NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
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Trabalho de Conclusão de Curso Avaliação das escolas militares no Brasil(2017) Santoro, GuilhermeAo decorrer desse estudo, foi feito uma avaliação das escolas militares no Brasil, com o intuito de entender qual o diferencial dessas escolas para alcançarem resultados mais expressivos comparadas as outras escolas públicas estaduais. Para essa avaliação procurou-se separar o impacto das diferenças sociais entre as escolas, utilizando as informações de Prova Brasil do 9º ano, do Instituo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/ME), e o modelo estatístico Propensity Score MatchingLivro Legado de uma pandemia: 26 vozes conversam sobre os aprendizados para política(2021) Musacchio, Aldo; Tavolari, Bianca; CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA; CARLOS ALBERTO FURTADO DE MELO; DIEGO WERNECK ARGUELHES; Fonseca, Elize Massard da; Bastos, Francisco Inácio; Lotta, Gabriela; Kalout, Hussein; Gilio, Leandro; LUCAS MARTINS NOVAES; MARCELO MARCHESINI DA COSTA; Lisboa, Marcos de Barros; Mendes, Marcos; MARCOS SAWAYA JANK; França, Michael; Seligman, Milton; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; NATALIA PIRES DE VASCONCELOS; PAULO FURQUIM DE AZEVEDO; Burgos, Pedro; RICARDO PAES DE BARROS; SANDRO CABRAL; SERGIO PINHEIRO FIRPO; Lazzarini, Sérgio GiovanettiArtigo Científico Famílias com trabalho e famílias sem trabalho: evidências de polarização para o Brasil(2007) Scorzafave, Luiz Guilherme; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHOO presente artigo analisa a polarização do trabalho entre domicílios no Brasil. Definimos polarização como a diferença entre a proporção observada de domicílios sem nenhum adulto trabalhando e a proporção que seria esperada caso o trabalho fosse aleatoriamente distribuído na população. Calculamos uma série de medidas de polarização para o Brasil utilizando os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) para os anos de 1981 a 2003. Os resultados mostram que no Brasil a polarização do trabalho é menor do que nos países desenvolvidos para os quais ela foi calculada. Por outro lado, houve crescimento da polarização no período, em decorrência do aumento da fração de domicílios em que os dois adultos presentes não trabalhavam.Trabalho de Conclusão de Curso O impacto do programa bolsa família no mercado de trabalho(2009) Mascia, Bernardo Neves AdrianoA proposta dessa monografia é avaliar o impacto do programa Bolsa Família no mercado de trabalho. Para isso, foram utilizados os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2004, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A partir dessa base de dados foi estimado um modelo probit tendo como variável resposta estar empregado ou não. Os resultados obtidos demonstraram que o Bolsa Família impacta negativamente no mercado de trabalho, ou seja, aquelas pessoas que recebem o beneficio tendem a ter uma probabilidade menor de estarem empregadas.Trabalho de Conclusão de Curso Mais Que Uma Sala de Aula: O Impacto do Ensino Médio Integral Sobre Resultados Escolares Brasileiros(2024) Alves, Victor ManoelEste trabalho de conclusão de curso explora os efeitos da ampliação da jornada escolar sobre o desempenho acadêmico dos alunos. A pesquisa investiga como o aumento do tempo de permanência dos alunos na escola afeta seu desempenho em testes padronizados e em indicadores educacionais selecionados. A análise é realizada com base em uma revisão abrangente da literatura global e evidências específicas para o contexto brasileiro. Para obtenção do efeito causal do programa Ensino Médio Integral sobre alunos brasileiros, adota-se a metodologia de staggered difference-in-differences sobre dados públicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, ainda não aplicada para avaliar o programa a nível nacional. Os resultados sugerem melhoras ao longo do tempo de exposição sobre as notas dos alunos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio de escolas participantes. Os resultados também apontam para melhoras nas taxas de abandono e aprovação para escolas participantes.Dissertação Eficiência técnica de cursos de administração: uma análise conjunta de DEA e SFA.(2009) Miranda, Rodrigo Oliveira DeA eficiência técnica da educação superior tem sido muito estudada através da Análise Envoltória de Dados (DEA) ou da Análise de Fronteira Estocástica (SFA). Dadas as vantagens e desvantagens associadas a cada metodologia, as estimativas de eficiência derivadas dessas análises nem sempre são convincentes. Este trabalho utiliza ambas as técnicas em um mesmo conjunto de cursos de administração de instituições de ensino com fins lucrativos e compara os resultados obtidos para ajudar administradores a melhor utilizarem os recursos de sua instituição. Foi encontrada uma alta correlação entre os níveis de eficiência estimados em todos os modelos aplicados, sugerindo que os resultados são relativamente robustos para o modelo DEA aplicado ou para a premissa de distribuição