EDUARDO CORREIA DE SOUZA

Unidades Organizacionais

Resumo profissional

person.page.researcharea

Nome para créditos

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 104
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Incentivos Fiscais à P&D e Produtividade Total dos Fatores dos Setores da Economia Brasileira.
    (2024) Romagnolli, Guilherme Gomes
    Este trabalho tem como objetivo estudar se os incentivos fiscais à Pesquisa e Desenvolvimento de empresas trouxeram algum resultado positivo para a Produtividade Total dos Fatores dos setores da economia brasileira. Inspirando-se em Romer (1990), Hall e Jorgensen (1967), Griffith, Redding e Reenen (2003) e Kanneblay, Shimada e Negrini (2016), visa unir o raciocínio teórico a resultados empíricos em relação à PTF, P&D e leis de incentivo fiscal. Os resultados indicam que, embora as iniciativas de inovação por parte das empresas brasileiras tenham impacto positivo na Produtividade Total dos Fatores de cada setor, o apoio fiscal à Pesquisa e Desenvolvimento não mostra efeito sequer nessa variável.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    O impacto do gasto público e da qualidade por nível de ensino sobre o crescimento da renda dos estados brasileiros
    (2020) EDUARDO CORREIA DE SOUZA; Menezes Filho, Naercio
    Neste artigo, procuramos entender melhor a relação entre a alocação ótima dos investimentos em educação pelos estados brasileiros e o crescimento econômico desses estados, inspirados pelo modelo de Aghion et al. (2005). Os resultados mostram que, embora os gastos educacionais não tenham impacto significativo sobre o crescimento, a qualidade do ensino médio tem impacto positivo para os estados brasileiros mais próximos à fronteira de renda. Nossas estimativas indicam que a qualidade do ensino médio se torna mais importante do que o a do ensino fundamental para os estados com renda per capita maior ou igual a 60% da fronteira.
  • Imagem de Miniatura
    Working Paper
    The quality-cost choice of R&D in the nations’ exports
    (2012) Brito, Ricardo Dias de Oliveira; Chami, Jorge; EDUARDO CORREIA DE SOUZA
    Is R&D primarily directed at quality improvement or cost reduction? We use UN-Comtrade data on manufactured goods exports by 19 OECD countries in order to assess this conjecture from the endogenous growth literature. We find that, in export market competition, the demand for high-tech goods – i.e., R&D intensive goods – is less sensitive to price than the demand for low-tech goods. We also estimate exporters’ quality levels in each market and find that high-tech goods have more quality, as well as their demands is the most sensitive to quality.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto da imigração no desenvolvimento econômico do Canadá
    (2018) Silva, Gustavo Bruno Maya
    Com o aumento populacional e o aumento da globalização nas últimas décadas, o governo dos países tem como preocupação cada vez maior a sua dinâmica populacional. Este trabalho busca analisar o impacto da imigração no desenvolvimento econômico, que será medido pelo PIB per capita, do Canadá, país que possui grandes incentivos à imigração. A análise será feita por meio de um teste de causalidade de Granger, que dirá se a imigração incorreu em efeitos sobre o PIB per capita ou não no país. Com a realização da parte empírica se esperava chegar no resultado de que a imigração gerou efeitos positivos para o desenvolvimento econômico do país, via aumento do mercado consumidor e de incentivo a uma maior competição. O resultado obtido, porém, mostrou que isso não aconteceu para o Canadá, podendo ser função da imigração ter levado ao país trabalhadores menos qualificados por exemplo, ou ainda ser função de limitações como o fato de que a base de dados foi pequena.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Crédito do BNDES, dependência de finança externa, e intensidade de P&D nos setores da indústria brasileira (1998-2014)
    (2020) EDUARDO CORREIA DE SOUZA; PRISCILA FERNANDES RIBEIRO; Mattos, Eduardo Souza
    Este trabalho busca testar se o BNDES desempenha um papel compensando potenciais imperfeições no mercado de crédito no que diz respeito a investimentos em P&D. Para isso, propomos uma análise de regressão com interação inspirada em Maskus et al. (2012). Utilizamos dados de 22 setores das indústrias extrativa e de transformação no Brasil, tendo como fontes principais a PINTEC, o BNDES e a PIA, compreendendo 6 triênios a partir de 1998 até 2014. Nossos resultados oferecem algum suporte para a hipótese de um papel positivo do BNDES: o crédito do BNDES está mais positivamente correlacionado com a intensidade de P&D em setores da indústria e períodos em que é maior a dependência de capital (financeiro) externo.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Investimento Estrangeiro Direto via M&A e o papel do BNDES: Estudo da relação entre investimentos de estrangeiros e financiamentos do BNDES
    (2024) Abdalla, Lucas Ali
    O estudo tenta investigar a decisão de financiamento, se utilizou linhas de crédito do BNDES ou não, da firma estrangeira quando a mesma vai realizar investimentos no país. Estudos sobre o investimento estrangeiro direto (IED) em economias emergentes, como o Brasil, consideram fatores como risco político, corrupção e taxas de câmbio, cruciais para entender a influência do BNDES e das M&A no ambiente de investimento estrangeiro. No entanto, ainda não há consenso sobre esses fatores. Este estudo não se propõe a analisá-los, mas a explorar o papel dos investimentos estrangeiros na política de empréstimos do BNDES quando se trata de um investimento de uma empresa estrangeira. A relação entre o BNDES e as M&A pode ser vista desde o financiamento fornecido pelo banco até os impactos no ambiente de investimento. O objetivo é entender o papel do BNDES quando empresas estrangeiras, incluindo filiais brasileiras, investem no Brasil por meio de M&A. Para isso, foi criada uma base de dados combinando informações do BNDES e de M&A da Bloomberg.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Determinantes da imigração européia: análise com gravity model
    (2009) Riva, Thiago Bezerra de Menezes
    Esta monografia tem o objetivo de identificar os determinantes econômicos e não-econômicos que regem a imigração em 10 países europeus. O Gravity Model é estimado de modo a capturar a atratividade entre os países, o que resulta em um maior fluxo de imigrantes. A partir da teoria econômica neoclássica, hipóteses foram criadas e variáveis explicativas foram escolhidas para serem utilizadas no modelo. Por fim, verificou-se que o imigrante responde a incentivos que tendem a maximizar sua utilidade.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Investimento direto estrangeiro e produtividade nos setores da indústria brasileira
    (2015) EDUARDO CORREIA DE SOUZA; Pinto, Lucas Baracho Torres
    Este trabalho analisa o impacto do investimento direto estrangeiro (IDE) sobre a produtividade de 22 setores da indústria brasileira, entre os anos de 1996 e 2008. Utilizando dados da Pesquisa Industrial Anual (Pia/IBGE) sobre variações nos ativos das empresas, e dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais/MTE) sobre escolaridade dos trabalhadores, construímos controles para capital físico e capital humano a nível setorial. Esses controles nos permitem isolar o efeito específico do IDE sobre a produtividade total dos fatores ou “nível tecnológico” dos setores. Nossos resultados sugerem que o impacto do IDE pode ser negativo no curto prazo, mas é positivo no longo prazo.
  • Imagem de Miniatura
    Working Paper
    Investimento Direto Estrangeiro e Produtividade nos Setores da Indústria Brasileira
    (2013) EDUARDO CORREIA DE SOUZA; Pinto, Lucas Baracho Torres
    Este trabalho analisa o impacto do investimento direto estrangeiro (IDE) sobre a produtividade de 23 setores da indústria brasileira, entre os anos de 1996 e 2008. Utilizando dados da Pesquisa Industrial Anual (PIA-IBGE) sobre variações nos ativos das empresas, e dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS-MTE) sobre escolaridade dos trabalhadores, construímos controles para capital físico e capital humano a nível setorial. Esses controles nos permitem isolar o efeito específico do IDE sobre a produtividade total dos fatores ou “nível tecnológico” dos setores. Nossos resultados sugerem que o impacto do IDE pode ser negativo no curto prazo, mas é positivo no longo prazo.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Determinantes do Câmbio Real na Europa e Suas Limitações: Uma Análise da Teoria de Balassa-Samuelson no Século XXI
    (2024) Landwehr, Bruno Leite
    O presente trabalho tem como objetivo investigar a aplicabilidade da teoria de Balassa-Samuelson no contexto europeu, analisando a relação entre diferenciais de produtividade setorial, preços relativos e câmbio real no período de 2000 a 2019. Utilizando metodologias de regressão cross-section e análise em painel, os resultados confirmam a robustez da teoria de Balassa-Samuelson. Adicionalmente, o impacto de variáveis auxiliares, como termos de troca e diferenciais de juros, é avaliado, destacando-se sua relevância em contextos econômicos específicos. Conclui-se que os diferenciais de produtividade são os principais determinantes estruturais dos preços relativos, enquanto este último, somado de outros fatores conjunturais, afetam explicam o câmbio real.