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    Ecosystem Resilience for Climate Resilience, Strategies and Innovations: A Case Study from Developing Countries
    (2025) Beck, Donizete; Pal, Anindita; Zaveri, Purvi; Zheng, Anran; Tiwari, Atul K.; Majumdar, Sushobhan
    This chapter examines the strategies and innovations necessary for enhancing ecosystem resilience to climate change, focusing on developing countries. It highlights the importance of biodiversity and structural diversity in increasing resilience, suggesting that management practices promoting heterogeneity can mitigate climate warming impacts. Ecosystem restoration is highlighted as a critical strategy involving identifying and removing stressors such as pollution and land degradation. Techniques like plant establishment, topsoil replacement and reestablishment of microbial flora are essential for restoring ecosystem health and ensuring long-term recovery. Capacity building through educational programs is crucial for promoting sustainable practices and fostering climate-resilient ecosystems. Higher education institutions play a significant role in embedding sustainability principles and encouraging interdisciplinary collaboration despite challenges like limited resources. Technological solutions, particularly AI, are emphasized for their potential to improve climate predictions and support proactive adaptation strategies. These technologies can enhance decision-making strategies. While the theoretical underpinnings of ecosystem resilience are extensively documented, there still needs to be a more practical application of effective strategies within resource-constrained environments, necessitating the promotion of customized methodologies to tackle the distinct obstacles encountered by developing nations. Obstacles to the implementation process, such as inadequate education, insufficient infrastructure, and the lack of localized data, are acknowledged as significant challenges. Addressing these challenges necessitates a dedication to capacity building and promoting accessible technological innovations. This paper advocates for a multifaceted approach that integrates ecosystem restoration, capacity building, technological solutions, and community-based strategies to enhance ecosystem resilience and climate change mitigation efforts in developing countries.
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    Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Finanças Empresariais (PPGCFE): criação e evolução
    (2023) Oyadomari, José Carlos Tiomatsu; Formigoni, Henrique
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    A UTILIZAÇÃO DE LIBRAS NO AMBIENTE ESCOLAR PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO SURDAS
    (2021) Lopes, Raquel Aparecida; Amato, Cibelle Albuquerque de La Higuera
    A condição de indivíduos com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) Surdos é caracterizada pelos déficits relacionados ao transtorno e a ausência da audição, que frequentemente ocasionam incapacidades em desenvolver comunicação. Embora o quadro possa gerar comprometimentos, esses indivíduos podem se beneficiar de algumas estratégias no ambiente escolar quando adequadas às suas necessidades comunicativas. O estudo tem como objetivo verificar em um grupo de professores a possibilidade do uso da LibrasLíngua Brasileira de Sinais - como estratégia comunicativa de alunos com TEA Surdos, bem como identificar suas opiniões sobre qual escola seria mais adequada para o desenvolvimento de suas habilidades. Utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário tipo survey exploratório de abordagem quanti-qualitativa acessado na plataforma https://docs.google.com, com a participação de 38 professores que atuam nas EMEBS - Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos e em escolas regulares polos de atendimento inclusivos e bilíngues para Surdos. Foram conduzidas análises descritivas de percentual. Os resultados revelam que a libras é utilizada como principal estratégia na comunicação dos alunos em sala de aula (86,8%), e que esses professores combinam diferentes tipos de métodos de comunicação, como por exemplo, a utilização da Libras com o Pecs (55,3%), Gestos (39,5%), Fala Sinalizada (36,8%) e escrita (26,3%). Metade da amostra (50%) considera que alunos com TEA surdos apresentam um ritmo diferente na aquisição dos sinais, mas que a língua é um instrumento eficaz na comunicação (92,1%). Dos 38 professores (47,4%) concordam que esses alunos se desenvolveriam melhor nesses ambientes bilíngues se não estivessem inseridos em salas conjuntas, (28,9%) afirmam que deveriam estudar em sala de aula conjunta com os Surdos, no entanto, para (23,7%) esses alunos deveriam ser incluídos em escolas regulares de ensino. O estudo possibilitou a partir da opinião dos professores, evidenciar a libras como uma alternativa de comunicação que pode fazer parte das adaptações curriculares para alunos com TEA Surdos.
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    Livro
    Libras & Autismo - um diálogo possível?
    (2021) Lopes, Raquel Aparecida; Amato, Cibelle Albuquerque de La Higuera
    Este livro traz inquietações presentes no cotidiano escolar, no qual é possível perceber que os professores se deparam com dificuldades relacionadas ao processode comunicação com alunos com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo). Têm se tornado lugar comum nas EMEBS - Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos e em escolas regulares polos de atendimento inclusivos e bilíngues para Surdos a presença de alunos com TEA-Surdos. Essa condição é caracterizada pelos déficits relacionados ao transtorno e à ausência da audição e frequentemente ocasiona dificuldades em desenvolver a comunicação. Embora esse quadro possa gerar comprometimentos, esses alunos podem se beneficiar de algumas estratégias no ambiente escolar quando adequadas às suas necessidades comunicativas. Tal fato incita à discussão sobre as dificuldades encontradas pelos professores e corrobora os questionamentos sobre instrumentos decomunicação utilizados em sala de aula. Frente a esse quadro, na opinião dos professores, é possível propor a Libras – Língua Brasileira de Sinais como instrumento de comunicação para esses alunos? O leitor encontrará aqui aspectos relacionados aos Sistemas de C.A.A. - Comunicação Alternativa e Ampliada e a importância da Libras nesse contexto. O livro tem a finalidade de alcançar diversos públicos: estudantes, professores, ouvintes, Surdos e profissionais da surdez. Fonte: Amazon
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    Livro
    Impacto da Educação Técnica sobre a Empregabilidade e a Remuneração
    (2023) RICARDO PAES DE BARROS; LAURA MULLER MACHADO; Corradi, Lígia Lóss; Franco, Samuel; Rosalém, Andrezza
    Este livro documenta cuidadosamente as evidências empíricas sobre o impacto da EPTNM no mercado de trabalho. Um trecho, em particular, chama muita atenção: “...enquanto a proporção de alunos de diferentes etapas educacionais matriculados em programas de educação profissional chega a 32% nos países da OCDE, no Brasil essa participação não chega a 8%”. Tal fato, em conjunto com a ampla evidência de que a EPTNM tem efeitos positivos importantes sobre empregabilidade e a remuneração dos seus egressos, serve de subsídio para promover propostas de ampliação e atração de jovens para a educação profissional no Brasil.