Trabalho de Conclusão de Curso | Pós lato sensu
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3256
Navegar
23 resultados
Resultados da Pesquisa
Trabalho de Conclusão de Curso A recuperação das aprendizagens no período pós-pandêmico: desafios e possibilidades para a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo(2022) Silva, Wanusa Rodrigues daTrabalho de Conclusão de Curso A escassez de moradias adequadas no Brasil e a experiência do Programa Cheque Minha Casa no Estado do Maranhão(2022) Silva, Monique Martins daA falta de moradias adequadas para toda a população é um tema que permeia o debate público no Brasil há muitos anos. O objetivo central desse trabalho é analisar e compreender a profundidade desse problema no Brasil, bem como discutir o potencial do programa Cheque Minha Casa do Governo do Estado do Maranhão na solução desse problema. Propõe-se, assim, apresentar reflexões e analisar o contexto no qual a escassez de habitações adequadas no país se insere, a partir das análises de stakeholders e PESTEL, além de destacar possíveis soluções para o problema e detalhar o funcionamento do programa Cheque Minha Casa, de modo que seja possível compreender seu potencial frente ao tema abordado, destrinchando-o através da análise SWOT. Assim, esse estudo permitiu perceber que o Programa Cheque Minha Casa é sim uma alternativa viável para o problema elencado, no entanto, adequações ao contexto nacional são essenciais para que sua implementação seja possível a nível Brasil.Trabalho de Conclusão de Curso Trabalho de Conclusão de Curso Formação continuada de professores: uma análise das estratégias dotadas nos momentos formativos(2022) Francisco , João LuizO objetivo principal deste estudo é identificar, a partir da observação de quatro encontros formativos, realizados por duas redes de ensino, se as formações continuadas oferecidas aos educadores possuem características de programas eficazes. Tal tema torna-se relevante uma vez que é desejável que se oferte aos professores das redes públicas de educação formações continuadas que adotem estratégias de ensino que sejam eficazes e tenham o potencial de melhorar a prática docente. Na esfera federal, são encontradas iniciativas como Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores. Em relação aos estados, cada um desenvolve sua própria política pública para essa área. Os encontros formativos, objeto de estudo deste trabalho, foram observados com base em um formulário desenvolvido por Francisco (2022) que apresenta características de programas de formações continuadas eficazes. Como resultado, foi possível perceber que todas as formações assistidas possuem conteúdos atualizados. Já em relação as estratégias adotadas, constatou-se que todo o processo é muito centrado na atuação do formador. Também não se observou a presença de momentos estruturados para o compartilhamento de experiências e a análise de vídeos e/ou descrições escritas de situações de sala de aula. Quanto a gestão da formação, nenhuma foi iniciada com a apresentação dos seus objetivos. No entanto, as orientações dadas aos cursistas para a realização das atividades apresentaram-se claras, com espaço para que os cursistas sanassem suas dúvidas.Trabalho de Conclusão de Curso nota técnica - Programa Transcidadania(2022) Mesquita, Evandro Duarte de CamargoA nota técnica analisa os determinantes do problema público sob intervenção do Programa Transcidadania, o ambiente e os stakeholders que atuam na promoção da cidadania e dignidade da população trans, análise de causalidade via aplicação da teoria da mudança, bem como sistematizar recomendações para aprimoramento do monitoramento e avaliação da política. A metodologia envolve análise documental, bibliográfica e entrevistas com o Coordenador de Política LGBTI+ da Prefeitura de São Paulo.Trabalho de Conclusão de Curso A captura de agências reguladoras - o caso da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) durante o processo de incorporação de vacinas emergenciais para o Covid-19.(2022) Evangelista, Elisa CristinaA presente nota técnica analisará o debate acerca da influência de grupos de interesse no processo de incorporação de novas tecnologias pela ANVISA, como as vacinas para o Covid-19. Por meio de breve revisão bibliográfica a respeito de captura política e da análise do discurso de falas de Diretores da ANVISA em reuniões ordinárias, extraordinárias e coletivas de imprensa, pretende-se avançar no estudo de captura de agências reguladoras por interesses políticos e formular possíveis soluções para o problema da captura.Trabalho de Conclusão de Curso Acompanhamento sistêmico da aprendizagem dos alunos da Rede Municipal de Ituverava(2022) Menezes, Daniele FernandesTrabalho de Conclusão de Curso Responsabilidade Social Corporativa: Uma Perspectiva Internacional Sobre Discriminação de Gênero no Ambiente Corporativo e Glass Ceiling.