Creative thinking and entrepreneurial behavior among k-12 teachers: a predictive study

Imagem de Miniatura

Autores

Amorim Neto, Roque do Carmo
Melendez, Arnaldo

Orientador

Co-orientadores

Citações na Scopus

Plum Print visual indicator of research metrics
  • Citations
    • Citation Indexes: 2
  • Captures
    • Readers: 11
see details

Tipo de documento

Artigo Científico

Data

2018

Unidades Organizacionais

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar as influências do pensamento criativo e de características demográficas no comportamento empreendedor de professores do ensino básico e médio. Os participantes foram 344 professores de escolas públicas dos Estados Unidos. A idade média foi de 42,1 (desvio padrão=11,5) e a média de anos de experiência foi de 14,6 (desvio padrão=10). Professoras compreendem a maioria da amostra (n=250, 73%). Os resultados indicaram que a idade e pensamento criativo são as únicas variáveis significativas que contribuem para o comportamento empreendedor em professores. Esses resultados demonstram a importância da criatividade para professores que tentam inovar em sala de aula. Os resultados também mostraram que a experiência acumulada permite aos professores mais velhos entender melhor como as diferentes camadas do sistema educacional funcionam.

Palavras-chave

Pensamento criativo; Variáveis demográficas; Comportamento empreendedor; Professores

Titulo de periódico

Psico
DOI

Título de Livro

URL na Scopus

Idioma

Inglês

Notas

Membros da banca

Área do Conhecimento CNPQ

Ciências Humanas

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por