Logo do repositório
Coleções
Navegar
  • Português
  • English
  • Español
Entrar
Novo usuário? Cadastre-se.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Araujo, Alcides Carlos de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Evento
    Um “Campo” de Oportunidade para o Patrocinador: um Estudo Sob A Perspectiva Da Identidade Social
    (2016) Fleury, Fernando A.; Corat, Pedro; GIULIANA ISABELLA; Araujo, Alcides Carlos de; Feldmann, Paulo Roberto; Cruz, Ana Carolina Costa
    Entender quais aspectos da experiência de consumo são necessários para o desenvolvimento de um patrocínio eficaz é a chave para o marketing esportivo se tornar eficiente. Este artigo propões que o resultado positivo de um patrocinador é resultado de um alinhamento entre patrocinadores, patrocinados e consumidores, ou seja, tenham objetivos ou características em comum. Desta forma, o presente estudo visa investigar a relação existente destes atores. Para isto, optou-se por estudar o patrocínio no esporte. Propõe-se ainda que os torcedores mais assíduos ao estádio são mais abertos a se relacionar com os patrocinadores e, por consequência adquirir seus produtos. Assim, por meio de análise fatorial confirmatória (CFA) e modelo de Equação Estrutural, analisa-se 5 hipóteses que demonstram a relação entre identificação com time, o esporte, e o estádio e a influência destes mecanismos na experimentação de novos produtos dos patrocinadores. Os dados foram coletados com 928 torcedores da cidade do Rio de Janeiro, em duas partidas realizadas no Maracanã. As análises do modelo corroboram com 4 das 5 hipóteses apresentadas. E ainda, indicam existir um forte papel no desenvolvimento das relações entre torcedor e patrocinador, já que o envolvimento do torcedor com o estádio interfere no modelo. Os resultados deste estudo permiti inferir que investir nas arenas esportivas pode trazer resultados além das bilheterias. O estádio pode ser a chave para o sucesso financeiro dos times. Pesquisas futuras e limitações do estudo são discutidas no final do artigo.
  • Logo Insper
  • Contato

    conteudobiblioteca@insper.edu.br
    +55 (11) 94764-1087
    +55 (11) 4504-2360

  • Atendimento

    Segunda a sexta das 8h às 22h
    Sábados das 8h às 17h

  • Configurações de cookies
  • Enviar uma sugestão

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia - São Paulo/SP - Brasil - CEP: 04546-042 | Tel: (11) 4504-2400

Gestão e Curadoria: Biblioteca Telles