Núcleo Economia Urbana, Cidades Inteligentes e Big Data

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Descrição

Vinculado ao Centro

Centro de Pesquisa
Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper (Insper Cidades)
Resultado da parceria firmada entre Insper e Arq.Futuro em 2019, o Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro, que nasceu como Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e ganhou sua atual estrutura e a nova denominação em maio de 2024, tem na interdisciplinaridade a base de uma plataforma para o ensino e a pesquisa sobre o meio urbano, com foco na inovação.

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Resultados da pesquisa de publicação

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    Artigo Científico
    Urban Performance: A Systematic Literature Review Performance urbana: una revisión sistemática de la literatura sobre estudios urbanos
    (2024) Beck, Donizete; Ferasso, Marcos
    The focus here is to explore and organize the literature of urban studies on urban performance and the main indicators used. This study applies a literature review analysing a sample of 47 papers gathered from the Scopus database. All of the selected papers are concerned with urban studies, urban management, and urban planning. This study provides a guide for scholars and practitioners containing the main indicators used for measuring urban performance and how they can effectively explore those indicators to produce better research and policies. Findings reveal a synthesis of the most used indicators for measuring the urban performance of the mainstream approaches in urban studies (socioeconomic and demographic; environmental; smart cities; urban design, built environment, and territory; public administration, government, and governance; energy efficiency; sustainability and sustainable development; transportation and mobility; benchmarking; and global cities). Also provided are how these indicators can be better explored by scholars and practitioners. The social and managerial contributions of this paper lie in its synthesis of urban performance indicators, which can be useful for scholars to improve their research as well as to enable urban planners and managers to work more efficiently with urban policies and thus improve the desired urban performance for one or various approaches.
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    Policy Paper
    Avaliação do impacto da Faixa Azul nos sinistros de trânsito em São Paulo
    (2025) ADRIANO BORGES FERREIRA DA COSTA; Dutra, Adriano; Theil, Gustavo; Mugnol, Júlio
    A cidade de São Paulo enfrenta uma grave crise de segurança viária e as mortes no trânsito representam a terceira maior causa de mortes prematuras no país. Em especial, os motociclistas são a principal vítima desse cenário, considerando que estão envolvidos em cerca de 70% dos sinistros, 50% das mortes, mas representam apenas 5% dos deslocamentos diários. Em resposta, a Companhia de Engenharia de Trafego (CET) de São Paulo criou a Faixa Azul, uma medida inovadora com o objetivo de reorganizar o espaço viário e proporcionar mais segurança. Este estudo avalia o impacto da Faixa Azul sobre os sinistros de trânsito em São Paulo por meio da aplicação de métodos de inferência causal. A análise combina microdados do Infosiga-SP com informações viárias do OpenStreetMap e aplica modelos de Diferença-em-Diferenças específicos de adoção escalonada para estimar os efeitos da intervenção. Em todas as especificações, os impactos estimados foram pequenos e estatisticamente indistintos de zero. Se houve efeito, ele foi pequeno a ponto de não ser detectado. Os resultados sugerem que a demarcação preferencial para motociclistas, isoladamente, é insuficiente para reduzir sinistros de forma consistente.