Logo do repositório
Coleções
Navegar
  • Português
  • English
  • Español
Entrar
Novo usuário? Cadastre-se.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Fernandes, Paulo Cesar"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por Página
  • Opções de Ordenação
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Agências de viagem e grupos estratégicos: uma análise de classes latentes
    (2013) Fernandes, Paulo Cesar
    Os avanços das Comunicações e da Tecnologia da Informação têm acrescentado desafios à cadeia composta por companhias aéreas, sistema de distribuição global e agências de viagens, inicialmente considerada bastante estável. Agências de viagem tradicionais, especialmente no Brasil, vêm enfrentando enormes desafios: não só as companhias aéreas têm cortado comissões como também vêm tentando reduzir os seus custos de distribuição, vendendo diretamente seus produtos através dos seus portais e buscando a desintermediação das vendas. Este movimento impacta diretamente os Sistemas Globais de Distribuição e consequentemente, as próprias agências de viagem, cuja receita vem parcialmente de incentivos fornecidos pelos GDS, criando assim um ciclo recursivo. Este estudo avalia a existência de grupos estratégicos no mercado brasileiro composto por agências de viagens com o objetivo de elaborar sobre como estas interagem com os GDS’s e com as outras agências de viagens para manter e desenvolver a sua posição no mercado. O termo “grupo estratégico” neste contexto está ligado a grupos que tendem a se comportar de maneira semelhante, principalmente quando ocorre uma mudança no ambiente de negócios. O Modelo de Classes Latentes foi aplicado a uma amostra de 4.288 pontos de venda de agências de viagem localizadas em território brasileiro. Este método de agrupamento permitiu a classificação das agências de viagens em subgrupos com base em variáveis observáveis, tais como número de reservas aéreas e cancelamentos realizados por cada ponto de venda. Os resultados do estudo apontam para a presença de grupos que se comportam de forma semelhante em seu relacionamento com GDS’s e com outras agências de viagens e não parecem estar alinhados com especulações a respeito do fim das agências de viagens.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Do strategic behaviors link travel agencies in Brazil?
    (2016) Madalozzo, Regina Carla; Fernandes, Paulo Cesar
  • Logo Insper
  • Contato

    conteudobiblioteca@insper.edu.br
    +55 (11) 94764-1087
    +55 (11) 4504-2360

  • Atendimento

    Segunda a sexta das 8h às 22h
    Sábados das 8h às 17h

  • Configurações de cookies
  • Enviar uma sugestão

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia - São Paulo/SP - Brasil - CEP: 04546-042 | Tel: (11) 4504-2400

Gestão e Curadoria: Biblioteca Telles