Creative thinking and entrepreneurial behavior among k-12 teachers: a predictive study

dc.contributor.authorVINICIUS PICANÇO RODRIGUES
dc.contributor.authorAmorim Neto, Roque do Carmo
dc.contributor.authorMelendez, Arnaldo
dc.coverage.cidadePorto Alegrept_BR
dc.coverage.paisBrasilpt_BR
dc.creatorAmorim Neto, Roque do Carmo
dc.creatorMelendez, Arnaldo
dc.date.accessioned2022-10-24T14:57:16Z
dc.date.available2022-10-24T14:57:16Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo investigar as influências do pensamento criativo e de características demográficas no comportamento empreendedor de professores do ensino básico e médio. Os participantes foram 344 professores de escolas públicas dos Estados Unidos. A idade média foi de 42,1 (desvio padrão=11,5) e a média de anos de experiência foi de 14,6 (desvio padrão=10). Professoras compreendem a maioria da amostra (n=250, 73%). Os resultados indicaram que a idade e pensamento criativo são as únicas variáveis significativas que contribuem para o comportamento empreendedor em professores. Esses resultados demonstram a importância da criatividade para professores que tentam inovar em sala de aula. Os resultados também mostraram que a experiência acumulada permite aos professores mais velhos entender melhor como as diferentes camadas do sistema educacional funcionam.pt_BR
dc.description.otherThis study aimed at investigating the influence of creative thinking on teachers’ entrepreneurial behavior and the demographic characteristics correlated with teachers’ entrepreneurial behavior. Participants were 344 U.S. public school teachers. The mean age was 42.1 (SD=11.5) and the mean years of teaching experience was 14.6 (SD=10). Female teachers comprised the larger gender group (n=250, 73%). The results indicated that age and creative thinking were the only variables showing significant unique contributions to entrepreneurial behavior. These findings highlight the importance of creativity for teachers trying to innovate in the classroom. The results also indicate that accumulated experience allows older teachers to better understand how the different layers of the educational system functionpt_BR
dc.format.extentp. 395–401pt_BR
dc.format.mediumDigitalpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2018.4.28611pt_BR
dc.identifier.issn1980-8623pt_BR
dc.identifier.issn0103-5371pt_BR
dc.identifier.issue4pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4482
dc.identifier.volume49pt_BR
dc.language.isoInglêspt_BR
dc.publisherPUCRSpt_BR
dc.relation.ispartofPsicopt_BR
dc.rights.licenseO INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR.pt_BR
dc.subjectPensamento criativopt_BR
dc.subjectVariáveis demográficaspt_BR
dc.subjectComportamento empreendedorpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subject.keywordsCreative thinkingpt_BR
dc.subject.keywordsDemographicspt_BR
dc.subject.keywordsEntrepreneurial behaviorpt_BR
dc.subject.keywordsTeacherspt_BR
dc.titleCreative thinking and entrepreneurial behavior among k-12 teachers: a predictive studypt_BR
dc.title.alternativePensamento criativo e comportamento empreendedor entre professores da educação básica: um estudo preditivopt_BR
dc.title.alternativePensamiento creativo y comportamiento emprendedor entre maestros: un estudio predictivopt_BR
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
local.identifier.sourceUrihttps://pucrs.homologacao.emnuvens.com.br/revistapsico/article/view/28611
local.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
local.typeArtigo Científicopt_BR
relation.isAuthorOfPublication5aef7c74-9d60-4936-a1ee-429b4b71fd6d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5aef7c74-9d60-4936-a1ee-429b4b71fd6d
Arquivos
Pacote Original
Agora exibindo 1 - 2 de 2
N/D
Nome:
Artigo_2018_Creative thinking and entrepreneurial_TC.pdf
Tamanho:
443.5 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Artigo_2018_Creative thinking and entrepreneurial_TC
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
Acesso_Primeira Pagina_Creative thinking and entrepreneurial behavior among k-12 teachers a predictive study.pdf
Tamanho:
216.24 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
Agora exibindo 1 - 1 de 1
N/D
Nome:
license.txt
Tamanho:
282 B
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: