NAERCIO AQUINO MENEZES FILHO
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Artigo Científico O mercado de trabalho brasileiro é segmentado(2006) Curi, Andréa Zaitune; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHONeste artigo examinamos o comportamento do mercado de trabalho formal e informal no Brasil nas últimas duas décadas, utilizando dados longitudinais da Pesquisa Mensal de Emprego para 6 regiões metropolitanas no Brasil. Os resultados mostram que a redução da formalidade no Brasil decorreu, principalmente, do aumento das transições do setor formal para o informal e devido à redução da taxa de saída do desemprego para o setor formal, que ocorreu principalmente entre os mais escolarizados vivendo na região metropolitana de São Paulo e que estavam desempregados há mais de três meses. Além disto, os resultados mostram que a rotatividade entre o setor informal e formal é bastante elevada e que a probabilidade de saída do desemprego ou do setor informal diminui com o tempo de permanência na situação inicial. O diferencial de salários entre o setor formal e o informal, após o controle pelas características não-observáveis dos trabalhadores, era de apenas 10% na década de 1980 e declinou para cerca de 5% na década de 1990. Isto indica que a segmentação no mercado de trabalho brasileiro é muito baixa, o que o aproxima de um mercado competitivo.Artigo Científico Os efeitos da pré-escola sobre os salários, a escolaridade e a proficiência escolar(2006) Curi, Andréa Zaitune; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHONeste artigo analisamos os efeitos da educação pré-escolar sobre os salários, a escolaridade e a proficiência escolar no Brasil, utilizando dados da PPV e do SAEB. Com os dados da PPV examinamos a influência da pré-escola na conclusão dos ciclos escolares e nos salários dos indivíduos. Com os dados do SAEB analisamos o efeito da pré-escola no desempenho escolar medido pelos testes de proficiência. Os resultados mostram que a pré-escola tem impacto positivo e significante na conclusão dos quatro ciclos escolares, com efeito marginal crescente nos três primeiros, e que a creche tem impacto positivo e significante apenas na conclusão do colegial e do ensino universitário. Além disso, a pré-escola tem impacto positivo na renda dos indivíduos, independentemente do seu impacto na educação. Por fim, os resultados indicam que a pré-escola tem um impacto positivo e significante no desempenho escolar dos alunos nos exames de proficiência da 4ª, 8ª e 11ª série.Artigo Científico Os determinantes dos gastos com educação no Brasil(2010) Curi, Andréa Zaitune; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHOEste artigo examina os determinantes dos gastos com educação no Brasil. Estimamos modelos de escolha binária em que as famílias/indivíduos decidem por estudar ou não em uma escola privada, e modelos censurados para analisar o nível de gastos destas famílias com educação. Para tanto, utilizamos os micro-dados das PNADs de 2001 a 2006 e da POF de 2002/2003. Concluímos que os principais determinantes da decisão familiar de matricular os filhos nas escolas privadas são a educação da mãe, a renda familiar, a oferta de escolas públicas, o custo da educação no estado e a região de moradia. Com relação ao valor gasto com mensalidades, seu maior determinante é a renda familiar per capita, sendo que e a elasticidade-renda é maior no ensino fundamental do que no ensino médio.Artigo Científico As causas da estagnação educacional recente no Brasil(2007) Curi, Andréa Zaitune; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHOO objetivo deste artigo é quantificar o impacto dos fatores que contribuíram para o aumento e posterior estagnação das matrículas no ensino médio no Brasil a partir de 2003. Em primeiro lugar, acompanhamos a evolução de alguns indicadores básicos de desempenho escolar, como a taxa de escolarização líquida e bruta, a defasagem idade-série e a situação dos jovens no mercado de trabalho, ao longo das sucessivas PNADs entre 1992 e 2005. Em seguida, estimamos um modelo econométrico para explicar o total de matrículas no ensino médio em cada estado/ano como função de uma série de variáveis demográficas e sociais. Finalmente, fazemos simulações para entender o que teria ocorrido com as matrículas caso algumas variáveis-chave tivessem permanecido constantes de 1992 em diante. Os resultados mostram que o aumento das matrículas no ensino médio pode ser explicado pelo aumento na educação das mães, no número de concluintes no ensino fundamental, no tamanho da população em idade escolar e pela redução da defasagem idade-série no ensino fundamental. A posterior estagnação das matrículas a partir de 2003 ocorreu principalmente pela diminuição do número de concluintes no ensino fundamental.Artigo Científico A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil(2009) Curi, Andréa Zaitune; NAERCIO AQUINO MENEZES FILHONeste artigo analisamos a relação entre a educação pré-primária (creche e pré-escola) e os salários, a escolaridade e a proficiência escolar no Brasil, utilizando dados da PPV e do SAEB. Os resultados mostram que a pré-escola tem uma relação positiva e significante com a conclusão dos quatro ciclos escolares, com efeito marginal crescente nos três primeiros, e que a creche tem relação positiva e significante apenas com a conclusão do ensino médio e do ensino universitário. Além disso, a pré-escola está associada com um aumento de 1 ano e meio de escolaridade e de 16% na renda, independentemente da sua relação com a educação. Finalmente, os alunos que frequentaram a pré-escola têm um desempenho escolar melhor, medido por testes de proficiência, na 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio.