GUSTAVO MOREIRA TAVARES

Unidades Organizacionais

Resumo profissional

person.page.researcharea

Nome para créditos

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Quando evolução, liderança e estratégia se encontram: os efeitos da ambiguidade percebida e foco regulatório do liderado na relação entre liderança via dominância e comprometimento organizacional
    (2022) Conejo, André Ferri
    Ambientes voláteis e incertos clamam ainda mais forte pelo fenômeno da liderança. A partir da literatura sobre liderança evolutiva e contingencial, este trabalho propõe examinar o papel moderador da percepção de ambiguidade de papel e foco regulatório do liderado na relação entre liderança via dominância e comprometimento organizacional afetivo do liderado. Uma coleta via survey foi conduzida para testar as hipóteses propostas sobre os efeitos interativos de fatores contextuais e individuais na efetividade da liderança. Em linha com resultados prévios da literatura, encontrou-se uma relação direta e significativa entre as variáveis de interesse e comprometimento organizacional afetivo, relação que é negativa quando na presença de liderança via dominância e de percepção de alta ambiguidade de tarefa, e positiva quando o foco regulatório do liderado é de promoção. Não foi encontrado suporte para a interação proposta nas hipóteses, que atuaria como moderador, atenuando essa relação. Implicações para o campo e prática são discutidos ao final.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    O efeito dos mindsets na resolução de conflitos
    (2020) Carvalho, Luíza Faria Camargo
    O objetivo deste estudo é tentar entender como o mindset do indivíduo, fixo ou de crescimento, pode afetar a sua disposição a pedir desculpas após uma transgressão. Além disso, tenta entender a relação desse mindset com o sentimento de culpa ou vergonha que a pessoa pode sentir após uma transgressão e como isso poderá impactar a sua propensão a se desculpar. Para avaliar a diferença de mindset, o respondente passou por um procedimento metodológico experimental, em que ele leu um cenário que tentou ativar um mindset nele, ou fixo ou de crescimento. Depois, foi apresentado um questionário para medir o efeito do mindset na propensão a se desculpar e nos sentimentos de culpa e vergonha.