Navegando por Autor "Serdeira, Amiris de Paula"
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Livro Mãe Coruja Pernambucana: um olhar sobre os números(2017) Queiroz, Eduardo de C.; Serdeira, Amiris de Paula; Garcia, Beatriz Silva; Soares, Camila Mata Machado; Coutinho, Diana; Cuffa, Marina de; RICARDO PAES DE BARROS; Mendonça, RosaneTrabalho de Conclusão de Curso Uso de metodologias inovadoras para desenho de política educacional em parcerias entre setor público e terceiro setor: um estudo de caso do Programa Minha Escola, no Estado de São Paulo(2020) Serdeira, Amiris de PaulaEste estudo tem por objetivo analisar a ideação e construção de um programa fruto da parceria entre terceiro setor e setor público, que utiliza metodologia design thinking, bem como identificar as potencialidades do envolvimento de gestores escolares para o sucesso de implementação de políticas educacionais. Foi adotada a metodologia de estudo de caso, para fazer uma análise do programa “Minha Escola”, a fim de compreender como foi o processo de co-criação entre o setor público e o terceiro setor, mais especificamente essa parceria entre o Estado de São Paulo e o Instituto Ayrton Senna, no ano de 2017-2018. O trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre a evolução das políticas educacionais e do papel do gestor escolar no Brasil, bem como uma contextualização sobre a metodologia de design thinking, no qual o desenho do programa foi inspirado, do seu uso nas políticas públicas e em especial na educacional. Além disso, é feita uma descrição e análise em profundidade do programa, onde foram analisados documentos (atas, relatórios, documentos oficiais, pesquisas e avaliações), assim como entrevistas semiestruturadas com atores envolvidos nesse processo. Este trabalho e suas conclusões pretendem jogar luz ao debate da construção de uma política educação que considere tanto metodologias inovadoras como o design thinking, que trazem frescor e inovação para a discussão de políticas públicas educacionais, bem como da relevância da inclusão de gestores escolares nessa construção, dada sua importância como ator conector entre a secretaria e a escola.