ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO
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Artigo Científico Quality of life in systemic lupus erythematosus patients in Northeastern Brazil: Is health-related quality of life a predictor of survival for these patients?(2009) Freire, Eutilia; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Ciconelli, RozanaObjetivo: Identificar as características sociais, demográficas e clínicas que influenciam a sobrevida de pacientes com lupus eritematoso sistêmico (LES). Métodos: Sessenta e três pacientes com diagnóstico de LES foram selecionados no nosso serviço médico, avaliados em 1999 e revistos em 2005. Nas duas avaliações nós utilizamos um protocolo para obter dados sociais, demográficos e clínicos, índices de atividade e dano e a qualidade de vida através do SF-36. Todos os testes estatísticos foram executados usando um nível de significância de 5%. Resultados: Dos 63 pacientes examinados em 1999, seis morreram, quatro foram perdidos o contato e o protocolo precedente foi aplicado outra vez aos 53 pacientes restantes. Os seis pacientes que morreram apresentaram os piores índices de qualidade de vida, em todos os aspectos. O factor predictivo observado mais importante foi a baixa pontuação no domínio emocional do componente mental do SF-36 (p< 0.01). Conclusão: A qualidade de vida relacionada com a saúde pode ser usada como possível fator preditivo de mortalidade entre pacientes com LES.Artigo Científico Validity of the SF-6D index in Brazilian patients with rheumatoid arthritis(2009) Campolina, Alessandro Gonçalves; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZO; Ferraz, Marcos Bosi; Ciconelli, Rozana MesquitaArtigo Científico Aplicação de modelos de função de transferência e equações de estimação para previsão do número de passageiros em ponte aérea(2003) RINALDO ARTES; ADRIANA BRUSCATO BORTOLUZZOCom a grande concorrência no setor aéreo, prever corretamente o controle de gastos torna-se cada vez mais importante. Nesse contexto, prever corretamente o número de refeições embarcadas num vôo é um fato de economia para as companhias. As empresas aéreas precisam informar o número previsto de passageiros duas horas antes de cada vôo. As refeições que não são utilizadas durante o vôo não podem ser reaproveitadas e a falta de refeições obriga a empresa a pagar um valor estipulado para que o passageiro possa fazer uma refeição ao desembarcar. Neste trabalho, são comparados os desempenhos de duas metodologias para previsão de séries temporais em dois conjuntos de dados reais: modelo de função de transferência e uma abordagem de equações de estimação. Em ambos, a série de reservas é utilizada como auxilio para fazer previsões do número de passageiros embarcados em cada vôo. É verificada também a necessidade de inclusão de intervenções nestes dados durante alguns feriados tais como ano novo, carnaval e outros.