NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Determinantes do aumento da participação escolar dos jovens entre 15 a 17 Anos nas escolas brasileiras
    (2017) Minardi, Ana Luiza Fonseca
    Este estudo propõe compreender quais políticas seriam mais eficientes na universalização da educação no Brasil. Investigou-se quais fatores influenciaram o aumento da participação escolar entre os anos de 2000 e 2010 dos jovens entre 15 e 17 anos: o incremento na renda per capita, ou a ampliação dos recursos da educação vindos do governo? Foram usadas como variáveis a participação escolar, renda domiciliar per capita e gasto real público na educação por aluno, que são itens englobados na pergunta do estudo. Ademais, adicionaram-se variáveis de controle relacionadas à qualidade de vida como: a média da porcentagem de domicílios particulares no município com água encanada, banheiro e luz, como forma de medir o nível de infraestrutura, e o índice Gini. A taxa de desemprego no município e o nível de escolaridade dos pais também foram incluídos. No modelo proposto neste estudo descobriu-se que, apesar do aumento do investimento público ser indispensável, o incremento na renda per capita e consequentemente a melhoria na infraestrutura domiciliar são variáveis mais efetivas para levar a juventude à escola. Trata-se de um estudo quantitativo que não aborda a qualidade da educação brasileira. Os dados foram tratados em Painel, com a possibilidade de efeitos fixos ou aleatórios, ou com somente a estimação usando POLS.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    O impacto da consolidação das instituições de ensino superior sobre o desempenho dos alunos
    (2016) Zorzi, Fernando de Andrade
    A educação superior representa o nível mais avançado de educação que as pessoas podem adquirir, sendo responsável pela especialização profissional dos indivíduos e avanço científico da sociedade. Inicialmente esse nível educativo era restrito a uma elite, mas com o tempo passou a se expandir pela sociedade, ampliando o número de indivíduos com diploma desse grau de ensino. Essa expansão procurou acompanhar as necessidades por profissionais capacitados no mercado, trazendo a falta de qualidade na educação como principal problema na formação acadêmica. Simultaneamente grandes instituições de ensino surgiram de modo a atender a maior demanda. O presente trabalho busca, através de uma análise empírica, compreender como a consolidação da educação superior brasileira, com o surgimento das grandes instituições de ensino, vem afetando o desempenho dos alunos, entendendo melhor o efeito sobre a qualidade de ensino ofertada.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    O papel da formação do professor e do diretor no aprendizado dos alunos: uma análise com dados do SARESP
    (2009) Moraes, André Guerra Esteves de
    O objetivo deste artigo é, primeiramente, explicar a relação do grau de instrução dos docentes (ter especialização, mestrado ou doutorado) com a escolaridade de seus pais e, na sequência, examinar o impacto que o grau de instrução dos docentes pode exercer sobre as notas dos alunos da 8ª série do ensino fundamental. O modelo proposto será um MQO dois estágios, com o primeiro estágio enfatizado no educador e o segundo estágio sendo uma função de produção escolar, com a nota dos testes de proficiência matemática do SARESP 2008 como variável dependente. Verifica-se que diretores e professores de maior escolaridade têm familiares com maior instrução (única exceção ocorre para o pai do diretor); além de que, ter educadores com no mínimo uma especialização se mostrou positivo e significativo para gerar maior qualidade de educação. Os resultados apontam a possibilidade de maior investimento em programas de educação continuada dos docentes.
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    Impacto do uso de plataformas digitais de leitura no desempenho de Português dos alunos
    (2022) Adas, Pedro Benjamin Garcia
    O objetivo deste trabalho é analisar o impacto de plataformas digitais de leitura no desempenho escolar dos alunos. Foi feita uma análise da média do desempenho na prova do SAEB de 2019 de língua portuguesa dos alunos do quinto ano de escolas que adotaram uma plataforma de leitura digital em relação às escolas que não adotaram. Para realizar essa comparação, foi utilizado um modelo de propensity score matching com o objetivo de isolar o efeito da adoção da plataforma digital de leitura no desempenho do aluno. Concluímos que existe um impacto positivo e estatisticamente significante na adoção da plataforma digital de leitura para esses alunos do quinto ano, porém é necessário refinar o cálculo do coeficiente do PSM para futuras análises mais robustas.
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    Artigo Científico
    Do changes in terms of trade impact election outcomes?
    (2020) Freitas, Luis V.M.; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Komatsu, Bruno
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    Policy Paper
    Ensino superior no Brasil
    (2015) Tachibana, Thiago Yudi; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Komatsu, Bruno Kawaoka
    Este policy paper tem como objetivo acompanhar a evolução do Ensino Superior nos últimos 25 anos. Além disso, analisa dois importantes programas de fomento a esse nível de ensino: Fies e Prouni. Verificamos que houve, entre 1991 e 2013, uma grande expansão nas matrículas e ingressos, ancorada, majoritariamente, no setor privado. Apesar disso, o nível de acesso permanece restrito: em 2013, por exemplo, apenas 16,7% dos jovens de 18 a 24 anos se encontravam regularmente matriculados no ensino superior. Analisamos alguns entraves que a renda impõe sobre esse acesso e, em seguida, examinamos o funcionamento dos programas que visam solucionar esses problemas. Por fim, analisamos os impactos desses programas sobre o Ensino Superior, assim como algumas problemáticas em seus desenhos institucionais que foram sendo solucionadas ao longo do tempo. Para poder contribuir à melhora da educação, é necessário analisar sua evolução ao longo do tempo. Isso permite uma melhor compreensão de seu estágio atual, assim como dos possíveis equívocos e acertos de políticas públicas voltadas para essa finalidade.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Modelagem e estimação dos impactos da variação da qualidade educacional sobre o crescimento econômico
    (2008) Bianchini, Marcelo Glina Levi
    O objetivo dessa monografia é modelar e estimar o impacto da variação da qualidade da educação em vários países sobre o seu crescimento econômico. Para isto, utilizamos dados das avaliações internacionais do PISA, disponíveis nos anos de 2000, 2003 e 2006, para os países que a realizaram. De acordo com os modelos estimados, percebe-se que a qualidade educacional (e sua respectiva variação) é um importante determinante tanto para o PIB per capita em nível quanto para o crescimento econômico.
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    Policy Paper
    Por que o Brasil vai Mal no PISA? Uma Análise dos Determinantes do Desempenho no Exame
    (2018) Sassaki, Alex Hayato; Di Pietra, Giovanni Avila Cardoso; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO; Komatsu, Bruno Kawaoka
    Este artigo procura explicar o desempenho comparativamente baixo do Brasil no PISA de 2015. Em primeiro lugar, nós mostramos que os alunos brasileiros têm uma forte queda de desempenho ao longo da prova, assim como outros países latino-americanos. Além disso, nossos resultados mostram que o decaimento dos alunos brasileiros se deve principalmente à falta de conhecimento e habilidades para responder a prova, uma vez que eles gastam muito tempo nas primeiras questões e não alcançam as últimas. Na segunda parte da prova, depois de um breve intervalo, o desempenho melhora um pouco, o que indica que parte do mal desempenho do Brasil parece ser também devido à falta de habilidades para fazer provas como a do PISA. Assim, a posição ruim do Brasil é explicada essencialmente pela dificuldade em resolver as questões iniciais
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    Relatório de Iniciação Científica
    Impacto da Pandemia de COVID-19 na Educação Brasileira
    (2023) Mugnol, Júlio César Ballen
    A pandemia de COVID-19 teve um impacto profundo na educação brasileira, afetando a partici pação e o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Este estudo destaca que as desigualdades educacionais pré-existentes se agravaram durante a pandemia, com evidentes disparidades relacionadas à etnia, níveis de escolaridade materna e acesso à internet em domicílio desempenhando papéis críticos. Além disso, foram observadas discrepâncias regionais relevantes, com algumas regiões do Brasil enfrentando maiores dificuldades educacionais durante a pandemia. Entre escolas públicas e privadas, destaca-se que a diferença observada nas notas diminuiu durante o período, apesar dos estudantes de escolas públicas terem demonstrando menor propensão a fazer o ENEM. Embora tenha havido sinais de recuperação em 2022, esse estudo destaca a necessidade de medidas políticas e ações para abordar as desigualdades educacionais e garantir igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior no Brasil.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    A política de bônus do Estado de São Paulo mudou o desempenho dos alunos na prova do SARESP e na prova Brasil?
    (2018) Cricci, Bruna Dominici
    A educação é um fator relevante para o desenvolvimento econômico e social de um país, bem como para a redução de sua desigualdade. O Brasil possui como um dos seus maiores desafios a melhora do sistema educacional, com isso políticas públicas vêm sendo implementadas em busca desse desenvolvimento. O presente trabalho tem por objetivo investigar a política de bonificação para professores do Estado de São Paulo, criada em 2008, de modo a compreender se os alunos paulistas têm um desempenho melhor na prova que vale bônus para o professor, a Prova do SARESP (“high stake exam”), quando comparado com a Prova Brasil (“low stake exam”). Os métodos utilizados foram “Diferenças em Diferenças”, Mínimos Quadrados Ordinários e Regressão Quantílica. Os resultados permitem concluir que as escolas com pior desempenho nas provas tiveram 7,76 pontos, na escala SAEB, na nota do SARESP a mais do que o crescimento das respectivas notas na Prova Brasil; nas escolas da mediana o desempenho também é maior no “high stake exam”, mas a discrepância entre as notas é considerada pequena; já nas escolas com as melhores notas, o desempenho foi maior na Prova Brasil após a introdução do bônus.