Iniciação Científica e Tecnológica

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3250

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Relatório de Iniciação Científica
    Accelerating factors for Fintech financing via Private Equity and Venture Capital: Founding team’s perspective
    (2025) Lage, Lucas Kelles Melo
    O foco desse estudo é investigar os principais determinantes da probabilidade de Fintechs receberem financiamento - seja seed, early-stage, late-stage ou private equity em mercados emergentes. Apesar do cenário das Fintechs terem experienciado uma evolução em anos recentes, tanto em capitalização de mercado e investimento, muitas startups ainda enfrentam problemas para sobreviver devido a alta necessidade de financiamento. A partir de uma base de dados da Crunchbase com 39550 Fintechs, espalhadas em 24 países emergentes, essa pesquisa utiliza um modelo de regressão logit para testar como características de fundadores são relacionados com o financiamento. Em específico, busca-se testar se experiência prévia em empreendedorismo, número de fundadores e combinação entre essas duas variáveis afetam a probabilidade de receber financiamento. Os resultados mostram que fundadores com experiência prévia diminuem as chances de financiamento, enquanto empresas com múltiplos fundadores tem chances maiores. A combinação entre as variáveis apresentou um coeficiente positivo, sugerindo um efeito de sinergia com essas duas condições. Variáveis controles - tanto específicas de países e de empresas – foram incluídas para dar robustez para a análise. Um resultado fundamental mostra que startups com vários fundadores com experiência prévia tem 848% mais chance de receberem financiamento. A principal contribuição do artigo para a literatura é entender como características dos fundadores de uma Fintech estão correlacionadas com a probabilidade de financiamento.
  • Imagem de Miniatura
    Relatório de Iniciação Científica
    Análise Econométrica do Comportamento do Minério de Ferro frente a Variáveis Macroeconômicas e de Mercado
    (2025) Belisiario, Gabriel Nobrega
    Este estudo investiga o comportamento dinâmico dos preços do minério de ferro em resposta a variáveis macroeconômicas e de mercado relevantes. Combinando técnicas econométricas de previsão e modelagem de volatilidade, a pesquisa emprega análises de correlação cruzada, juntamente com modelos ARIMAX e ARIMAX-GARCH, para identificar relações temporais e efeitos de transmissão de volatilidade. A investigação abrange determinantes exógenos, como preços de commodities industriais, taxas de câmbio, taxas de juros e indicadores de atividade, avaliando sua significância e impactos defasados na formação do preço do minério de ferro. Os resultados indicam que os preços de metais industriais apresentam poder explicativo imediato e consistente, enquanto as commodities energéticas e variáveis macroeconômicas contribuem com efeitos mais defasados e menos robustos. Essas conclusões oferecem uma compreensão mais aprofundada sobre a formação de preços e a transmissão de volatilidade no mercado global de minério de ferro, trazendo implicações práticas para participantes do mercado e formuladores de políticas
  • Imagem de Miniatura
    Relatório de Iniciação Científica
    A influência de fatores macroeconômicos na consolidação de novas empresas: mercados mais competitivos geram um melhor ambiente para o financiamento de startups?
    (2024) Silva, Vitor Rodrigues
    Com a maturação atual do mercado de venture capital e a expansão do modelo de negócios das startups, o presente trabalho busca entender as relações entre o componente estrutural do mercado financeiro e o ambiente macroeconômico dos países da América Latina com o valor total que essas empresas conseguem captar em cada fase de financiamento para a expansão de seus negócios. O período estudado corresponde aos anos de 2011 a 2022. A metodologia utilizada para a estimação é a de painel dinâmico, e os dados empregados no estudo foram obtidos via acesso à Crunchbase para as informações das empresas e junto aos bancos centrais dos países, além do Banco Mundial, para as informações macroeconômicas. Os resultados apontam relação significante para a dependência temporal de arrecadação que identifica possível reversão à média dos investimentos, enquanto a taxa de juros também se mostra relevante, mas de maneira diferente de atuação para cada fase.