Trabalho de Evento
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Trabalho de Evento Judicialização da saúde(2017) PAULO FURQUIM DE AZEVEDOTrabalho de Evento Invasões de terra e meio-ambiente: um efeito no perfil do investimento(2011) PAULO FURQUIM DE AZEVEDO; Orellano, Verônica Inês Fernandez; Saes, Maria Sylvia Macchione; Nascimento, Viviam Ester de SouzaTrabalho de Evento Impacto de fusões e aquisições sobre a qualidade do ensino superior(2015) PAULO FURQUIM DE AZEVEDO; Garcia, Carolina PolicarpoFusoes e aquisicoes afetam incentivos para diversas escolhas estrategicas. A literatura empırica, contudo, concentra-se quase exclusivamente nos efeitos sobre precos e quantidades, desconsiderando efeitos sobre a qualidade dos produtos. Este estudo responde a esta questao ao analisar cerca de 120 Instituicoes de Ensino Superior (IES) adquiridas por redes educacionais, em um setor em que a qualidade e observavel. A analise dos efeitos foi dividida em tres etapas: (i) efeito medio da aquisicao, (ii) efeito dinamico e (iii) avaliacao por rede adquirente. Os resultados indicam que a aquisicao esta associada a um efeito medio positivo sobre indicadores de qualidade. Os resultados sugerem tambem que o efeito dinamico e heterogeneo, sendo mais rapido sobre o numero de Doutores e observado apenas apos dois anos no total de matrıculas e ingressantes. Alem disso, a rede adquirente ´e relevante para avaliacao dos efeitos da aquisicao, de modo que os resultados podem ser distintos a depender das caracterısticas de quem compra a IES. Os impactos encontrados sao validos utilizando diferentes especifica¸coes de modelos e indicam a necessidade de se considerar efeitos sobre a qualidade na analise de fusoes.Trabalho de Evento Nem muita folga, nem muito aperto: a relação entre restrição fiscal e Parcerias Público-Privadas(2017) PAULO FURQUIM DE AZEVEDO; Azevedo, DaniloEsse trabalho investiga a hipótese de que a autoridade administrativa evita o provimento de serviços públicos via PPPs em situações de muita folga ou de muito stress fiscal. Este efeito decorre da característica distinta das PPPs de requerer recursos de atores públicos e privados, o que faz que a sua ocorrência seja mais comum em situações em que a condição fiscal da administração pública é intermediária. Para a investigação empírica, utiliza-se uma base de dados detalhada de 194 projetos no Brasil, obtida com a colaboração da empresa Radar PPP. Destes, 86 são PPPs realizadas por diferentes autoridades administrativas e em diferentes setores. Dados relativos aos projetos existentes, mas não realizados, permitem ainda mitigar possível viés de seleção na comparação com autoridades administrativas que não realizaram PPPs. Os resultados revelam que uma PPP é seis vezes mais provável quando a situação fiscal é intermediária do que quando a autoridade pública está sob forte restrição fiscal ou, em menor magnitude, quando está com folga fiscal. Isso significa que uma política de fomento a PPPs deve se atentar às condições das finanças municipais, algo especialmente relevante quando se discute programas de regularização fiscal de estados e municípios. Se a restrição fiscal for muito elevada, pode comprometer a realização de projetos de PPP que, a princípio, poderiam servir para atrair capital privado para a provisão de serviços públicos.