RICARDO PAES DE BARROS

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  • Relatório de pesquisa
    Avaliando o impacto sistêmico do jovem de futuro
    (2023) RICARDO PAES DE BARROS; Franco, Samuel; Machado, Laura Muller
  • Livro
    Impacto da Educação Técnica sobre a Empregabilidade e a Remuneração
    (2023) RICARDO PAES DE BARROS; LAURA MULLER MACHADO; Corradi, Lígia Lóss; Franco, Samuel; Rosalém, Andrezza
    Este livro documenta cuidadosamente as evidências empíricas sobre o impacto da EPTNM no mercado de trabalho. Um trecho, em particular, chama muita atenção: “...enquanto a proporção de alunos de diferentes etapas educacionais matriculados em programas de educação profissional chega a 32% nos países da OCDE, no Brasil essa participação não chega a 8%”. Tal fato, em conjunto com a ampla evidência de que a EPTNM tem efeitos positivos importantes sobre empregabilidade e a remuneração dos seus egressos, serve de subsídio para promover propostas de ampliação e atração de jovens para a educação profissional no Brasil.
  • Relatório de pesquisa
    Fidedignidade do cadastro único e perspectivas para o Programa Bolsa Família
    (2024) Abreu, Laura Almeida Ramos de; RICARDO PAES DE BARROS; Franco, Samuel; Machado, Laura Muller
  • Livro
    Consequências da violação do direito à educação
    (2021) RICARDO PAES DE BARROS; Machado, Laura Muller; Franco, Samuel; Zanon, Daiane; Rocha, Grazielly
  • Artigo Científico
    Promovendo o desempenho educacional via melhorias na gestão escolar : o caso do Programa Jovem de Futuro
    (2021) RICARDO PAES DE BARROS; LAURA MULLER MACHADO; Carvalho, Mirela de; Franco, Samuel; Garcia, Beatriz Silva; Henriques, Ricardo
    O desempenho educacional brasileiro é inquestionavelmente limitado, mesmo quando comparado ao de países com o mesmo gasto por estudante. Esse fraco desempenho decorre, em grande medida, de um uso inadequado dos recursos disponíveis. Diante do desafio, o Instituto Unibanco desenvolveu o Jovem de Futuro, programa voltado à melhoria da gestão escolar, adotado ao longo da última década por 3 mil escolas públicas de onze redes estaduais. Este estudo estima, por meio de um desenho experimental, o impacto desse programa sobre a proficiência dos estudantes ao final da 3a série do ensino médio. Os resultados encontrados indicam um impacto estatisticamente significativo de 10% de um desvio-padrão, robusto entre redes de ensino e ao longo do tempo. Impactos dessa magnitude estão em linha com os encontrados em avaliações similares realizadas internacionalmente e equivalem ao ganho em proficiência que um estudante alcança ao longo de um ano letivo do ensino médio. Esta avaliação demonstra que é possível desenhar e implementar programas capazes de transformar a gestão de escolas públicas e contribuir para o enfrentamento das graves deficiências educacionais do país.
  • Relatório de pesquisa
    Perda de aprendizagem na pandemia
    (2021) RICARDO PAES DE BARROS; Machado, Laura Muller; Franco, Samuel; Zanon, Delane; Rocha, Graziely
    Estudo aponta o impacto da pandemia no aprendizado dos estudantes em 2020, cria uma estimatiza para 2021 caso o cenário permaneça o mesmo e aponta caminhos para mitigar essas perdas através de uma mudança de trajetória. Instituto Unibanco produziu posicionamento público sobre o estudo.
  • Relatório de pesquisa
    Sobre o declínio no grau de desigualdade ao longo do novo milênio
    (2021) RICARDO PAES DE BARROS; Cury, Samir; Franco, Samuel; Machado, Laura Muller; Febroni, Suiani; Soares, Camila