RICARDO PAES DE BARROS
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Capítulo de Livro Cada pobreza tem uma cara(2022) RICARDO PAES DE BARROSRelatório de pesquisa Plano de Avaliação de Impacto do Programa Jovem de Futuro na Rede Estadual do Rio Grande do Sul (2024 - 2026)(2023) Abreu, Laura Almeida Ramos de; RICARDO PAES DE BARROS; Franco, Samuel Simões Oliveira; Gomes, Leonardo de Campos; LAURA MULLER MACHADO- Public Childcare, Labor Market Outcomes of Caregivers, and Child Development: Experimental Evidence from Brazil(2022) Attanasio, Orazio; RICARDO PAES DE BARROS; Carneiro, Pedro; Evans, David K.; Lima, Lycia; Olinto, Pedro; Schady, NorbertThis study examines the impact of publicly provided daycare for children aged 0-3 on outcomes of children and their caregivers over the course of seven years after enrollment into daycare. At the end of 2007, the city of Rio de Janeiro in Brazil used a lottery to assign children to limited public daycare openings. Winning the lottery translated to a 34 percent increase in total time in daycare during a child’s first four years of life. This allowed caregivers more time to work, resulting in higher incomes for beneficiary households in the first year of daycare attendance and 4 years later (but not after 7 years, by which time all children were eligible for universal schooling). The rise in labor force participation is driven primarily by grandparents and by adolescent siblings residing in the same household as (and possibly caring for) the child, and not by parents, most of whom were already working. Beneficiary children saw sustained gains in height-for-age and weight-for- age, likely due to the better nutritional intake they benefit from in daycare. Shorter term gains in beneficiary children’s cognitive development were also observed, driven primarily by a short term improvement in home resources and environments.
Relatório de pesquisa Impacto do Programa Jovem de Futuro sobre as atitudes dos gestores em relação à gestão escolar: Minas Gerais - 3º ano(2024) LAURA ALMEIDA RAMOS DE ABREU; RICARDO PAES DE BARROS; LAURA MULLER MACHADO; Bertolini, Sarah; Franco, Samuel; Passos, GabrielRelatório de pesquisa Impacto de uma expansão na oferta de educação integral sobre o grau de desigualdade em aprendizado entre todos os jovens em idade escolar(2024) Abreu, Laura Ameida Ramos de; RICARDO PAES DE BARROS; LAURA MULLER MACHADOArtigo Científico Estilo da gestão educacional em Minas Gerais na ausência do Programa Jovem de Futuro(2024) Abreu, Laura Almeida Ramos de; RICARDO PAES DE BARROS; LAURA MULLER MACHADOCapítulo de Livro Ricardo Paes de Barros. Podcast realizado em 6 de abril de 2021(2023) RICARDO PAES DE BARROSRelatório de pesquisa Diretrizes para o desenho de uma política para a superação da pobreza(2025) RICARDO PAES DE BARROS; LAURA MULLER MACHADO; Abreu, Laura Almeida Ramos deArtigo Científico Promovendo o desempenho educacional via melhorias na gestão escolar : o caso do Programa Jovem de Futuro(2021) RICARDO PAES DE BARROS; LAURA MULLER MACHADO; Carvalho, Mirela de; Franco, Samuel; Garcia, Beatriz Silva; Henriques, RicardoO desempenho educacional brasileiro é inquestionavelmente limitado, mesmo quando comparado ao de países com o mesmo gasto por estudante. Esse fraco desempenho decorre, em grande medida, de um uso inadequado dos recursos disponíveis. Diante do desafio, o Instituto Unibanco desenvolveu o Jovem de Futuro, programa voltado à melhoria da gestão escolar, adotado ao longo da última década por 3 mil escolas públicas de onze redes estaduais. Este estudo estima, por meio de um desenho experimental, o impacto desse programa sobre a proficiência dos estudantes ao final da 3a série do ensino médio. Os resultados encontrados indicam um impacto estatisticamente significativo de 10% de um desvio-padrão, robusto entre redes de ensino e ao longo do tempo. Impactos dessa magnitude estão em linha com os encontrados em avaliações similares realizadas internacionalmente e equivalem ao ganho em proficiência que um estudante alcança ao longo de um ano letivo do ensino médio. Esta avaliação demonstra que é possível desenhar e implementar programas capazes de transformar a gestão de escolas públicas e contribuir para o enfrentamento das graves deficiências educacionais do país.Capítulo de Livro Aspectos econômicos da segurança alimentar, pobreza e produção de alimentos: Questões distintas, mas interligadas(2024) Abreu, Laura Almeida Ramos de; RICARDO PAES DE BARROS; Cury, Samir; Franco, Samuel Simões Oliveira; LAURA MULLER MACHADO