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Texto para discussão Can Flexible Exchange Rates Still “Work” in Financially Open Economies?(2001) GINO ABRAHAM OLIVARES LEANDRO; Goldfajn, IlanTexto para discussão Dry law and homicides: evidence from the São Paulo metropolitan area(2010) Biderman, Ciro; JOÃO MANOEL PINHO DE MELLO; Schneider, Alexandre A.Texto para discussão Instituto Semeia: construindo as bases para investimentos de impacto nas unidades de conservação brasileiras(2013) SERGIO GIOVANETTI LAZZARINI; ANDREA MARIA ACCIOLY FONSECA MINARDI; Pongeluppe, Leandro S.Texto para discussão Natura e o desenvolvimento de uma cadeia de fornecimento sustentável na Amazônia.(2013) Boehe, Dirk Michael; Pongeluppe, Leandro Simões; SERGIO GIOVANETTI LAZZARINITexto para discussão VOX Capital: Equilibrando Retorno Financeiro e Social em Investimentos de Impacto(2013) SERGIO GIOVANETTI LAZZARINI; ANDREA MARIA ACCIOLY FONSECA MINARDI; Pongeluppe, Leandro S.Texto para discussão GERA Venture Capital: Escalando Oportunidades Educacionais para Jovens de Baixa Renda (Parte B)(2014) SERGIO GIOVANETTI LAZZARINI; Pongeluppe, Leandro S.; Ito, Nobuiuki CostaTexto para discussão GERA Venture Capital: Escalando Oportunidades Educacionais para Jovens de Baixa Renda (Parte A)(2014) SERGIO GIOVANETTI LAZZARINI; Pongeluppe, Leandro S.; Ito, Nobuiuki CostaTexto para discussão O que ocorreu com a distribuição de renda e a pobreza na América Latina?(2015) GINO ABRAHAM OLIVARES LEANDRO; Goldfajn, IlanEste relatório tem como objetivo único fornecer informações macroêconomicas, e não constitui e nem deve ser interpretadocomo sendo uma oferta de compra ou venda ou como uma solicitação de uma oferta de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro, ou de participação em uma determinada estratégia de negócios em qualquer jurisdição. As informações contidas neste relatório foram consideradas razoáveis na data em que o relatório foi divulgado e foram obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis. O Grupo Itaú Unibanco não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações. Este relatório também não tem a intenção de ser uma relação completa ou resumida dos mercados oudesdobramentos nele abordados. As opiniões, estimativas e projeções expressas neste relatório refletem a opinião atual do analista responsável pelo conteúdo deste relatório na data de sua divulgação e estão, portanto, sujeitas a alterações sem aviso prévio.]Texto para discussão Avante: humanizando as soluções financeiras para os microempreendedores da base da pirâmide(2015) Moron, Caroline Raiz; Ito, Nobuiuki Costa; Pongeluppe, Leandro Simões; SERGIO GIOVANETTI LAZZARINI; CARLA SOFIA DIAS MOREIRA RAMOSTexto para discussão O projeto Villa Flora: inovação e engajamento comunitário no mercado imobiliário brasileiro(2016) SERGIO GIOVANETTI LAZZARINI; Paschoal, Luis Norberto; Moron, Caroline Raiz; Saes, Paula Macchione; Pongeluppe, Leandro S.; Ito, Nobuiuki CostaTexto para discussão Sequential Bayesian learning for stochastic volatility with variance-gamma jumps in returns(2017) Warty, Samir P.; HEDIBERT FREITAS LOPES; Polson, Nicholas G.Texto para discussão Contrato de impacto social no estado de São Paulo: investindo com metas de desempenho no ensino médio(2019) SERGIO GIOVANETTI LAZZARINI; Saes, Paula Macchione; SANDRO CABRAL; Setter Filho, José Geraldo; Teodorovicz, Thomaz; Mitidieri, Marcos D’Avino; Borges, João Marcelo; Bardal, Diogo FalchanoTexto para discussão Empreendedorismo Feminino de Baixa renda: Quando o Negócio é a Privacidade(2020) Menegon, Leticia Fantinato; Cernev, Adrian Kemmer; Ferreira, Fernando Coelho Martins; Balian, José Eduardo AmatoObjetivo do caso: proporcionar discussões sobre os desafios de gestão enfrentados por empreendedores no início de suas operações, considerando, também, diferentes modelos de negócio no varejo. Metodologia/abordagem: caso de ensino em Administração, baseado em um empreendimento real, iniciado em uma incubadora de negócios. Principais resultados: a InSense, negócio desenvolvido pela Grazi, uma empreendedora de baixa renda, passa por uma série de desafios de gestão, frente ao crescimento da empresa, a saber: o preconceito associado à sua linha de produtos, a baixa confiabilidade de seus parceiros logísticos e a crescente concorrência chinesa, majoritariamente formada por produtos de baixo preço e de baixa qualidade. Tais adversidades, aliadas à falta de