(2021) Alcalá, Júlia Miranda LoesO presente trabalho tem o objetivo de tratar da discriminação de gênero quanto aos ambientes corporativos, buscando expor as diversas formas em que os atos discriminatórios são realizados, desde a entrada das mulheres na força de trabalho até as ocasiões em que estão preparadas para assumir cargos executivos. A pesquisa versa ainda sobre a ocorrência de glass ceiling na carreira do gênero feminino principalmente nos momentos em que estão escalando aos cargos seniores ou executivos, sendo impedidas de atingirem seus objetivos profissionais. Tendo em vista a realidade e frequência de tais atos discriminatórios contra as mulheres em suas carreiras, o trabalho busca soluções viáveis para a correção da discriminação e quebra do glass ceiling. Desta forma, a pesquisa identificou como viáveis para inclusão de mulheres nos ambientes corporativos a implementação de práticas de Responsabilidade Social Corporativa, que são ferramentas consequentemente ampliadas mediante a inserção de mulheres nos conselhos de administração e diretorias. Assim, a pesquisa exemplifica diversas práticas de RSC que podem ser adotadas pelas companhias para diminuir a desigualdade de gênero no ambiente corporativo, além de apresentar casos de sucesso das práticas implementadas por determinadas empresas.Trabalho de Conclusão de Curso A aplicação de Nudges para o aperfeiçoamento dos sistemas de Online Dispute Resolution no Direito do consumidor(2020) Auler, HenriqueO presente trabalho tem por objetivo analisar a aplicabilidade da ciência comportamental como forma de aperfeiçoar o ambiente de Online Dispute Resolution, verificando a possibilidade da aplicação de Digital Nudges em plataformas de resolução de disputas privadas e governamentais no Brasil e no mundo e seus possíveis impactos. A crescente digitalização da sociedade inaugura um desafio ao Poder Judiciário e ao meio empresarial quando as formas já estabelecidas de atendimento ao cliente e resolução de conflitos tornam-se obsoletas. Desta forma, pretende-se explorar a evolução das plataformas de Online Dispute Resolution sob a ótica do User Experience, com o intuito de, utilizando técnicas da ciência comportamental reintegrar o atendimento ao cliente à sociedade, mitigando assim o surgimento de litígios.Trabalho de Conclusão de Curso O desenvolvimento de competências comportamentais de profissionais da gestão pública brasileira(2022) Fior, GiseleAs competências comportamentais podem ser consideradas especialmente importantes para o desenvolvimento de atuais e futuras lideranças que valorizem e fomentem uma força de trabalho cada vez mais diversa e multidisciplinar. No entanto, apesar de ser um tema cada vez mais presente nas relações profissionais e há muito discutido nas práticas do setor privado, nota-se que pouca atenção é dada para o desenvolvimento das competências socioemocionais e interpessoais no setor público brasileiro. Este trabalho focou em analisar a situação atual do desenvolvimento de competências socioemocionais e interpessoais no setor público. Para isto, foi utilizada uma análise PESTEL, mapeando diferentes riscos e oportunidades do cenário atual para a incorporação destas práticas no setor público, tal como a atuação de advocacy por Organizações da Sociedade Civil e, mudanças constantes de liderança. Além disso, foi realizada uma análise da influência e interesse dos principais stakeholders interagindo com este desafio. São apresentadas as iniciativas selecionadas em três países: Nova Zelândia, Suíça e Estados Unidos. Através de uma análise comparativa optou-se por apresentar em uma matriz SWOT fonte (Quadro 3) três possíveis eixos de soluções que alavancam o processo de desenvolvimento das competências socioemocionais dos servidores públicos brasileiros: (i) em nível individual, (ii) em nível coletivo, e (iii) em nível organizacional. Sugere-se que estes componentes componham a solução a nível nacional. Também foram identificadas experiências brasileiras que já estão sendo implementadas nestes eixos e que merecem destaque. Sugere-se que os três eixos de soluções continuem sendo fomentados e implementados no setor público brasileiro e que, desta forma, mais dados de qualidade sejam gerados para subsidiar o desenho de caminhos para lidar com as reais necessidades dos diferentes órgãos e servidores públicos.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »