Iniciação Científica e Tecnológica

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    Relatório de Iniciação Científica
    Construção de modelo de geração de música com Deep Learning
    (2022) Eller, Vinicius Grando
    Um desafio que compositores enfrentam em suas carreiras, é o processo criativo para iniciar uma obra. Por meio de aprendizado profundo, este projeto tem como objetivo construir um modelo que seja capaz de gerar músicas, a partir de uma base de dados composta por um ritmo específico, possibilitando uma solução para o problema dos compositores. Com este propósito, o trabalho apresenta o necessário sobre teoria musical, para o fácil entendimento dos possíveis formatos de armazenamento e representação de arquivos digitais de áudio, o que resulta no uso do formato MIDI e sua conversão para a representação piano roll, que é facilmente vetorizada. O estudo tem sua fundação em duas bases de dados de estilos diferentes, uma composta por músicas do videogame gameboy, enquanto a outra base de dados é integralmente de músicas clássicas de um único compositor, Johann Sebastian Bach. Como existem diversos modelos que podem gerar música e o objetivo não é realizar um resumo, a análise será feita utilizando apenas duas classes diferentes de autoencoders: stacked e variational, além de desenvolver um modelo baseado em redes convolucionais. O encerramento do estudo comprova que é possível gerar musicais que respeitam a teoria musical, também sendo agradáveis ao ouvido humano. Sendo assim, a tecnologia pode ser futuramente utilizada para inovar o ramo musical, por meio da criação de novas obras ou pela quebra de momentos de dificuldade no processo criativo de um compositor.
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    Relatório de Iniciação Científica
    Estudo comparativo de modelos de otimização de agentes autônomos baseados em aprendizado por reforço
    (2022) Rocha, João Gabriel Valentim
    O estudo comparativo de modelos de optimização de agente autônomos tem influência direta nas circunstâncias tecnológicas atuais. O crescimento exponencial do número de aplicações da área de Reinforcement Learning tem trazido a necessidade de estudos comparativos, haja vista a importância de selecionar e utilizar algoritmos cada vez mais atuais, mais rápidos e mais eficientes para aquela tarefa. Logo, nosso objetivo é trazer um estudo detalhado a respeito do desempenho, sob as métricas adequadas, que os principais algoritmos de optimização de agentes autônomos têm e compará-los. Nesse sentido, utilizamos um ambiente de simulação para entender cada algoritmo na essência enquanto fazemos cada estudo comparativo. Sob essa perspectiva, é de suma importância tomar como base os estudos mais recentes de algoritmos de optimização que são utilizados hoje. A utilização das métricas para avaliar um algoritmo vai variar de algoritmo para algoritmo, caberá a nós escolher e utilizar as mais adequadas para aquele tipo de processo de aprendizagem do agente. Além disso, alguns métodos podem ser inseridos junto ao algoritmo, com o intuito de melhorar a performance da aprendizagem do agente. Nesse sentido, utilizamos os métodos de Curriculum Learning e Transfer Learning, que consiste na ideia de transferência de aprendizado por meio de um curriculum. Em outras palavras, é possível que um agente possa aprender a realizar uma tarefa complexa pela secção dessa tarefa em tarefas menores que podem transferir o aprendizado de uma tarefa (menos complexa) para a próxima (mais complexa). Dessa forma, é possível que a curva de aprendizagem (ou a de recompensa acumulativa) venha a convergir em um tempo menor e com menos esforço. O processo de estabelecer um comparativo entre modelos de algoritmos de optimização de agente autônomos é, portanto, crucial para o embasamento necessário que permite que o número de aplicações e solução de problemas cresçam cada vez mais, sobretudo, aquelas que envolvem as técnicas de Reinforcement Learning.