GRAZIELA SIMONE TONIN

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Chatbot de Educação Financeira
    (2024) Gomes, Arthur Motta Pereira; Santos, Fernando Vieira dos; Miné, Gabriel Zahar; Andrade, Leonardo da França Moura de; Ramella Junior, Sergio Eduardo
    Este projeto de conclusão de curso tem como objetivo aprimorar o chatbot de Educação Financeira da B3, uma ferramenta desenvolvida para auxiliar investidores por meio de conteúdos exclusivos da B3 e da CVM. O projeto inclui a criação de mockups das telas do aplicativo, a elaboração de recomendações de layout e funcionalidades para melhorar a experiência do usuário, além da prototipagem dessas melhorias em um ambiente de programação. Todas essas etapas foram realizadas com propriedade, por meio de um protótipo implementado e validado seguindo a metodologia ágil, com entregas estruturadas em Sprints. O foco foi validar continuamente a experiência e as funcionalidades propostas, com a coleta de feedback constante do cliente para ajustar o produto às suas necessidades e expectativas. As soluções apresentadas visam não apenas otimizar a interação dos usuários com o chatbot, mas também assegurar que a B3 continue inovando no campo da educação financeira, oferecendo uma experiência mais intuitiva e personalizada. Foram realizadas análises iniciais detalhadas, definições abrangentes de escopo e arquitetura do projeto, além da codificação completa do sistema, com foco em oferecer uma experiência rica e personalizada aos usuários. Todo o desenvolvimento foi orientado para garantir uma interação intuitiva e eficiente com o chatbot, reafirmando o compromisso da B3 com a inovação em educação financeira.
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    Trabalho de Evento
    Shedding Light on How Intelligent Techniques can Support Technical Debt Management and Influence Software Quality Attributes
    (2022) Albuquerque, Danyllo; GRAZIELA SIMONE TONIN; Chagas, Ferdinandy; Perkusich, Mirko; Guimaraes, Everton; Hyggo Almeida; Perkusich, Angelo
    Technical Debt (TD) is a consequence of decision-making in the development process that can negatively impact Software Quality Attributes (SQA) in the long term. Technical Debt Management (TDM) is a complex task to minimize TD that relies on a decision process based on multiple and heterogeneous data that are not straightforward to synthesize. Recent studies show that Intelligent Techniques can be a promising opportunity to support TDM activities since they explore data for knowledge discovery, reasoning, learning, or supporting decision-making. Although these techniques can improve TDM activities, there is a need to identify and analyze solutions based on Intelligent Techniques to support TDM activities and their impact on SQA. For doing so, a Systematic Mapping Study was performed, covering publications between 2010 and 2020. From 2276 extracted studies, we selected 111 unique studies. We found a positive trend in applying Intelligent Techniques to support TDM activities being Machine Learning and Reasoning Under Uncertainty the most recurrent ones. Design and Code were the most frequently investigated TD types. TDM activities supported by intelligent techniques impact different characteristics of SQA, mainly Maintainability, Reliability, and Security. Although the research area is up-and-coming, it is still in its infancy, and this study provides a baseline for future research.
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    Trabalho de Evento
    Active learning approaches applied in teaching agile methodologies
    (2023) GRAZIELA SIMONE TONIN; FABIO ROBERTO DE MIRANDA; ANDREW TOSHIAKI NAKAYAMA KURAUCHI; Montagner, Igor; Agena, Barbara; Barth, Fabrício J.
    We need to modernize education to form adaptable leaders who can tackle evolving challenges in our dynamic world. Insper's computer science program is designed to reflect this need with an innovative infrastructure, curriculum, and industry partnerships. We use active learning methodologies to teach agile methodologies and develop soft skills to solve real-world problems. Our focus is on non-violent communication, feedback techniques, and teamwork, along with constant interaction with industry professionals who share their experiences with students. Our goal is to provide students with a well-rounded education that equips them for success in the digital age. This work-in-progress research project describes our approach to teaching and our objective to prepare students for the future in the context of an innovative first semester experience on a CS program.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Development of an Administrator Web App for subscriptions’ management and a Mobile App for unlocking E-bikes
    (2024) Ades, Cesar Ezra; Hadba, Lila Takahashi; Kawahara, Thiago Shiguero
    This project aims to develop a Web Application (App) for the Administrator (E-Moving personnel) and an users’ Mobile App for E-Moving, a rental electric bike (E-Bike) company focused on improving urban mobility. This endeavour builds upon a prior Capstone Project (PFE), which developed a control board for electric bicycles in 2023. The current initiative seeks to enhance the E-Moving profitability and control, by being able to block users’ e-bikes and mitigating the risks of theft and default. The project, a collaboration between students from Insper (São Paulo, Brazil) and Texas A&M (Texas, United States), involves Insper students developing two Apps in accordance with the requirements established by the previous project and those of the Texas A&M students. Notably, the hardware component is being developed by Texas A&M students. The project is structured into five primary segments: (i) Web App and Mobile App screen flowchart, (ii) Web App and Mobile App screen design and front-end implementation, (iii) Bluetooth connection with E-bike, (iv) Database integration with both Web App and Mobile App front-end, and (v) Integration of Bluetooth, Web App, Mobile App, and E-bike. This project emphasizes a practical application that enables administrators (E-Moving personnel) to remotely monitor client's E-bikes and for them to manage its E-bike.
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    Relatório de Iniciação Científica
    Revisão Sistemática da Literatura para a identificação de ações mundiais com foco em redução de desigualdade de gênero: um recorte para a área de Engenharia de Software
    (2024) Oliveira, Rafaela Afférri de
    As mulheres representando aproximadamente metade da população global, persistem como uma minoria em diversos ambientes, incluindo a esfera da computação. Este estudo, integrante de uma pesquisa internacional liderada pela professora Dra. Carolyn Seaman, da Universidade de Maryland Baltimore County (UMBC), com pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Universidade Federal de Paraíba (UFPB), propõe uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de analisar e compreender as iniciativas destinadas a ampliar a participação feminina na Engenharia de Software. Dentre os objetivos do estudo estão a identificação de lacunas nas pesquisas existentes, a compreensão das iniciativas globais para atrair, reter e encorajar mulheres na área, bem como a promoção da igualdade de gênero por meio do entendimento das dificuldades enfrentadas por elas. Realizado por uma equipe internacional de pesquisadores, o estudo segue um protocolo detalhado que estipula todas as etapas e procedimentos para garantir a confiabilidade da pesquisa, incluindo a metodologia de extração de dados dos artigos. Os dados coletados visam fornecer direcionamento tanto para Instituições de Ensino, incluindo o Insper, quanto para empresas, permitindo a criação de iniciativas próprias para tornar seus ambientes mais equitativos. O trabalho ainda não está finalizado uma vez que segue sendo desenvolvido no âmbito mundial, apesar disto já é possível analisar alguns dos dados encontrados.
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    Capítulo de Livro
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    Relatório de Iniciação Científica
    Modelos de Gestão de Dívida Técnica
    (2025) Yaginuma, Eduardo Takei
    Nos últimos anos, o impacto da dívida técnica tem se tornado cada vez mais evidente no desenvolvimento de software, afetando diretamente a qualidade dos produtos, a produtividade das equipes e os custos de manutenção. Empresas de diferentes setores estão reconhecendo que a dívida técnica não é apenas um problema técnico, mas também um fator estratégico que pode comprometer a inovação e a competitividade. Diante desse cenário, este estudo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura para identificar e analisar modelos de gerenciamento de dívida técnica em projetos de desenvolvimento de software. Partindo do modelo técnico de gestão de dívida proposto por Graziela Simone Tonin, a pesquisa busca explorar abordagens complementares adotadas por equipes ágeis, investigando diferentes metodologias, estratégias e