EDUARDO CORREIA DE SOUZA

Unidades Organizacionais

Resumo profissional

person.page.researcharea

Nome para créditos

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 104
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Determinantes da imigração européia: análise com gravity model
    (2009) Riva, Thiago Bezerra de Menezes
    Esta monografia tem o objetivo de identificar os determinantes econômicos e não-econômicos que regem a imigração em 10 países europeus. O Gravity Model é estimado de modo a capturar a atratividade entre os países, o que resulta em um maior fluxo de imigrantes. A partir da teoria econômica neoclássica, hipóteses foram criadas e variáveis explicativas foram escolhidas para serem utilizadas no modelo. Por fim, verificou-se que o imigrante responde a incentivos que tendem a maximizar sua utilidade.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Impacto da crise financeira de 2008 sobre a polarização de empregos e skill-mismatch no estado de São Paulo
    (2020) Martinez, Paulo Cardoso
    Este trabalho analisa o impacto na crise financeira de 2008 sobre a polarização de empregos e o skill-mismatch no Estado de São Paulo. Foram utilizados dados contidos no Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS) do período entre 2005 e 2015. A partir da análise das estatísticas descritivas e da elaboração de modelos a partir da utilização de regressões do tipo logit, realizou-se o acompanhamento dos indivíduos ao longo do tempo através de dados em painel, observando-se parâmetros como escolaridade, ocupação, idade, sexo e ciclo econômico para entender se, a Grande Recessão de 2008, provocou a aceleração na polarização de empregos. Este trabalho busca também analisar a dinâmica do mercado de trabalho neste período e quais foram os parâmetros mais importantes relacionados ao fenômeno de polarização de empregos. Verificou-se que parâmetros como escolaridade e ciclo econômico são parâmetros de extrema importância quando se diz respeito à mobilidade laboral e polarização de empregos. Além disso, mostra-se neste trabalho que a Grande Recessão de 2008, atuou, de fato, como catalisador do fenômeno de polarização de empregos, como previsto na literatura.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    China “SHOCK”: O impacto na produtividade setorial dos países emergentes
    (2019) Passador, Bruno Vazquez
    Analisou-se o impacto na produtividade de três setores da economia em países emergentes acerca do acelerado crescimento do comércio com a China entre os anos de 2001-2010, identificando separadamente os efeitos dos canais de exportações e importações. Nesse trabalho foi utilizado uma visão de dados country-sector para seis países e três setores e, similarmente aos autores Autor, Dorn e Hanson (2013), usou-se variáveis instrumentais para explicar as variações exógenas no comércio com a China, instrumentando exportações para (e importações da) China em um dado setor-pais com a média de exportações para (e importações da) China no mesmo setor para os demais países emergentes da amostra. Os dados foram extraídos das bases do WORLD KLEMS Data e World Integrated Trade Solutions (WITS). Com isso, através dos métodos de mínimos quadrados em um estágio e em dois estágios tentou-se estimar o impacto das exportações e importações na produtividade setorial. Foi possível identificar uma estimação importante e positiva para o canal de Exportação na produtividade, enquanto que os resultados para o canal de Importação tiveram impactos ambíguos. De maneira geral, os resultados pontuam para os ganhos com o comércio livre entre os países, sugerindo uma política mais ativa no papel de facilitar a transição de trabalhadores e produtos entre as nações.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Barreiras não-tarifárias às exportações brasileiras de algodão
    (2010) Citron, Raphael Beno
    O objetivo do trabalho é mostrar que tipos de incentivos estão presentes na escolha governamental de subsidiar determinado produto, especificamente o algodão americano, cujo subsídio que recebe impacta as exportações brasileiras. Para isso é feita uma revisão do ambiente institucional onde acontecem as negociações comerciais, na Organização Mundial do Comércio (OMC), a caracterização do tipo de barreira que está presente na produção de algodão americano e a modelagem através de um jogo. Conclui-se que a decisão do governo brasileiro de retaliar produtos estratégicos pode gerar incentivos para a remoção dos subsídios.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Telecomunicações, crescimento e convergência de renda: o papel das telefonias fixa e móvel
    (2018) Carmo, André Ricardo Cerqueira Do
    Esta dissertação busca investigar como as telecomunicações se relacionam com o crescimento econômico e se podem constituir base para a formação de clubes de convergência de renda entre os estados brasileiros. Para isso, um modelo de painel dinâmico e a metodologia encontrada em Barro e Sala-i-Martin (1992) foram utilizados. Os resultados confirmaram a existência de relações de causalidade entre as telecomunicações e o crescimento econômico. A telefonia móvel apresentou uma correlação positiva com a taxa de crescimento do produto per capita. A telefonia fixa, por sua vez, não apresentou resultado estatisticamente significativo, uma vez levada em conta a causalidade reversa entre as telecomunicações e o crescimento. Verificou-se ainda, a existência de três clubes de convergência entre os estados brasileiros ao separá-los de acordo com seu estoque de infraestrutura, a partir de uma análise de cluster.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Patentes Como Vetor De Aumento Deprodutividade: Um Estudo Em Painelcom 26 Setores Industriais
    (2022) Gazi, Rafael Bellini de Faria
    Este trabalho analisa o efeito que a inovação, medida através de patentes dos Estados Unidos da América, gera em impacto econômico, medido pela produtividade total dos fatores deste país. Isto é feito por meio de análise de dados de painel de 26 setores da indústria americana, entre os anos de 1964 e 2012. O estudo verifica que uma variação no número de patentes ao longo dos anos está correlacionada com variação na produtividade total dos fatores, com significância estatística, segundo o modelo de Causalidade de Granger. Com isso verifica-se que um aumento do número de patentes hoje, ou seja, um aumento na quantidade de inovações hoje, Granger-causará um aumento de produtividade, e como consequência, crescimento econômico no futuro. O estudo ainda prevê uma verificação adicional desta constatação através de teste de endogeneidade entre as variáveis, considerando a variação no preço dos setores da indústria como variável instrumental para a variação nas patentes
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Economic Integration in the Quality Ladder Model
    (2008) EDUARDO CORREIA DE SOUZA
    Realizamos aqui o mesmo tipo de “experimentos de integração” que em Rivera-Batiz e Romer (1991), desta vez no contexto de um modelo de “escada de qualidade”, onde integração via comércio internacional não é suficiente para impedir redundância de esforços de P&D. Daí que um tipo adicional de integração seja analisada: “integração financeira”. Adotamos como arcabouço o “modelo Schumpeteriano Simples” de Aghion e Howitt (2005), cuja tecnologia de inovação difere claramente daquelas concebidas em Rivera-Batiz e Romer (1991) por exibir retornos decrescentes de escala.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Licensing versus investimento direto estrangeiro: análise do impacto da composição dos fluxos de investimento estrangeiros sobre o crescimento
    (2010) Bonzanini, Ana Flavia
    Dentro do escopo da teoria neoclássica de crescimento, testa-se ao longo deste trabalho o impacto que a composição dos fluxos de investimento estrangeiros tem sobre o crescimento das nações. A abordagem deste trabalho é a nível macroeconômico internacional, baseando-se, portanto, em dados provenientes da UNCTAD e Penn World Table 6.3. Num primeiro momento, analisa-se o impacto que a composição dos fluxos de investimento estrangeiros exerce sobre a taxa de crescimento do PIB per capita: a metodologia utilizada para obterem-se os resultados empíricos apoia-se no modelo de Solow com capital humano desenvolvido em Mankiw, Romer e Weil (1992), ao qual foram adicionadas duas variáveis de interesse; a composição dos fluxos de investimento, e uma variável de controle denotando a abertura do país a investimentos estrangeiros. Num segundo momento, busca-se testar a robustez dos resultados encontrados ao estimar-se o impacto da composição dos investimentos sobre a taxa de crescimento da produtividade total dos fatores. Em ambas as abordagens, a composição dos fluxos de investimento estrangeiros se mostrou significativa e exercendo um impacto positivo sobre a variável dependente. Assim, a conclusão é que o fato do investimento estrangeiro ser realizado através de contratos diretamente com firmas locais, e não através de multinacionais, parece conferir vantagens para o país receptor de tecnologia.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Os efeitos da educação e as instituições sobre o crescimento econômico
    (2017) Spricigo, Igor Silva
    A educação é conhecida por ser um grande propulsor do desenvolvimento econômico. Ao educar, capacitar e recompensar os trabalhadores, a educação leva a um aumento na produtividade do país. Esse estudo verifica o impacto da educação e de variáveis institucionais no crescimento econômico e possui dois objetivos: (i) analisar quantitativamente o quanto a educação e as instituições impactam no crescimento econômico, e (ii) verificar como as variáveis relacionadas a educação e instituições interagem entre si no modelo. Para isso, são coletados resultados de relatórios internacionais (como o Relatório de Competividade Global), de modo a medir a qualidade da educação dos países, assim como a quantidade de estudo. Além disso são coletados dados relativos ao ambiente institucional de um país, como, abertura da economia, segurança dos direitos de propriedade e porcentagem de indivíduos com acesso à internet. Como medida de controle foi adicionada a proporção do investimento em relação ao PIB. Ao rodar 4 regressões via mínimos quadrados em 2 estágios foi possível constatar que a qualidade da educação realmente é um propulsor do desenvolvimento econômico, e que, dentre as variáveis presentes nesse estudo, foi a que mais impactou positivamente nesse crescimento.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    A Alocação dos gastos públicos em educação importa? Uma análise para os estados brasileiros
    (2014) Pereira, Gabriel Fongaro De Araujo
    A educação do capital humano passou a ser importante fonte de estudo, principalmente depois que a acumulação de capital humano foi introduzida nos modelos tradicionais de crescimento baseados na acumulação de capital físico. O presente estudo testa, à luz de dados brasileiros, a principal predição do modelo de Aghion (2005), que conforme um estado se aproxima da fronteira tecnológica maior é o retorno(em termos de crescimento econômico) do investimento público em níveis educacionais elevados vis a vis o investimento em níveis educacionais baixos. Em linhas gerais, os resultados encontrados aqui vão na mesma direção dos resultados obtidos pelo teste empírico realizado por Aghion (2005) com dados dos estados americanos.