Iniciação Científica e Tecnológica

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3250

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Relatório de Iniciação Científica
    Desenvolvendo um manual de eye tracking para investigar como as músicas influenciam a atenção na publicidade
    (2025) Franco Júnior, Anderson Soares
    Este trabalho oferecer um guia sobre a aplicação do eye tracking na análise das trilhas sonoras em anúncios, investigando relações entre estímulos auditivos e os comportamentos dos espectadores. A pesquisa contextualiza o rastreamento ocular como uma ferramenta para compreender padrões de atenção visual. Apesar da tecnologia ser amplamente utilizada na psicologia, design e marketing, ainda há poucos relatos sobre sua aplicação na publicidade devido ao caráter interno das organizações. Assim, para testar o sistema um experimento foi conduzido com 10 voluntários que assistiram a uma série de anúncios com trilhas sonoras variadas. Durante a exibição, foi utilizado o eye tracking da Tobii para registrar os padrões de atenção visual dos participantes. Após a visualização, foi aplicado um questionário para coletar informações sobre a percepção dos anúncios e a influência da trilha sonora. Após a análise dos resultados concluiu-se que as músicas mais antigas, como de 1984, mostraram um forte efeito de nostalgia, fazendo a taxa de recordação da marca subir para 75% no público acima de 25 anos. Por outro lado, as músicas muito atuais, como de 2024, pareceram distrair os mais jovens, que tiveram a menor taxa de recordação, de apenas 40%. Isso sugere que uma música muito familiar pode ofuscar a mensagem da marca. Além disso, em alguns anúncios, como o da Nike, as músicas de 1984 fizeram os olhos se moverem de forma mais rápida e frenética, intensificando a sensação de velocidade. Já em outros anúncios, como o da Apple, músicas mais calmas de 1964 levaram a um tempo de observação maior. Dessa forma, a escolha de uma trilha sonora vai muito além da estética, é uma decisão estratégica.
  • Imagem de Miniatura
    Relatório de Iniciação Científica
    Sistema de gerenciamento simples de bateria de íon-lítio
    (2024) Franco Júnior, Anderson Soares
    Um dos principais desafios no processo de gerenciamento de uma bateria é estimar o seu estado de carga. Isso é devido à necessidade de criar um modelo matemático que descreva o comportamento da bateria. Portanto, para realizar essa atividade, é preciso conhecer antes propriedades químicas e físicas que influenciam o comportamento da bateria para, em seguida, fazer estimativas de parâmetros e assim chegar a um modelo que descreva bem a funcionalidade de uma bateria. Inicialmente, uma pesquisa sobre tipos de baterias é necessária para se compreender as influências de particularidades químicas na bateria, destacando principais tipos como níquel-cádmio, chumbo-ácido e íon-lítio. Posteriormente, com um foco principal no lítio, a bateria é então analisada como um circuito a fim de se obter um modelo matemático que descreva o comportamento equivalente da bateria a partir de componentes que simulem suas características.