experiência gerencial da empreendedora e ao emergente conflito de canais de vendas, levaram-na a avaliar a necessidade de reformular o modelo de negócio da empresa. Contribuições teóricas/metodológicas: desenvolver no aluno(a) a capacidade de resolver problemas de gestão, de média e alta complexidade, no que diz respeito a um empreendimento com potencial de crescimento escalável. Relevância/originalidade: o caso permite discussões relevantes acerca das estratégias de comércio eletrônico, de soluções logísticas, de enfrentamento da concorrência chinesa, de fornecimento e de canais de vendas. Contribuições sociais/para a gestão: ajudar estudantes a enfrentar as dificuldades do processo inicial de empreender, observando as peculiaridades que envolvem a gestão de um negócio em desenvolvimento.- 3 Marias: de mulheres para mulheres(2022) Menegon, Leticia Fantinato; Cernev, Adrian Kemmer; Balian, José Eduardo AmatoObjetivo do caso: ajudar estudantes a avaliar as dificuldades do processo empreendedor, observando as particularidades que envolvem a concepção do negócio e sua validação, a distância entre o conceito do negócio e sua efetiva operacionalização e monetização. Metodologia/abordagem: caso de ensino em Administração, baseado em um empreendimento real, iniciado em uma incubadora de negócios. Principais resultados: o caso favorece reflexões acerca das metodologias adotadas no processo de validação do modelo de negócio, bem como a construção do seu MVP. Contribuições teóricas/metodológicas: desenvolver no aluno a capacidade de avaliar o processo adotado de validação do modelo de negócio, desde as entrevistas até o MVP. Relevância/originalidade: estimular a discussão crítica acerca da construção do MVP de uma startup. O caso, também, proporciona um debate sobre o abismo existente entre a concepção do modelo de negócio e sua operacionalização, inclusive no que tange à sustentabilidade financeira do modelo proposto. Contribuições sociais / para a gestão: ajudar estudantes a enfrentar as dificuldades do processo de validação do modelo de negócio à construção de um MVP, bem como desenvolver um modelo de sustentação financeira de um empreendimento de impacto social.
Texto para discussão Relatório de Equilíbrio Racial(2022) SERGIO PINHEIRO FIRPO; França, Michael; Portella, AlyssonEste relatório apresenta os principais resultados referentes ao Índice de Equilı́brio Racial (IER), desenvolvido pelo Núcleo de Estudos Raciais do Insper em parceria com a Folha de São Paulo. O Índice avalia o equilı́brio da representação racial no Brasil tem três componentes: Renda, Educação e Longevidade, agregando essas três dimensões em um ı́ndice composto, o IER. A análise inclui os anos de 2001 até 2021, incluindo os nı́veis nacional, regional e estadual. Os resultados mostram grandes avanços na dimensão da Educação, uma certa estagnação na dimensão da Renda, e aumento das desigualdades raciais na dimensão Longevidade. O IER como um todo mostra avanço lento, sendo necessário mais de 100 anos para atingirmos o equilı́brio racial. Além do IER, também apresentamos resultados mais detalhados para educação, incluindo desequilı́brios raciais no Ensino Fundamental (EF) completo e incompleto e Ensino Médio completo. Também avaliamos o equilı́brio em relação a matriculas totais e nas séries adequadas ao longo da infância e juventude. O atraso escolar já surge nos primeiros anos do EF e cresce muito na passagem do EM para a fase universitária. Porém, houveram ganhos nas últimas duas décadas em todas essas dimensões.Texto para discussão Mapa da Desigualdade Racial na Violência(2022) SERGIO PINHEIRO FIRPO; França, Michael; Nascimento, Fillipi; Portella, Alysson; Santos, AlissonO presente relatório é primeiro de um trabalho mais amplo de mapeamento da desigualdade racial na violência. Apresentamos diversas estatísticas relacionadas à evolução da taxa de homicídios e do Índice de Equilíbrio Racial por grupo de raça/cor entre 2010 e 2020. Como resultados iniciais, verificamos que: i) o percentual de pessoas negras vítimas de homicídios aumentou ao longo do tempo; ii) a taxa de homicídios entre indígenas teve um aumento expressivo, sobretudo, na região Norte; iii) nas regiões Sul e Sudeste, as taxas de homicídios de pessoas de cor preta são as maiores e, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, as maiores taxas são as de cor parda; iv) todas regiões do país tiveram uma piora no Índice de