da SFA, entre outras especificações. Altos níveis de eficiência técnica são associados com os resultados da DEA e um alto desvio padrão dos resultados é associado com os resultados da SFA. Para analisar as implicações dos resultados para os administradores, ambas as metodologias são complementares quando os resultados são consistentes e é necessário cautela para analisar os dados quando os resultados são contraditórios.Policy Paper A Relação entre a Qualidade da Gestão Municipal e o Desempenho Educacional no Brasil(2018) Oliveira, Vitor Estrada de; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Komatsu, Bruno KawaokaO objetivo desse artigo é examinar se a qualidade da gestão municipal é um dos fatores que influenciam o desempenho da educação básica no Brasil. Para aferir a qualidade das gestões foi reconstruído um índice de qualidade da gestão pública (IQIM) para os anos de 2009 e 2012. Os resultados revelam que existe uma correlação positiva entre os indicadores da qualidade da administração local e o IDEB dos municípios, mesmo controlando por efeitos fixos municipais e gastos em educação. Os resultados principais são encontrados para as redes municipais que oferecem os primeiros anos do ensino fundamental. Nessas redes, o aumento em 1 ponto no IQIM se reflete em uma melhora de 0,09 pontos na nota padronizada da Prova Brasil e de 0,08 pontos no IDEB, em médiaPolicy Paper Apagão de Mão de Obra Qualificada? As Profissões e o Mercado de Trabalho Brasileiro entre 2000 e 2010(2012) NAERCIO AQUINO MENEZES FILHOMuitos analistas tem enfatizado a existência de um “apagão de mão de obra qualificada” no Brasil. Entretanto, o salário médio mensal das pessoas com nível superior no Brasil declinou na última década, passando de R$4.317 para R$4.060 entre 2000 e 2010. Essa queda (6%) foi maior do que a observada entre os que completaram apenas o ensino médio (de R$1378 para R$1317, ou seja, 4,4%). É difícil compatibilizar essa queda de salário em termos absolutos e relativos com um hipotético “apagão” de mão de obra qualificada, já que se a demanda estivesse crescendo a uma taxa superior à da oferta por ensino superior, os diferenciais de salários nesse nível deveriam estar aumentando. Esse artigo mostra que a diminuição dos diferenciais de salário do ensino superior na última década reflete a queda salarial em algumas formações específicas, que tiveram grande aumento na proporção de formados, tais como: Enfermagem, Administração de Empresas, Turismo, Farmácia, Marketing e Terapia e Reabilitação. Por outro lado, algumas profissões tiveram aumentos significativos nos salários, mas queda na participação entre os formados, tais como: Medicina, Arquitetura, Engenharias, Economia e Ciências sociais. Nessas profissões, a demanda está aumentando mais rapidamente que a oferta, ou seja, são áreas em que a sociedade está precisando de mais profissionais. Além disso, a porcentagem de formados trabalhando nas ocupações típicas de sua área de formação aumentou na Medicina, Humanidades e Engenharias, declinando em algumas áreas de saúde, tais como Enfermagem, Farmácia e Química. Isso pode estar refletindo uma diminuição de oportunidades de trabalho nessas áreas, o que é confirmado pelo aumentado observado nas taxas de desemprego nessas áreas.Working Paper The Effects of Trade Liberalization on Productivity Growth in Brazil: Competition or Technology?(2010) Lisboa, Marcos de Barros; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Schor, AdrianaThis paper examines the effects of trade liberalization on productivity growth in Brazil. In contrast with the previous literature, we examine whether this relationship is driven by product or input market effects, by including both output and input tariffs in firm-level productivity regressions and allowing for imperfect competition in the product market. The results show that the reductions of input tariffs were more important to explain the productivity growth that took place during trade liberalization in Brazil. Lower input tariffs may allow firms to access foreign inputs with more advanced technology at lower prices. Moreover, we find that the reduction in input tariffs led to a rise in mark-ups, while the reduction in output tariffs did the opposite.Policy Paper As Cotas nas Universidades Públicas Diminuem a Qualidade dos Alunos Selecionados? Simulações com dados do ENEM(2016) Vilela, Lara; Tachibana, Thiago Yudi; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHOEste artigo utiliza os microdados do Enem e do Censo da Educação Superior para, através de simulações sobre os efeitos das cotas, quantificar e qualificar estimativas do impacto causado pela política sobre a distribuição de notas nas universidades. Os resultados mostram que a maior diversidade nas universidades federais introduzida pelas cotas não acarreta ingresso de alunos com notas significativamente menores quando comparado com o cenário sem cotas. Isso ocorre devido à existência de potenciais cotistas no primeiro decil de notas em número suficiente para preencher as vagas reservadas.