ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE
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Dissertação A satisfação de serviços logísticos no e-commerce de eletrodomésticos: ocasiões de compra importam?(2020) Araujo, Fausto Vinicius Martin DeCom a consolidação e expansão do e-commerce brasileiro, operações logísticas como o last mile delivery tem se tornado cada vez mais complexas, desafiadoras e cruciais para as empresas do setor. A operação de entrega mais comum no varejo online de eletrodomésticos, é a entrega domiciliar ou home delivery . Nela, o último trecho da entrega acontece na casa do consumidor ou em local indicado por ele previamente na conclusão do pedido, sendo necessário que o próprio consumidor ou algum responsável aguarde a entrega presencialmente. Neste contexto, entregar no prazo prometido ao consumidor torna-se requisito mínimo e obrigatório para satisfação do consumidor, evitando frustrações adicionais e custos extras de entrega. Muitos estudos antecedentes são encontrados relacionando pontualidade de entrega com satisfação e preferência do consumidor na compra online. Entretanto, os estudos não investigam se a relação é moderada pelas diferentes ocasiões e contextos de compra como por exemplo, promocional (Black Friday), comemorativo (Dia das Mães) ou extraordinário (pandemia de Covid-19). As diferentes ocasiões de compra são frequentes e ganham cada vez mais relevância no calendário de vendas do varejo online brasileiro. A questão de pesquisa foi endereçada em uma abordagem quantitativa, através de modelos estatísticos de regressão linear múltipla hierárquica, analisando uma amostra de 233.839 registros de nível de satisfação do consumidor com sua pedido online. Os resultados mostram que a relação positiva entre pontualidade de entrega com satisfação do consumidor, achado de pesquisas antecedentes, também acontece no mercado online brasileiro de eletrodomésticos. Traz também novidades, os resultados demonstram que as ocasiões de compra importam na relação, ou seja, ocasiões de compra ou momento em que o consumidor efetua a compra são significativos e possuem efeito moderador da relação da pontualidade com a satisfação do consumidor com a compra online. Este estudo tem implicações práticas para os varejistas online ao implementarem estratégias de entrega adequadas e ao projetarem opções de entrega eficazes para maximizar a satisfação do consumidor.Trabalho de Conclusão de Curso Imperfeições do sistema de saúde brasileiro e análise multiobjetiva para clínicas médicas(2008) Kencis, Francisco Thomaz de CarvalhoO objetivo deste trabalho é analisar a relação entre clínicas médicas e convênios médicos no Brasil. A análise englobará a descrição das características deste mercado e o desenvolvimento de um modelo de análise multiobjetiva para as clínicas médicas com o objetivo de maximizar o lucro sujeito a restrições desse mercado. Verificou-se que a relação entre clínicas e convênios compromete a alocação ideal dos recursos de modo que a maximização de lucro fica sujeita ao risco de não pagamento pelos convênios dos serviços prestados pela clínica médica. Primeiramente é apresentado um modelo de maximização de lucro sujeito ao risco passado, que resulta em uma alocação de recursos que promove um lucro maior e risco menor. No segundo modelo, o risco é ajustado à medida que o tempo vai sendo alocado aos convênios mostra uma diminuição mais acentuada do risco. Verificou-se que lucro acaba se concentrando em alguns convênios, dado que os serviços disponíveis são diferentes para cada convênio, assim como existe uma diferença na lucratividade dos procedimentos por convênio.Dissertação Fatores que afetam o faturamento e o índice de retenção de alunos de franquias na área de educação(2014) Silva, José Valmir DaEste trabalho contribui com os estudos na área de franquias de educação ao trazer novos elementos para análises em relação aos motivadores para continuidade dos estudos de alunos e contribui com os profissionais da área de franquias auxiliando na identificação dos fatores que devem ser priorizados, tanto pelo franqueador para fins de um processo seletivo mais adequado, quanto pelo franqueado, o qual pode criar um plano direcionado para atração e retenção de alunos e para definir a ordem de prioridade adequada para seus investimentos. A combinação desses fatores leva a um faturamento maior e à adequação do plano de negócios. Para atingir esse resultado foi utilizada uma base de dados composta por 114 unidades localizadas no Município de São Paulo, todas do mesmo grupo franqueador, e que contém ou não as características estudadas. Foi estudada a relação entre o faturamento e o índice de retenção de alunos, indicando este último como o fator mais importante para o faturamento. O estudo inclui o impacto da formação dos pais dos alunos no índice de retenção de alunos, onde fica demonstrado que pais com formação superior tendem a manter seus filhos estudando por mais tempo. Fica demonstrado ainda que as características físicas das unidades e a formação e profissão prévias dos franqueados não têm impacto significativo para o faturamento ou para o índice de retenção de alunos. Essas informações são de grande relevância, considerando-se que este tipo de negócios é muito sensível ao volume de capital necessário.- Associação entre resiliência e os efeitos operacionais da pandemia Covid-19 no setor aeroportuário no Brasil(2022) Takeuti, ReinaldoA pandemia do vírus SARS-CoV2 levou a restrições de pousos e decolagens de aeronaves ao redor do globo, resultando em uma queda acentuada no tráfego aéreo doméstico e internacional, afetando severamente a receita operacional das concessionárias a curto-médio prazo. No entanto, as empresas apresentam determinado nível de resiliência que reflete a capacidade de uma entidade/organização de se antecipar, resistir, absorver, responder, adaptar-se e recuperar-se de uma perturbação, como é o caso da pandemia. Assim, o presente trabalho se concentra em analisar se uma resiliência baixa está associada aos efeitos operacionais negativos da Pandemia da COVID-19 junto ao setor aeroportuário no Brasil. Para tal, este estudo utiliza-se de ferramentas de análise quantitativa com o objetivo analisar dados de variáveis de interesse do período pré-pandêmico e durante a COVID, por meio de regressões estatísticas, para fins de obtenção de cenário comparativo entre os dois períodos e tomando como referência as operações em três grandes complexos aeroportuários internacionais no Brasil. De posse dos dados aferidos e para fins de embasamento teórico da investigação, utilizamos da teoria da resiliência, a fim de constatarmos se existe uma relação entre o nível de resiliência de uma empresa, quantificável via cálculo de índice de resiliência e classificado via conceitos de literatura base (alta, média e baixa), e a sua performance operacional durante tempos de pandemia. Os resultados do estudo mostram que organizações do setor aeroportuário que apresentam baixo índice de resiliência econômica estática (i.e., habilidade ou capacidade de um sistema de absorver ou amortecer danos ou perdas), e/ou dinâmica (i.e., capacidade e velocidade de um sistema para se recuperar de um choque), tendem a ter resultados operacionais negativos em épocas de pandemia. Este estudo contribui para a teoria, ao abordar como a resiliência de um setor pode condicionar o efeito de um evento raro, singular e imprevisível sobre as operações e atividades. Tem também por objetivo contribuir para a prática, ao revelar a vulnerabilidade que caracteriza o setor, com o intuito de instigar discussões junto aos profissionais da área e entidades reguladoras para a criação de planos de contingência ou programas de incentivo mais efetivos em tempos de pandemia. Possibilita ainda o planejamento e direcionamento de recursos em atividades mais críticas, essenciais ou estratégicas.
Dissertação Análise sobre a alteração no padrão de gastos dos clientes, após um aumento de limite no cartão de crédito.(2017) Forattini, Paulo Augusto Gonçalves CarneiroEste estudo tem como objetivo complementar duas pesquisas realizadas sobre a mudança do padrão de gastos dos clientes ao alterar o limite do cartão de crédito. O primeiro estudo é de SOMAN e CHEEMA (2002), os quais concluíram que os usuários deste meio de pagamento entendem que o limite de crédito concedido, é uma parte da sua renda para utilizar nas despesas do dia a dia. A segunda pesquisa foi realizada por HUBNER (2016), que identificou que uma alteração na política de crédito, por parte dos bancos emissores de cartões de crédito, faz com que haja um incremento nos gastos mensais dos clientes que utilizam este meio de pagamento. Desta forma, o propósito deste trabalho é analisar se o aumento dos gastos ocorreu por inclusão de novos ramos comerciais na rotina de compras das pessoas e se o fator risco de crédito, que é a probabilidade de um cliente se tornar inadimplente, tem influência nesta situação. O resultado das análises mostra que o aumento dos gastos está relacionado a uma inclusão de novos ramos comerciais, sendo que os clientes com maior risco de inadimplência são mais sensíveis a este incremento de compras.Trabalho de Evento Last-Mile Delivery in Slums: An Exploratory Study with Brazilian Companies(2018) ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE; Macau, Flavio Romero; Flores e Silva, Cristiano; Sanches, Lars MeyerTrabalho de Evento New product development performance determinants: The role of buyer-supplier collaboration networks(2018) ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE; Lago, Daniel Betti Macedo do; Martins, Guilherme SilveiraDissertação Análise de eficiência relativa dos portos brasileiros e principais variáveis determinantes utilizando a Análise Envoltória de Dados (DEA)(2018) Bontempo, Fábio TsutsuiO mercado portuário é de extrema importância para o Brasil, uma vez que suas relações comerciais visando atração de navios e maior movimentação de cargas, conectam o país com todo o mundo, afetando diretamente o PIB por meio do saldo da balança comercial, impactando também a estrutura de custos de outros setores. O Brasil nas últimas décadas passou por reformas nos âmbitos fiscal, regulatório e de gestão dos portos, estas que contribuíram para desburocratização do mercado, redução de tributos, aumento do controle dos agentes responsáveis, criando assim incentivos para o investimento privado. Apesar do cenário, a literatura aponta que a maioria dos portos atua com capacidade insuficiente para atender a demanda existente, sendo necessários mais investimentos em infraestrutura para elevar a eficiência portuária. O presente trabalho realiza uma análise de eficiência relativa de 30 portos brasileiros utilizando a técnica de Análise Envoltória de Dados ou DEA para os anos de 2012 e 2017, comparando os resultados com os obtidos por outros autores que fazem análise similar para portos brasileiros e estrangeiros. Foram coletados dados de atracação de navios, movimentação de TEUS e granel sólido para compor os outputs do modelo, e área de armazenagem, quantidade de berços e de acessos para os inputs. É verificado que maior parte dos portos atua com retornos de escala crescentes, reforçando a necessidade de investimentos em capacidade, além também de que área de armazenagem e a quantidade de berços são variáveis importantes para determinar a eficiência, entretanto, os rankings de eficiência obtidos para ambos os anos e a análise das variações nas colocações dos portos evidenciam que estas não são as únicas variáveis determinantes para eficiência. Há oportunidades de aprofundamento por meio de pesquisas qualitativas ou que envolvam novas variáveis. Estudos de eficiência são importantes para priorizar ações e evidenciar benchmarks a serem seguidos por aquelas unidades produtivas menos eficientes.Dissertação Cadeia de Suprimentos de Alimentos em Áreas de Baixa Renda: um estudo classificatório das áreas de Favelas na cidade de São Paulo(2021) Alves, Raquel Carolinne FreitasIntrodução – A abordagem sobre o contexto mundial atual em relação à qualidade alimentar e consequências futuras na saúde e políticas públicas, chama a atenção para a importância de praticar uma dieta equilibrada no presente. O ambiente alimentar influencia o indivíduo nas decisões alimentares, porém em áreas urbanas, em especial nas de baixa renda, carece-se de um ambiente alimentar estimulador do consumo de alimentos minimamente processados. Por trás disso, a infraestrutura urbana tem papel viabilizador e impacta toda a cadeia de suprimentos alimentar para fazer com que alimentos In Natura cheguem até esses locais. Objetivo – Agrupar as áreas de favela do município de São Paulo em termos de ambiente alimentar e infraestrutura urbana. A partir disso, apoiar o gestor logístico e de políticas públicas na busca por soluções para aumentar a presença de alimentos minimamente processados nesses locais. Métodos – Pesquisa quantitativa, com aplicação do método de clusterização k-means. Resultados – Foram realizadas três clusterizações e cada uma resultou em quatro clusters: 1) Ambiente alimentar das áreas de favela; 2) Infraestrutura urbana das áreas de favela; e 3) Infraestrutura urbana das favelas do município de São Paulo. Conclusão – Áreas de favela com melhor cobertura de infraestrutura urbana apresentam um ambiente alimentar com mais acesso a alimentos In Natura, no geral. Contudo, existem especificidades micro-regionais que também podem influenciar a maior ou menor presença de alimentos minimamente processados, mesmo em locais de alta ou baixa infraestrutura.Dissertação S&OP: principais dificuldades e os impactos de data analytics e da pandemia(2020) Paula, Fábio Seabra DeMercados cada vez mais competitivos e um cenário global volátil exigem continua análise de cenário e revisão dos planos estratégicos, alinhamento com o nível tático e integração horizontal. Esse dinamismo é alavancado pela acelerada intensificação do uso de dados ao logo de toda a cadeia de negócio nos mais diversos setores. O processo de Sales and Operations Planning é utilizado ao redor do mundo com o objetivo de balancear oferta e demanda através da integração de planos de negócio e operacionais, alavancando indicadores de performance operacional e financeira. Entretanto, a implantação e execução do processo demandam recursos e planejamento e a obtenção dos potenciais benefícios exige a superação de diversas dificuldades. Se por um lado Data Analytics, como prática, disciplina ou processo, pode alavancar a superação de dificuldades através da geração de informação e incrementando a qualidade das decisões, por outro lado, o desenvolvimento das capacidades necessárias para sua aplicação tambem impõem dificuldades adicionais ao processo de S&OP. Sendo o objetivo deste estudo identificar, através da combinação de uma Revisão Sistemática de Literatura e entrevistas semiestruturadas, quais são as dificuldades enfrentadas pelo processo de S&OP e compreender o panorama geral do uso de Data Analytics no processo em empresas Brasileiras, a turbulência promovida pela pandemia de COVID-19 impõem contingência ampla tanto em termos econômicos quanto geográficos e apresenta oportunidade de observar impactos no processo de S&OP em eventos extremos.