Qualidade e Estratégia no Ensino Superior: O Caso da UniItalo
dc.contributor.author | ANDRÉ LUIS DE CASTRO MOURA DUARTE | |
dc.contributor.author | Paixão, Roberto Brazileiro | |
dc.coverage.cidade | Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.coverage.pais | Brasil | pt_BR |
dc.creator | Paixão, Roberto Brazileiro | |
dc.date.accessioned | 2022-08-06T16:40:12Z | |
dc.date.available | 2022-08-06T16:40:12Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | O caso de ensino apresenta o dilema de diversas instituições de ensino superior presentes no Brasil na tentativa de criar um diferencial competitivo. No caso do UniItalo, apesar do crescimento, a instituição apresentava grandes desafios, além do aumento da competitividade do setor e da presença de grandes players, havia a suspeita de que o crescimento acelerado poderia estar trazendo prejuízos com relação à qualidade dos alunos e do aprendizado. O desenrolar do caso evidencia os esforços da instituição na busca por indicadores capazes de analisar a qualidade do ensino, em suas várias vertentes, não somente com relação à satisfação do aluno, mas também com relação ao nível de aprendizado dos alunos. Porém, muitas dúvidas ainda pairam no ar e os desafios da área acadêmica para responder aos questionamentos dos dirigentes são muitos. O caso permite explorar discussões pertinentes à Gestão Estratégica de uma Instituição de Ensino (posicionamento competitivo, busca por diferenciais, análises das 5 forças e SWOT [strengths, weaknesses, opportunities and threats]); à Gestão Educacional de uma Instituição de Ensino Superior (como avaliar e alcançar qualidade superior, avaliar satisfação versus aprendizado, escolha da abordagem teórica acerca da avaliação); e à Gestão da Qualidade em Serviços (conceito de qualidade em serviços, percepção da qualidade, quando e onde avaliar – antes, durante ou depois do processo produtivo). | pt_BR |
dc.description.notes | Estudo de caso - Texto completo | pt_BR |
dc.description.other | This teaching case presents the dilemma of many higher education institutions present in Brazil face in an attempt to create a competitive advantage. In the case of UniItalo, despite its growth, the institution faced major challenges. In addition to increasing sector competitiveness and the presence of large players, there was a suspicion that accelerated growth could be harming the quality of students and learning. The progress of the case highlights the institution’s efforts in searching for indicators to analyze education quality in its various aspects, not only regarding student satisfaction, but also with respect to the level of student learning. However, many questions still hang in the air and there are still many challenges where the academic area must answer questions from institutional leadership. The case explores discussions related to Strategic Management of an Educational Institution (competitive positioning, search for differentials, analysis of the five forces and SWOT [strengths, weaknesses, opportunities and threats]), Educational Management of a Higher Education Institution (how to evaluate and achieve higher quality, assess satisfaction versus learning, choice of theoretical approach regarding evaluation) and Quality Management Services (concepts of service quality, perceived quality, assess when and where - before, during or after the production process).. | pt_BR |
dc.format.extent | p. 71-91 | pt_BR |
dc.format.medium | Digital | pt_BR |
dc.identifier.issn | 22360263 | pt_BR |
dc.identifier.issue | 1 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3895 | |
dc.identifier.volume | 4 | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | ANPÁD | pt_BR |
dc.relation.ispartof | TAC - Tecnologias de Administração e Contabilidade | pt_BR |
dc.rights.license | O INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR | pt_BR |
dc.subject | qualidade | pt_BR |
dc.subject | ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | avaliação | pt_BR |
dc.subject.keywords | quality | pt_BR |
dc.subject.keywords | teaching and learning | pt_BR |
dc.subject.keywords | evaluation | pt_BR |
dc.title | Qualidade e Estratégia no Ensino Superior: O Caso da UniItalo | pt_BR |
dc.title.alternative | Quality and Strategy in Higher Education: The UniItalo Case | pt_BR |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
local.identifier.sourceUri | http://www.anpad.org.br/periodicos/arq_pdf/a_1498.pdf | |
local.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
local.type | Artigo Científico | pt_BR |
relation.isAuthorOfPublication | 88e6dd49-58a7-4c33-adfc-7ba4c3ad2ebe | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 88e6dd49-58a7-4c33-adfc-7ba4c3ad2ebe |
Arquivos
Pacote Original
1 - 2 de 2
N/D
- Nome:
- R_Artigo_2014_Qualidade e Estratégia no Ensino_TC.pdf
- Tamanho:
- 498.69 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
- R_Artigo_2014_Qualidade e Estratégia no Ensino_TC.
Carregando...
- Nome:
- Acesso_Primeira Pagina_Qualidade e Estratégia no Ensino Superior O Caso da UniItalo.pdf
- Tamanho:
- 16.44 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
N/D
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 282 B
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: