Qualidade e Estratégia no Ensino Superior: O Caso da UniItalo
Carregando...
Autores
Paixão, Roberto Brazileiro
Orientador
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Artigo Científico
Data
2014
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo
O caso de ensino apresenta o dilema de
diversas instituições de ensino superior
presentes no Brasil na tentativa de criar um
diferencial competitivo. No caso do UniItalo,
apesar do crescimento, a instituição
apresentava grandes desafios, além do aumento
da competitividade do setor e da presença de
grandes players, havia a suspeita de que o
crescimento acelerado poderia estar trazendo
prejuízos com relação à qualidade dos alunos e
do aprendizado. O desenrolar do caso
evidencia os esforços da instituição na busca
por indicadores capazes de analisar a qualidade
do ensino, em suas várias vertentes, não
somente com relação à satisfação do aluno,
mas também com relação ao nível de
aprendizado dos alunos. Porém, muitas
dúvidas ainda pairam no ar e os desafios da
área acadêmica para responder aos
questionamentos dos dirigentes são muitos. O
caso permite explorar discussões pertinentes à
Gestão Estratégica de uma Instituição de
Ensino (posicionamento competitivo, busca
por diferenciais, análises das 5 forças e SWOT
[strengths, weaknesses, opportunities and
threats]); à Gestão Educacional de uma
Instituição de Ensino Superior (como avaliar e
alcançar qualidade superior, avaliar satisfação
versus aprendizado, escolha da abordagem
teórica acerca da avaliação); e à Gestão da
Qualidade em Serviços (conceito de qualidade
em serviços, percepção da qualidade, quando e
onde avaliar – antes, durante ou depois do
processo produtivo).
Palavras-chave
Titulo de periódico
TAC - Tecnologias de Administração e Contabilidade
Título de Livro
URL na Scopus
Idioma
Português
URL permanente
Notas
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Humanas