CARLOS ALBERTO FURTADO DE MELO

Unidades Organizacionais

Resumo profissional

person.page.researcharea

Nome para créditos

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 49
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Caveat venditor: eliminando a corrupção com a imposição do dilema dos prisioneiros aos candidatos em uma eleição
    (2011) Franz, Leandro Telles
    Interesses políticos e corrupção desalinham expectativas e criam incertezas nos mercados, afetando o funcionamento até mesmo dos ambientes regulatórios criados para controlar suas falhas. O presente trabalho inclui um mecanismo de incentivos durante a competição eleitoral que vincula os candidatos a uma atuação honesta na vida pública caso sejam eleitos. O resultado encontrado é que, na existência deste mecanismo, um contrato com multa em caso de condenação por corrupção, os eleitores atualizam expectativas e os candidatos se vêem forçados a adquiri-lo para continuar com chances de se eleger. O Dilema dos Prisioneiros se caracteriza por forçar esta escolha, que lhes proporciona menor utilidade que aquela no cenário sem a existência do contrato. Como consequência, o incentivo a corrupção diminui e o bem-estar da sociedade aumenta com mercados menos distorcidos.
  • Working Paper
    A crise política de 2005: Causas estruturais e conjunturais que a explicam
    (2009) CARLOS ALBERTO FURTADO DE MELO
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Racionalidade na economia: uma análise do debate acerca do modelo econômico de agência racional
    (2009) Costa, Guilherme Spilimbergo
    Este trabalho realiza uma análise da maneira com que a economia aborda a racionalidade dos agentes. Aqui são apresentadas e criticadas as principais abordagens feitas pela economia tradicional - a racionalidade como maximização do auto-interesse e como consistência interna das escolhas - e a crítica do programa alternativo da racionalidade limitada. As críticas feitas pela racionalidade limitada à economia tradicional serão analisadas, de forma a identificar a relevância desse programa para a teoria econômica.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo Científico
    A grande crise e as crises brasileiras: o efeito catalisador da covid-19
    (2020) CARLOS ALBERTO FURTADO DE MELO; SANDRO CABRAL
    Identificamos nesse trabalho o papel da Covid-19 na catalisação de crises já existentes no Brasil antes da pandemia: crise econômica crônica, crise econômica aguda, crise de saúde pública e crise de saúde pública. Ao longo do artigo descrevemos como a combinação dessas várias crises conforma a grande crise social e institucional vivenciada pelo país em 2020. Acreditamos que o enfretamento das várias crises se dá pela política e não por sua negação.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Crise Européia: questões institucionais e culturais de Alemanha e Grécia
    (2013) Alves, Willy Gregory Campos
    No início de 2010 uma crise econômica assolou a Europa, a fragilidade da união entre os países da zona do Euro foi escancarada. Durante a crise as soluções macroeconômicas para ela foram apresentadas, mas com pouco sucesso em suas implementações. Para explicar os porquês de isso ocorrer, invoca-se o economista ganhador do prêmio Nobel Douglass North e sua teoria institucional. Para que uma política econômica seja implantada com sucesso, se faz necessária uma matriz institucional sólida que favoreça a eficiência. Aprofundando-se na questão sabe-se que os valores, a cultura darão os ditames das regras do jogo, das instituições. Dois países ocuparam posições opostas durante a crise, são eles Alemanha e Grécia, com austeridade fiscal e descontrole fiscal respectivamente. Assim sendo, este trabalho pretende criar, a partir da teoria do sociólogo Max Weber, o tipo ideal Alemão e comparar o seu comportamento ao dos gregos. A partir do tipo ideal será construída a matriz institucional e dela se chegará ao discorrer econômico.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Comparação das motivações e incentivos entre a carreira política e privada
    (2020) Barcha, Renato Stavropoulu
    A motivação deste estudo está em melhorar a classe política do Brasil. Só se torna um político aquelas pessoas que possuem disposição para se candidatar. Diante disso, procurou-se compreender as motivações e incentivos que levam uma pessoa para carreira pública e privada. Além de ampla revisão bibliográfica sobre os dois setores, foram feitas entrevistas com os dois grupos de pesquisa e pode-se chegar a um modelo de amparo para decisão entre ingressar na carreira política, ou não. Por fim, foram feitas sugestões sobre como proporcionar incentivos que atraíam profissionais mais qualificados para gestão política brasileira.
  • Imagem de Miniatura
    Artigo de Periódico Noticioso
    Dilma: do Desafio Histórico à Tecnocracia
    (2013) CARLOS ALBERTO FURTADO DE MELO
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Determinantes do crescimento da economia brasileira: uma comparação entre dois períodos (“milagre” econômico e governo Lula)
    (2016) Neves, Flávia Spadoni
    O presente trabalho pretende identificar os fatores que determinaram o crescimento econômico no período do “Milagre” Econômico (1968-1973), durante a Ditadura Militar Brasileira, e do Governo de Luis Inácio 'Lula' da Silva (2003-2006 e 2007-2010). Para isso, foi feita uma regressão de crescimento com dados em painéis, procurando identificar semelhanças e diferenças que contribuíram para tais crescimentos. Verificou-se que para explicar o crescimento da renda de uma economia é necessário analisar o desempenho de variáveis da política econômica nacional, como a renda inicial de uma economia, sua taxa de inflação (indicador de estabilidade), participação do sistema financeiro e política fiscal, e também o ambiente externo. No entanto, a diferença entre o crescimento e o desenvolvimento econômico é percebida nas características institucionais. A análise feita neste trabalho conclui que o crescimento associado ao "Milagre" foi acompanhado pela deterioração institucional, enquanto o crescimento durante Governo Lula de certa forma acompanhou o crescimento da economia mundial.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    When labor-based parties gain businesses’ trust: the case of Brazil’s Workers’ Party
    (2022) Lopes, Victor Hugo Almeida
    Desde os processos de liberalização nas décadas de 80 e 90, elites financeiras e empresariais conseguem constranger partidos trabalhistas eleitos na América Latina a tentar buscar uma agenda econômica pró-mercado, assim comprometendo sua capacidade e incentivos de oferecer benefícios a seus eleitores tradicionais. No entanto, a implementação de políticas pró-negócios pelos partidos trabalhistas não depende apenas das pressões impostas pelos mercados internacionais de capitais, mas também é uma função da interação entre as elites partidárias e as suas bases. Assim, a forma como um partido se organiza desempenha um papel crucial nesse contexto, pois determina a alocação de barganha entre os dois. Meio a isso, este artigo, por meio de revisão bibliográfica e process-tracing, analisa o caso do Partido dos Trabalhadores no Brasil e as tentativas de Lula de conquistar a confiança do setor empresarial em seu primeiro mandato como presidente (2003-2006), comparando-o com outros casos semelhantes na América Latina. Como resultado, encontramos evidências de que, quando o partido do presidente tem fortes laços com movimentos sociais organizados, ao mesmo tempo em que concede autonomia às suas lideranças, o governo é mais propenso a optar pela ortodoxia de mercado, uma vez que as bases detêm menos poder.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Os desafios de Ben Bernanke durante o “Grande Pânico de 2008”
    (2010) Fernandes, Hanna Hassan Ahmad Ali
    O presente trabalho tem a pretensão ponderar a relação entre o corpo técnico na economia norte americana e seus respectivos agentes políticos através de dois pontos de vista. O primeiro relaciona-se com o que é defendido na literatura, considerando as relações entre o corpo técnico e os agentes políticos da economia em questão. O segundo aponta o que o chairman do FED, Bernanke, viveu no cargo, sob condições específicas de crises econômicas, mais precisamente: a crise de 2008 em seus aspectos políticos, strito sensu. Dessa forma, o trabalho discorre sobre o grau de liberdade de ação dos dirigentes do Banco Central, como também o quanto os agentes econômicos e políticos se complementam ou se anulam frente a momentos de turbulência econômica.