GUILHERME FOWLER DE AVILA MONTEIRO

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Resumo profissional
Área de pesquisa
Nome para créditos

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Artigo Científico
    Framing sustainability in agro food chains: from mysticism to actual practice
    (2013) Caleman, Silvia Morales de Queiroz; GUILHERME FOWLER DE AVILA MONTEIRO; Queiroz, Adriane Angélica Farias Santos Lopes de; Lopes, José Carlos de Jesus
    O objetivo desse trabalho teórico é propor um arcabouço analítico para o estudo de sistemas agroindustriais sustentáveis. Diferentemente da literatura predominante, o estudo analisa a sustentabilidade através de seu caráter sistêmico, no qual agentes econômicos distintos organizam-se para produzir e distribuir bens sustentáveis ao consumidor final. Apoiado nas premissas da Nova Economia Institucional, e inspirado no conceito de netchains, o trabalho introduz o conceito de netsystem: um agrossistema estritamente coordenado, no qual as transações horizontais e verticais desempenham um papel-chave, e no qual o ambiente institucional tem um papel estratégico.
  • Artigo Científico
    Sustainable food chains: the role of collective action and government incentives
    (2017) Caleman, Silvia Morales de Queiroz; GUILHERME FOWLER DE AVILA MONTEIRO; Hendrikse, George
    O papel das ações coletivas como elementos de suporte para a manutenção de sistemas agroindustriais sustentáveis é analisado nesta pesquisa. A principal contribuição está em relacionar a ideia de uma cadeia de suprimento e o problema das ações coletivas (coordenação horizontal) que podem ser requeridas para lidar com a externalidade envolvida na provisão de produtos sustentáveis. Adicionalmente, analisa-se como a presença ou a ausência de incentivos governamentais impactam as ações coletivas neste setor. Para tanto, desenvolve-se um argumento formal simples inspirado em estudos de caso relacionados com a produção agrícola sustentável no Brasil e na Holanda. Os resultados apontam que mecanismos de cooperação horizontal sustentam níveis positivos de sustentabilidade, mesmo na ausência de pagamentos diretos feitos pelo governo.