Gerais, no Brasil. Fundada em 1954 por 24 produtores de café, a Cooxupé teve um crescimento expressivo, principalmente desde 1990. O número total de membros superou os 10.000, e as vendas anuais alcançaram R$ 1,2 bilhões em 2005. Esse crescimento é devido em grande parte aos esforços para aumentar as exportações diretas de café, que foram implementadas no início da década de 1980 por Joaquim Libânio, o diretor de exportação da cooperativa e o protagonista do caso. Apesar dessa evolução bem sucedida, os líderes da Cooxupé têm desafios pela frente. O maior deles é o crescimento com consistência. A indústria mundial do café tem evoluído de tal forma – indústria sem regulamentação, consolidação, globalização e declínio nos preços e nas margens –, que o crescimento é tido como essencial para a sobrevivência futura. O crescimento imperativo, entretanto, apresenta vários desafios para os líderes da Cooxupé. Primeiramente, enquanto a cooperativa cresce e aumenta seu volume de exportações diretas, fica cada vez mais difícil manter o fornecimento com o volume e a qualidade dos grãos de café esperados pelos clientes. Em segundo lugar, o maior tamanho e a heterogeneidade dos membros da cooperativa podem ter impactos negativos na coesão, se não se implementarem políticas e práticas adequadas para aumentar o comprometimento dos membros. Terceiro: o crescimento pode ser limitado tanto por falta de capital de risco quanto de trabalho, ambos necessários ao modelo atual de negócios. Limites financeiros podem levar à necessidade de avaliar e possivelmente mudar a estrutura de propriedade da cooperativa. O caso está organizado como segue. A introdução apresenta brevemente o protagonista do caso e as informações básicas sobre a cooperativa e os desafios enfrentados por seus líderes. A seção 2 descreve com profundidade o setor de café mundial, inclusive a produção e o processamento dos grãos, oferta e demanda e o emergente segmento de café especial. A seção 3 descreve as origens, a evolução e a situação atual (em outubro de 2006) da Cooxupé, com foco em suas atividades de comercialização, serviços oferecidos a membros, esforços para alavancar as exportações diretas de café, gerenciamento financeiro e estrutura de governança. A última seção apresenta os principais desafios enfrentados pelos líderes da Cooxupé e convida o leitor a assumir o papel de quem toma a decisão.

Objetivos de aprendizagem

Este caso pode ser usado em cursos de estratégia competitiva, economia organizacional e gerenciamento de agronegócios. Uma seção de 90 minutos de discussão é suficiente para analisar o caso e identificar alternativas estratégicas potenciais. Em particular, o caso pode servir para explorarem-se os seguintes conceitos, teorias e tópicos:  análise da indústria  posicionamento estratégico  recursos e competências para criar valor  estratégias de crescimento  estruturas de posse de cooperativas dirigidas por fazendeiros  alinhamento estratégia-estrutura

Idioma

Português, Inglês

Notas

Docentes do Insper: Realizem a solicitação via CUCA. https://cuca.insper.edu.br/ Docentes externos: Solicitem acesso pelo e-mail repositorio@insper.edu.br

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Área do Conhecimento CNPQ

CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS

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