Uber: o dilema de crescer com uma inovação disruptiva

dc.contributor.authorPAULO FURQUIM DE AZEVEDO
dc.contributor.authorPongeluppe, Leandro Simões
dc.contributor.authorMorgulis, Maria Clara de Azevedo
dc.contributor.authorIto, Nobuiuki Costa
dc.date.accessioned2025-05-07T15:04:03Z
dc.date.issued2017
dc.formatDigital
dc.format.extent14 p.
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7623
dc.language.isoPortuguês
dc.language.isoInglês
dc.publisherInsper
dc.relation.ispartofseriesCasos Insper
dc.titleUber: o dilema de crescer com uma inovação disruptiva
dc.title.alternativeUber: the dilemma of growing with disruptive innovationen
dc.typeCase
dspace.entity.typePublication
local.description.objetivoO instrutor pode promover discussões nas seguintes linhas:  Que estratégias de crescimento a Uber deveria adotar nos anos seguintes?  Como conciliar inovação disruptiva, ganho de massa crítica e viabilidade de implementação?  Que modelos de regulação se poderiam aplicar à Uber?
local.description.sinopseO estudo de caso permite discutir a estratégia de entrada de uma empresa cujo produto/serviço é uma inovação disruptiva e, como tal, cria forte resistência por parte dos incumbentes. Por meio do desenrolar da entrada da Uber no mercado brasileiro, os alunos são levados a pensar no dilema da empresa, que, de um lado, inova de modo disruptivo e precisa de massa crítica para se estabelecer, e, de outro, para viabilizar seu negócio, deve lidar com a resistência e os conflitos decorrentes de sua entrada. Durante o desenvolvimento do caso, os alunos são expostos a aspectos estratégicos e regulatórios, bem como à interface entre a Uber e a ordem vigente, sobretudo os taxistas, a categoria mais afetada por sua entrada. Os alunos são instados a pensar na estratégia da Uber e no modelo de regulação que deveria prevalecer, tendo por critério o bem-estar social. Nesse ponto, o dilema colocado ao aluno pode seguir a linha da estratégia privada ou a regulatória. No primeiro caso, pergunta-se (i) Qual a melhor forma de entrar nos mercados? (ii) Como ganhar massa crítica e, ao mesmo tempo, evitar a retaliação dos beneficiados pelo status quo? No segundo caso, pergunta-se (i) Qual seria o modelo regulatório a ser estabelecido para plataformas de transporte particular de passageiros, como a Uber? (ii) Quais os efeitos de segunda ordem dessa regulação? 2 Por fim, o caso está organizado em partes, o que permite ao professor explorar mais efetivamente o modo como se articulam os conceitos de economia de rede e de inovação disruptiva com proteções setoriais e barreiras legais à entrada, especialmente as relativas à detenção de alvarás cujo valor se apresenta nos anexos do caso. As informações prestadas permitem avaliar a atratividade do modelo Uber e o quanto ele altera os status quo ao permitir a entrada de novos motoristas e, portanto, reduzir o valor dos alvarás.
local.publisher.citySão Paulo
local.publisher.countryBrasil
local.typeCaso
publicationissue.issueNumberAE-P0029
relation.isAuthorOfPublication25ce9242-4c33-4eb0-8fd6-db1b8dc52452
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