VINICIUS PICANÇO RODRIGUES
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Artigo Científico Career adaptability and entrepreneurial behaviour in the K-12 classroom(2018) VINICIUS PICANÇO RODRIGUES; Amorim Neto, Roque do Carmo; Polega, Meaghan; Persons, MeganArtigo Científico The influence of self-efficacy on entrepreneurial behavior among K-12 teachers(2018) VINICIUS PICANÇO RODRIGUES; Amorim Neto, Roque do Carmo; Stewart, Douglas; Xiao, Anna; Snyder, JennaArtigo Científico Alternativas para salvar vidas em favelas durante a pandemia: a contribuição da dinâmica de sistemas(2020) VINICIUS PICANÇO RODRIGUES; Chaves, Gisele Lorena Diniz; Oliveira, Igor Czermainski de; Viegas, Cláudia Viviane; Aquino, Ellen Larissa de CarvalhoA pandemia relacionada à infeção pelo novo coronavírus (COVID-19) tem desafiado o mundo pela rápida contaminação. Medidas de prevenção e controle tentam poupar os sistemas de saúde. No Brasil, populações vivendo em favelas carecem de condições para o necessário isolamento social e não contam com saneamento básico. Este estudo descreve a mobilização voluntária de pesquisadores que adotaram a Dinâmica de Sistemas (DS) para simular diferentes alternativas de prevenção à COVID-19, como: remoção temporária de moradores de favelas, oferta de produtos de higiene, estimativa de cobertura de saneamento e possibilidade de ampliação de leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). Como resultados, cinco estratégias foram listadas, em cenários otimista e pessimista para cada uma, estimando-se o número de vidas potencialmente salvas, dias sem UTI e número máximo de pessoas aguardando leito de UTI. Conclui-se que a DS é uma abordagem adequada para subsidiar políticas públicas e tomada de decisão em cenários complexos junto às comunidades envolvidas.Artigo Científico Pandemic responses in vulnerable communities: a simulationoriented approach(2020) VINICIUS PICANÇO RODRIGUES; Oliveira, Igor Czermainski de; Chaves, Gisele de Lorena Diniz; Aquino, Ellen Larissa de Carvalho; Viegas, Cláudia VivianePopulações vivendo em favelas no Brasil enfrentam ainda mais vulnerabilidade com o advento da COVID-19, já que para elas o isolamento social é uma tarefa difícil. Além disso, esses locais carecem de saneamento e condições de higiene, que são requisitos importantes para controlar a pandemia. Este artigo propõe o uso de Dinâmica de Sistemas para apoiar decisões de políticas públicas relativas a medidas para aliviar os efeitos negativos da disseminação do vírus baseado em medidas definidas a partir do trabalho do movimento social “Favelas Contra o Corona”. O modelo proposto avalia a efetividade de estratégias e conjuntos de políticas que envolvem: transferência temporária da população da favela, suprimento de produtos de higiene, estruturas emergenciais de saneamento e expansão de Unidades de Terapia Intensiva. Os resultados apresentam o impacto de cada uma das estratégias. Entretanto, somente a combinação adequada de medida traz resultados significativos sobre o número de mortes evitadas e à disponibilidade de leitos de Unidades de Terapia Intensiva para a população.Artigo Científico A systems representation of the Circular Economy: Transition scenarios in the electrical and electronic equipment (EEE) industry(2021) VINICIUS PICANÇO RODRIGUES; Guzzo, Daniel; Mascarenhas, JanainaArtigo Científico Teamwork and Entrepreneurial Behavior among K-12 Teachers in the United States(2020) VINICIUS PICANÇO RODRIGUES; Amorim Neto, Roque do Carmo; Campbell, Kathryn; Polega, Meaghan; Ochsankehl, TorrieArtigo Científico Creative thinking and entrepreneurial behavior among k-12 teachers: a predictive study(2018) VINICIUS PICANÇO RODRIGUES; Amorim Neto, Roque do Carmo; Melendez, ArnaldoEste estudo teve como objetivo investigar as influências do pensamento criativo e de características demográficas no comportamento empreendedor de professores do ensino básico e médio. Os participantes foram 344 professores de escolas públicas dos Estados Unidos. A idade média foi de 42,1 (desvio padrão=11,5) e a média de anos de experiência foi de 14,6 (desvio padrão=10). Professoras compreendem a maioria da amostra (n=250, 73%). Os resultados indicaram que a idade e pensamento criativo são as únicas variáveis significativas que contribuem para o comportamento empreendedor em professores. Esses resultados demonstram a importância da criatividade para professores que tentam inovar em sala de aula. Os resultados também mostraram que a experiência acumulada permite aos professores mais velhos entender melhor como as diferentes camadas do sistema educacional funcionam.Artigo Científico Entrepreneurial behavior scale: A validation study with teachers(2020) VINICIUS PICANÇO RODRIGUES; Amorim Neto, Roque do Carmo; Lusinchi, DominicEste estudo tem dois propósitos. Primeiro, avaliamos a confiabilidade e a estrutura fatorial da versão em inglês da Entrepreneurial Behavior Scale. Segundo, medimos sua validade convergente. Utilizamos dois conjuntos de dados de estudos anteriores que exploram o comportamento empreendedor entre professores de escolas públicas nos Estados Unidos. O conjunto de dados nº 1 consistiu em 311 participantes e o conjunto de dados nº 2 teve 367. A análise fatorial exploratória e confirmatória indicou índices de ajuste adequados. Os resultados indicaram um bom escore alfa de Cronbach (0,84). Os resultados também mostraram evidências de validade convergente entre o comportamento empreendedor e a adaptabilidade da carreira.Artigo Científico Exploring the relationship between entrepreneurial behavior and teachers' job satisfaction(2017) VINICIUS PICANÇO RODRIGUES; Amorim Neto, Roque do Carmo; Panzer, Shannon