Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3895
Type: Artigo Científico
Title: Qualidade e Estratégia no Ensino Superior: O Caso da UniItalo
Author: Duarte, André Luis de Castro Moura
Paixão, Roberto Brazileiro
Publication Date: 2014
Original Abstract: O caso de ensino apresenta o dilema de diversas instituições de ensino superior presentes no Brasil na tentativa de criar um diferencial competitivo. No caso do UniItalo, apesar do crescimento, a instituição apresentava grandes desafios, além do aumento da competitividade do setor e da presença de grandes players, havia a suspeita de que o crescimento acelerado poderia estar trazendo prejuízos com relação à qualidade dos alunos e do aprendizado. O desenrolar do caso evidencia os esforços da instituição na busca por indicadores capazes de analisar a qualidade do ensino, em suas várias vertentes, não somente com relação à satisfação do aluno, mas também com relação ao nível de aprendizado dos alunos. Porém, muitas dúvidas ainda pairam no ar e os desafios da área acadêmica para responder aos questionamentos dos dirigentes são muitos. O caso permite explorar discussões pertinentes à Gestão Estratégica de uma Instituição de Ensino (posicionamento competitivo, busca por diferenciais, análises das 5 forças e SWOT [strengths, weaknesses, opportunities and threats]); à Gestão Educacional de uma Instituição de Ensino Superior (como avaliar e alcançar qualidade superior, avaliar satisfação versus aprendizado, escolha da abordagem teórica acerca da avaliação); e à Gestão da Qualidade em Serviços (conceito de qualidade em serviços, percepção da qualidade, quando e onde avaliar – antes, durante ou depois do processo produtivo).
Keywords in original language : qualidade
ensino aprendizagem
avaliação
Abstract: This teaching case presents the dilemma of many higher education institutions present in Brazil face in an attempt to create a competitive advantage. In the case of UniItalo, despite its growth, the institution faced major challenges. In addition to increasing sector competitiveness and the presence of large players, there was a suspicion that accelerated growth could be harming the quality of students and learning. The progress of the case highlights the institution’s efforts in searching for indicators to analyze education quality in its various aspects, not only regarding student satisfaction, but also with respect to the level of student learning. However, many questions still hang in the air and there are still many challenges where the academic area must answer questions from institutional leadership. The case explores discussions related to Strategic Management of an Educational Institution (competitive positioning, search for differentials, analysis of the five forces and SWOT [strengths, weaknesses, opportunities and threats]), Educational Management of a Higher Education Institution (how to evaluate and achieve higher quality, assess satisfaction versus learning, choice of theoretical approach regarding evaluation) and Quality Management Services (concepts of service quality, perceived quality, assess when and where - before, during or after the production process)..
Keywords (english terms): quality
teaching and learning
evaluation
Language: Português
CNPq Area: Ciências Humanas
URI: http://www.anpad.org.br/periodicos/arq_pdf/a_1498.pdf
Copyright: O INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR
Notes: Estudo de caso - Texto completo
Appears in Collections:Coleção de Artigos Científicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
R_Artigo_2014_Qualidade e Estratégia no Ensino_TC.pdfR_Artigo_2014_Qualidade e Estratégia no Ensino_TC.498.69 kBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.