Desenvolvendo a atenção primária em saúde no SUS de Diadema
dc.contributor.author | Suslik, Carlos Alberto | |
dc.contributor.author | Albieri, Flavius Augusto Olivetti | |
dc.date.accessioned | 2025-05-12T23:37:00Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description | Docentes do Insper: Realizem a solicitação via CUCA. https://cuca.insper.edu.br/ Docentes externos: Solicitem acesso pelo e-mail repositorio@insper.edu.br | |
dc.format | Digital | |
dc.format.extent | 29 p. | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/7649 | |
dc.language.iso | Português | |
dc.language.iso | Inglês | |
dc.publisher | Insper | |
dc.title | Desenvolvendo a atenção primária em saúde no SUS de Diadema | |
dc.title.alternative | Developing primary health care in the National Health System in the city of Diadema | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
local.description.objetivo | O principal objetivo do caso é apontar vantagens e desafios que enfrenta um gestor de um sistema de saúde, seja ele público ou privado, a partir da decisão para uma possível mudança do modelo de atenção ancorado nos serviços de urgência e emergência hospitalares para o fortalecimento do cuidado em saúde na rede de atenção primária no município. O caso discute políticas de saúde, sobretudo a brasileira, nos três níveis – municipal, estadual e federal –, além de estratégias e aplicabilidade organizacional do modelo de atenção nas redes de atenção à saúde da população do município de Diadema, em São Paulo. Permite refletir sobre o tratamento integral desejável – e muitas vezes difícil de alcançar – contra o tratamento pontual, que resolve apenas o problema imediato, mas que, apesar da baixa resolutividade, aparentemente atende ao desejo do paciente. Mostra também que, na construção de um modelo para a saúde, o gestor deve considerar tanto os desejos quanto as necessidades, respectivamente traduzidos na epidemiologia pela demanda do serviço e pelas taxas de morbidade e mortalidade. O caso foi desenhado para ser aplicado idealmente no curso de MBA em Saúde e nas disciplinas de Políticas de Saúde e Regulação e Fundamentos de Gestão em Saúde, mas pode subsidiar temas como administração de sistemas, organização de sistemas e serviços, governança de sistemas e serviços e tomada de decisão/estratégias. | |
local.description.sinopse | O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, abrangendo desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos e tendo a missão de garantir o acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado em 1988, pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos então mais de 180 milhões de brasileiros. Ao estabelecer que a saúde é um dever do Estado, a Constituição se refere a todo poder público: a União (pelo Ministério da Saúde – MS), os estados e o Distrito Federal (pelas Secretarias Estaduais de Saúde – SES) e os municípios (pelas Secretarias Municipais de Saúde – SMS). Na cidade de Diadema: o novo corpo dirigente do governo foi composto no início de 2009 após processo eleitoral realizado no ano anterior, e assim, foi definido quem seria o gestor da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Dra. Aparecida L. Pimenta - médica sanitarista, doutora em saúde pública. A então gestora empossada da SMS, ou seja, a gestora da instituição responsável pela gestão do SUS municipal, encontrava-se preocupada com o orçamento de sua pasta e já identificava necessidades de mudanças, mas não enxergava com facilidade novos recursos para serem aplicados em suas novas ações. Ela sabia que os atuais indicadores de qualidade do SUS dentro do município estagnaram e alguns até haviam piorado, mesmo com aplicações crescentes de recursos financeiros. Havia necessidade de realizar ações estratégicas para ofertar melhores serviços de saúde para a população. Era sabido que em 2008, a Prefeitura Municipal de Diadema destinou 31,05% de seu orçamento em saúde e a média de investimento do município nos últimos quatro anos foi de 29,63%, sabendo que somente 15% eram obrigatórios pela Emenda Constitucional 29 (EC29) do país para se investir em saúde em um município. Dilema: O maior dilema da gestora era reconsiderar o modelo de atenção em saúde implantado no município. Seria suficiente complementar a RAS com mais reformas, mais equipamentos, mais médicos generalistas e especialistas para mudar os indicadores de saúde do SUS do município (fazer mais do mesmo)? Ou seria melhor consolidar a rede de serviços do SUS já existente em Diadema e investir na qualificação da atenção voltada para a integralidade, tanto no que tange à maior integração dos serviços e das áreas como na integralidade do cuidado, com o fortalecimento de equipes multiprofissionais e não apenas dos serviços médicos (fazer diferente)? Haveria orçamento e apoio político suficientes para as mudanças que seriam propostas? | |
local.publisher.city | São Paulo | |
local.publisher.country | Brasil | |
local.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | |
publicationissue.issueNumber | AE-P0022 |
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