Creative thinking and entrepreneurial behavior among k-12 teachers: a predictive study
dc.contributor.author | VINICIUS PICANÇO RODRIGUES | |
dc.contributor.author | Amorim Neto, Roque do Carmo | |
dc.contributor.author | Melendez, Arnaldo | |
dc.coverage.cidade | Porto Alegre | pt_BR |
dc.coverage.pais | Brasil | pt_BR |
dc.creator | Amorim Neto, Roque do Carmo | |
dc.creator | Melendez, Arnaldo | |
dc.date.accessioned | 2022-10-24T14:57:16Z | |
dc.date.available | 2022-10-24T14:57:16Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo investigar as influências do pensamento criativo e de características demográficas no comportamento empreendedor de professores do ensino básico e médio. Os participantes foram 344 professores de escolas públicas dos Estados Unidos. A idade média foi de 42,1 (desvio padrão=11,5) e a média de anos de experiência foi de 14,6 (desvio padrão=10). Professoras compreendem a maioria da amostra (n=250, 73%). Os resultados indicaram que a idade e pensamento criativo são as únicas variáveis significativas que contribuem para o comportamento empreendedor em professores. Esses resultados demonstram a importância da criatividade para professores que tentam inovar em sala de aula. Os resultados também mostraram que a experiência acumulada permite aos professores mais velhos entender melhor como as diferentes camadas do sistema educacional funcionam. | pt_BR |
dc.description.other | This study aimed at investigating the influence of creative thinking on teachers’ entrepreneurial behavior and the demographic characteristics correlated with teachers’ entrepreneurial behavior. Participants were 344 U.S. public school teachers. The mean age was 42.1 (SD=11.5) and the mean years of teaching experience was 14.6 (SD=10). Female teachers comprised the larger gender group (n=250, 73%). The results indicated that age and creative thinking were the only variables showing significant unique contributions to entrepreneurial behavior. These findings highlight the importance of creativity for teachers trying to innovate in the classroom. The results also indicate that accumulated experience allows older teachers to better understand how the different layers of the educational system function | pt_BR |
dc.format.extent | p. 395–401 | pt_BR |
dc.format.medium | Digital | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2018.4.28611 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1980-8623 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0103-5371 | pt_BR |
dc.identifier.issue | 4 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4482 | |
dc.identifier.volume | 49 | pt_BR |
dc.language.iso | Inglês | pt_BR |
dc.publisher | PUCRS | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Psico | pt_BR |
dc.rights.license | O INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DO USUÁRIO VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR. | pt_BR |
dc.subject | Pensamento criativo | pt_BR |
dc.subject | Variáveis demográficas | pt_BR |
dc.subject | Comportamento empreendedor | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject.keywords | Creative thinking | pt_BR |
dc.subject.keywords | Demographics | pt_BR |
dc.subject.keywords | Entrepreneurial behavior | pt_BR |
dc.subject.keywords | Teachers | pt_BR |
dc.title | Creative thinking and entrepreneurial behavior among k-12 teachers: a predictive study | pt_BR |
dc.title.alternative | Pensamento criativo e comportamento empreendedor entre professores da educação básica: um estudo preditivo | pt_BR |
dc.title.alternative | Pensamiento creativo y comportamiento emprendedor entre maestros: un estudio predictivo | pt_BR |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.identifier.sourceUri | https://pucrs.homologacao.emnuvens.com.br/revistapsico/article/view/28611 | |
local.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
local.type | Artigo Científico | pt_BR |
relation.isAuthorOfPublication | 5aef7c74-9d60-4936-a1ee-429b4b71fd6d | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 5aef7c74-9d60-4936-a1ee-429b4b71fd6d |
Arquivos
Pacote Original
1 - 2 de 2
N/D
- Nome:
- Artigo_2018_Creative thinking and entrepreneurial_TC.pdf
- Tamanho:
- 443.5 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
- Artigo_2018_Creative thinking and entrepreneurial_TC
Carregando...
- Nome:
- Acesso_Primeira Pagina_Creative thinking and entrepreneurial behavior among k-12 teachers a predictive study.pdf
- Tamanho:
- 216.24 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
N/D
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 282 B
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: