ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE

Unidades Organizacionais

Resumo profissional

person.page.researcharea

Nome para créditos

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 65
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Evento
    Loyalty program and delivery service quality, the impact on sales performance
    (2018) ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Effects of Knowledge Development and Culture of Competitiveness on the Performance of Service-Oriented and Product-oriented Firms
    (2016) ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE; Macau, Flavio Romero; Brito, Luiz Artur Ledur
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Qualidade no atendimento e eficiência de vendas: necessariamente um trade-off?
    (2018) Horovitz, Matheus Novaes Campello
    Este trabalho investiga o efeito da qualidade do atendimento, dos incentivos e sua contrapartida na eficiência de vendas em equipes operacionais. Em específico, foi analisado a elasticidade das vendas em relação à qualidade do atendimento prestado além de se estudar a sensibilidade destas mesmas vendas em relação aos incentivos diretos. Como proxy da qualidade dos serviços prestados foi utilizada o tempo médio de atendimento. Dentre as principais conclusões do trabalho está a constatação de uma evolução nos níveis de eficiência de venda devido a uma melhora na qualidade do serviço prestado. O estudo se baseia no método de análise de dados em painel.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Confiança, colaboração e geração de valor na cadeia de suprimentos
    (2018) Nadruz, Raphael
    Cadeia de suprimentos colaborativa é um recurso estratégico que vêm sendo amplamente adotado por empresas que buscam criar valor e consequentemente obter vantagem competitiva. Relações colaborativas utilizam mecanismos de governanças híbridos, nos quais há uma maior ênfase em mecanismos relacionais, que complementam situações não previstas em contratos, reduzindo os custos de transação. Um dos principais recursos dos mecanismos relacionais é a confiança, que neste trabalho será considerada como variável antecedente e abordada de forma bi-dimensional: Por benevolência (goodwill) e por competência. O principal objetivo deste estudo foi de analisar, através da visão do comprador, da díade comprador-fornecedor, como cada uma das dimensões da confiança impactam nas relações colaborativas e se a colaboração tem impacto positivo para geração de valor na cadeia de suprimentos. Verificou-se que a confiança impacta positivamente na geração de atividades colaborativas, assim como cada dimensão da confiança atua de forma diferenciada na geração destas atividades. Foi também possível verificar que a colaboração tem um efeito positivo na geração de valor da relação, porém nem todas atividades colaborativas contribuíram de forma significativa para geração de valor. Os dados desta pesquisa foram levantados por meio de questionário e os métodos estatísticos utilizados foram os de análise fatorial confirmatória, modelagem de equação estrutural e regressão linear.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Gestão da Capacidade: lidando com a incerteza e a variabilidade de uma central de atendimento
    (2019) Costallat Filho, Vicente Ferrão
    Esta pesquisa tem como objetivo sugerir práticas de gestão da capacidade em serviços para empresas que lidam com a variação da demanda e com a incerteza. Para tanto foi realizado um estudo de caso em uma empresa do mercado financeiro. A metodologia utilizada foi a de Design Research Methodology (DRM), dividida em três fases: esclarecimento da pesquisa (1), análise descritiva (2) e análise prescritiva (3). Na fase de esclarecimento da pesquisa (1) é explorado o que a literatura diz a respeito da Gestão da Capacidade com foco principalmente em centrais de atendimento. Na segunda fase (2), uma análise descritiva esclarece a situação e destaca os fatores que são determinantes, por meio das análises do comportamento das chamadas e com entrevistas em profundidade com os funcionários e clientes. Por fim, na terceira fase (3) é sugerido intervenções que estão organizadas nas perspectivas por processo, por tecnologia e por pessoas. Acredita-se que tais intervenções estimulem a empresa a ter uma gestão melhor da capacidade para lidar com as variações da demanda e com a incerteza.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Análise dos fatores da demanda e sua previsão: um estudo de caso no mercado de autopeças de reposição
    (2018) Hsieh, Gabriela Ruohyuin
    Devido a não sincronização da relação oferta-demanda, às incertezas de fornecimento e ao aumento da concorrência, as empresas mantêm estoques a fim de antecipar a necessidade do cliente e garantir sua posição no mercado. Porém, para o estabelecimento acurado de nível de estoque, sem emprego desnecessário de capital ou carência de produto, se faz necessária uma previsão de demanda. O estudo em questão objetiva desenvolver um modelo de previsão de demanda para uma empresa importadora de autopeças de reposição. Para alcançar o objetivo proposto, inicialmente, houve a tentativa de validação de hipóteses quanto aos principais fatores característicos a um modelo de carro que poderiam impactar a demanda de sua autopeça. Depois, buscou-se, um método de previsão de demanda adequado. Ao final foi feita uma comparação entre os modelos obtidos a fim de verificar qual entre eles deveria ser empregado pela Companhia. Os resultados obtidos mostraram que os modelos de ajuste exponencial duplo possuem maior grau de acurácia conforme cálculo do MAPE. Entretanto, devido a um resultado variando entre 32% a 50%, a previsão ainda é considerada inexata e impropria para replicação.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Tipos de relacionamento (produtor-indústria) e desempenho na indústria de celulose
    (2015) Godoy, Renan Okumura Germiliano
    O presente trabalho analisa os tipos de relacionamento (produtor-indústria) e desempenho na indústria de celulose. Nesse segmento há desde modelos integrados verticalmente até operações praticamente baseadas no mercado, na qual, procurou-se avaliar as respectivas características, diferenças na produtividade, e, se a escolha dos modelos teve fundamentos na teoria dos custos de transação. Para o desenvolvimento do trabalho, foram utilizados dados de 2013 da empresa-alvo e realizadas análises descritivas e estatísticas através da análise multivariada da variância (MANOVA) e regressão linear múltipla via modelo de equações simultâneas. Em uma das unidades da empresa-alvo, os resultados indicam elevação do Δ produtividade em tipos de relacionamento em direção à integração vertical na qual, pode ser explicado pelo maior grau de modernidade em equipamentos e processos em modalidades mais verticalmente integradas. Entretanto, os resultados indicaram influência parcial da teoria dos custos de transação na escolha dos tipos de relacionamentos face às características das fazendas. O trabalho procura evoluir na identificação do balanço mais efetivo entre integração vertical e terceirização para alavancar benefícios e reduzir custos, na qual, os resultados apresentam ganhos em modalidades mais integradas verticalmente, porém, tendo a ressalva em não desconsiderar potenciais benefícios em futuras negociações (acordos com valores abaixo da referência utilizada) em tipos de relacionamentos próximos da plena terceirização.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Last Mile Delivery em Favelas: um estudo explicativo com empresas brasileiras
    (2017) Flores e Silva, Cristiano
    Na logística urbana, o last mile delivery do centro de distribuição até a casa do consumidor tem se tornado cada vez mais desafiador com o crescimento contínuo da urbanização, em particular nos países em desenvolvimento quando se enfrentam as dificuldades logísticas de distribuição de produtos nas populações de baixa renda. Esta pesquisa apresenta uma abordagem holística de como as empresas distribuem produtos nas favelas brasileiras. A entrega de produtos nesses cenários não é uma tarefa fácil, a alta concentração de lares sem urbanização formal impõe barreiras para encontrar e acessar uma localização específica que, adicionada ao alto número de roubo de cargas, impõe muitos obstáculos nas operações do last mile. Seguindo a metodologia da Grounded Theory, foram identificadas duas dimensões principais: condições e decisões do last mile. Este trabalho ilustra a abordagem proposta descrevendo como as empresas estão tomando decisões, levando em consideração as condições para acessar o last mile nas favelas. A metodologia de categorização utilizada identificou, em quadrantes na Matriz Condições Decisões, as estratégias das empresas combinando o tipo de produto com o tipo de favela entregue. Os resultados mostraram um modelo teórico que ajuda a compreender, através de relações, as práticas de logística urbana dentro de áreas críticas tendo o risco como fator central de vulnerabilidade nas entregas. Concluindo que as condições levam a variações nas práticas executadas para acessar esses mercados.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Estratégia operacional, nível de terceirização e desempenho da firma: evidências do setor moveleiro
    (2014) Mendes, Gilson Pereira
    Este trabalho tem por objetivo geral analisar o uso e o impacto da terceirização e das estratégias operacionais de custo, qualidade, flexibilidade, pontualidade, inovação (fatores competitivos) no desempenho das empresas. Os objetivos específicos podem ser divididos em 3 tópicos. Primeiro, verificar se a adoção de determinada estratégia operacional (fatores competitivos) afeta o nível de terceirização da empresa. Segundo, verificar se o nível de terceirização da empresa afeta o seu desempenho operacional (objetivos de desempenho – produtividade, custo, rapidez, inovação, flexibilidade, pontualidade e qualidade) e o seu desempenho global, neste estudo medidos através de medidas de produtividade (faturamento / número de funcionários e, faturamento / valor dos ativos) e de crescimento (percentual do faturamento). Terceiro verificar se o nível de terceirização da empresa, moderado pelos fatores competivivos afeta o seu desempenho operacional (objetivos de desempenho) e o seu desempenho global e crescimento percentual do faturamento. Para desenvolver o estudo empírico é utilizada uma base de dados secundária, desenvolvida pelo Projeto CNPq (Processo 404818/2012-9), cuja amostra é composta por 75 empresas do setor moveleiro de quatro arranjos produtivos brasileiro. A técnica estatística utilizada neste estudo é a análise de regressão múltipla. Os resultados das análises não indicam uma relação direta e significativa para nenhum dos três tópicos levantados. Entretanto foram observados alguma relação entre a terceirização e alguns dos objetivos de desempenho, por exemplo, a produtividade. Resultado sugere que a empresa que terceiriza mais é mais produtiva. Observa-se que o setor moveleiro é bem vericalizado e tem baixo nível de terceirização.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    Incerteza na cadeia de exportação de açúcar
    (2013) ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE; Santos, Marcio Cesar dos Santos; Di Serio, Luiz Carlos; Macau, Flavio Romero
    Cada vez mais a competição ocorre não só entre empresas, mas entre cadeias de suprimentos, como no caso da exportação do açúcar. O açúcar é uma commodity com baixo valor agregado e gestão da cadeia focada em eficiência, redução de custos e operações enxutas, numa demanda presumida como relativamente estável e certa. Porém, o acúmulo de incertezas nessa cadeia devido a fatores endógenos (e.g. dificuldades de escoamento) e exógenos (e.g. flutuação do mercado) exige dos gestores uma abordagem responsiva. Este estudo tem como objetivo entender o papel dos players da cadeia de suprimentos de exportação do açúcar, identificando os principais riscos que levam a uma maior variação da demanda. Observam-se alguns dos principais players num estudo de caso único, analisando o impacto de fontes de incerteza potenciais em quatro diferentes empresas, todas elos fortes da cadeia. Foram coletados dados de entrevistas semiestruturadas, observações diretas, surveys, informações de entidades de classe, notícias em jornais e Internet. A análise, a partir da triangulação das evidências, resgatou os principais pontos das entrevistas em categorias que identificam as principais incertezas na demanda, no suprimento e na base da cadeia. A conclusão é que seus gestores são desafiados a ter responsividade sem comprometer a eficiência, havendo pontos críticos que demandam atenção.