ferramentas utilizadas no processo de gerenciamento da dívida técnica. O foco está em modelos que abrangem aspectos essenciais desse gerenciamento, incluindo identificação, classificação, monitoramento, priorização e pagamento da dívida técnica. A partir dos estudos desenvolvidos na tese de Tonin G.S., a pesquisa pretende identificar outros modelos de gestão de dívida técnica, compará-los e prover novos insights a partir da análise de estudos recentes sobre essas abordagens. O estudo visa fornecer uma visão aprofundada sobre as melhores práticas no gerenciamento da dívida técnica no contexto do desenvolvimento ágil de software. A pesquisa também objetiva identificar tendências emergentes, como o uso de inteligência artificial e automação para otimizar a gestão da dívida técnica. Um dos propósitos é que essa revisão sistemática possa ser publicada em plataformas internacionais, contribuindo para a evolução das práticas de gerenciamento da dívida técnica na indústria de software.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Negociação entre agentes de IA Generativa para comunicação em Spatial Web
    (2025) Bôa, Caio Ortega; Oliveira, Gustavo Eliziario Stevenson de; Santos, João Pedro Rodrigues dos; Castellucci, Matheus Raffaelle Nery
    Agentes de IA Generativa autônomos capazes de tomar decisões concretas têm potencial para transformar diversas áreas, como: interação digital em ambientes imersivos, automação de processos e negociação de bens e serviços. Esses agentes são sistemas computacionais com capacidade de percepção, inferência e ação, desenvolvidos para operar com autonomia em tarefas complexas. Este projeto propõe o desenvolvimento de um sistema composto por agentes de IA generativa, capazes de reter informações, realizar inferências e tomar decisões de forma independente. Dessa forma, os agentes aplicarão esses conceitos na realização de tarefas orientadas pelo usuário dentro de um ambiente virtual. No sistema desenvolvido, os agentes de IA generativa, representados por avatares no ambiente virtual, navegam, coletam informações, interagem com outros agentes para obter dados complementares e realizam negociações para concluir a tarefa atribuída. Para possibilitar esse comportamento, foi implementado um método baseado em grandes modelos de linguagem (Large Language Models – LLMs), permitindo que os agentes resumam e armazenem os conhecimentos adquiridos ao longo da tarefa, simulando uma memória ativa. Como caso de estudo, o sistema foi testado em um ambiente virtual 3D, simulando um centro comercial, onde serão divididos em dois grupos: vendedores e compradores, e serão livres para interagir. Durante os testes, esses agentes demonstraram comportamentos coerentes com os objetivos definidos. Por exemplo, um agente comprador foi capaz de localizar uma loja correspondente ao produto desejado por meio da interação com um agente intermediário. Ao chegar à loja, ele iniciou uma conversa com o agente vendedor e concluiu a compra seguindo os parâmetros definidos pelo usuário. Este trabalho apresenta uma arquitetura funcional que combina IA generativa e memória computacional para permitir interações autônomas realistas, validando que sistemas de agentes com IA generativa são capazes de operar em ambientes virtuais de forma independente.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Aplicação web para monitoramento de feedbacks de usuários, integrada a um aplicativo voltado à democratização de línguas indígenas
    (2025) Farias, Ana Laiz Novais de; Andrade, Giovana Cassoni; Amorim, Isabella dos Santos de
    Estima-se que cerca de 46% dos idiomas do mundo estejam ameaçados ou em risco de extinção (Veiga, 2017). Visando contribuir com a perpetuação do Nheengatu – uma das línguas ameaçadas – a IBM (...). No semestre passado, um grupo de alunos do Insper desenvolveu um protótipo de um aplicativo Android, integrando ao sistema um modelo de linguagem criado pela IBM em parceria com a USP. Esse modelo já permite traduzir, corrigir a ortografia e sugerir palavras baseadas no contexto de sentenças. Atualmente, o modelo de linguagem conta com uma base limitada de cerca de 8 mil sentenças, devido à falta de registros escritos e à tradição oral da língua. O objetivo deste projeto é implementar um mecanismo de coleta de feedbacks no protótipo e desenvolver uma aplicação de monitoramento, integrada ao protótipo desenvolvido no semestre passado, que permitirá a visualização dos dados por período e funcionalidade (tradução, correção ortográfica e sugestão de próximas palavras). A plataforma de monitoramento será utilizada por linguistas e especialistas para analisar os feedbacks recebidos, avaliar o desempenho das funcionalidades e propor melhorias no modelo de linguagem. A partir dessas análises, será possível aprimorar a base de dados utilizada no treinamento da inteligência artificial, contribuindo para a evolução do modelo. Os principais usuários do aplicativo Android são falantes e aprendizes da língua indígena Nheengatu, incluindo crianças indígenas em processo de alfabetização. Este projeto visa ajudar a melhorar o modelo de linguagem e apoiar a preservação da cultura indígena e o fortalecimento da língua, auxiliando as novas gerações no uso da tecnologia como ferramenta de ensino e aprendizado da escrita para manter viva a sua língua nativa.