Equilíbrio Racial dos homicídios no período analisado; v) a região Sul não tinha desequilíbrio racial em 2010 e, apesar de o índice ter aumentado ao longo do tempo, ele permanece relativamente baixo frente às demais regiões; vi) a região Nordeste apresenta o maior desequilíbrio racial nos homicídios; viii) os estados do Brasil mais desequilibrados racialmente são: Amapá, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe.Texto para discussão Desigualdade racial na educação básica(2023) Barbosa, Gerrio; França, Michael; Portella, AlyssonDesde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e uma das principais formas de monitorar a qualidade da educação básica do Brasil. Este relatório usa informações dessa avaliação para apresentar uma descrição das desigualdades raciais no desempenho dos alunos nos testes de Português e Matemática, compreendendo o período de 2007 a 2019. As evoluções e comparações ao longo dos anos são realizadas por meio de médias, hiatos de desempenho e o Índice de Equilíbrio Racial (IER). Os resultados encontrados apontam para um crescimento das medias gerais dos testes no período, porem, acompanhados do aumento das disparidades de desempenho entre negros e brancos. Quando analisa-se os níveis de aprendizado, os negros estão sobrerepresentados na escala “Insuficiente“ de aprendizado, enquanto os brancos estão sobrerrepresentados no nível “Avançado” de desempenho. Em relação ao gênero, as mulheres dominam as melhores notas em Português, ao passo que os brancos têm as melhores notas em Matemática.Texto para discussão Desigualdade racial no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)(2023) Ferreira, Francisco; França, Michael; Portella, AlyssonNas últimas décadas, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) passou por diversas transformações e, atualmente, representa o principal exame de acesso ao ensino superior público e aos programas do governo federal que fornecem bolsas e financiamento em instituições privadas. Diante disso, o objetivo desse relatório é apresentar um conjunto de estatísticas relacionadas ao acesso e desempenho no ENEM entre os anos de 2010 e 2019. Quanto ao acesso, os resultados indicam que houve um aumento do número de negros por um curto período. Em relação ao desempenho, observou-se que, em média, os candidatos negros estão ficando para trás em relação aos seus pares brancos.Texto para discussão Brancos e Negros na Distribuição de Renda(2024) França, Michael; Portella, Alysson; Souza, EriveltonEste estudo abordou a composição racial da população brasileira em aspectos do mercado de trabalho e renda, evidenciando a sobrerrepresentação da população negra nos estratos de menor renda, ao passo que há uma sub-representação nos estratos mais elevados. As disparidades identificadas refletem-se em outras dimensões da vida, como taxas de extrema pobreza mais altas entre negros, especialmente no Nordeste, chegando a aproximadamente 20% em 2022. Além disso, a presença reduzida de negros em cargos gerenciais, em comparação com sua proporção na população total, destaca barreiras que comprometem a equidade no mercado de trabalho. O desfecho desses padrões sublinha a significativa desigualdade socioeconômica e racial no Brasil, evidenciando notáveis discrepâncias entre os estratos mais altos de renda entre brancos e os estratos mais baixos entre negros, com uma diferença de 90 vezes no Nordeste e 30 vezes no Sul.Texto para discussão Desafios na Coleta de Dados Raciais na Educação Brasileira(2024) Barbosa, Gerrio; Duque, Daniel; Ferreira, Francisco; França, MichaelEsta nota técnica apresenta algumas estatísticas relacionadas a falta de informação na autodeclaração de cor/raça nos principais repositórios de dados educacionais no Brasil: Saeb, Censo Escolar e ENEM. No Saeb, a ausência de autodeclaração parece estar mais relacionada a não realização do exame do que a vontade dos alunos em declarar sua cor/raça. No Censo Escolar, há uma proporção maior de estudantes não classificados racialmente, sendo sugerido que as informações raciais do Saeb, especialmente para os 5º e 9º anos do EF, sejam mais confiáveis. Quanto ao ENEM, a transição para inscrições online a partir de 2010 reduziu significativamente os dados ausentes, destacando a eficácia do formato online. Assim, recomenda-se que o Saeb e o Censo Escolar também adotem o preenchimento online do questionário para melhorar a qualidade dos dados e das pesquisas.